Decoração de Casas

Como decorar a sua primeira casa

Uma casa bem decorada é um objectivo ao alcance de todos nós. No entanto, decorar a primeira casa pode frequentemente ser tarefa bastante complicada para jovens casais ou proprietários solitários. Em muitos casos, quem compra a primeira casa opta por adquirir uma casa mais modesta e de dimensões mais reduzidas, o que por si só já torna a fase de decoração num desafio ainda maior, tendo em conta as limitações do próprio espaço disponível. A somar a estas limitações do espaço, normalmente está também aliado um orçamento também ele limitado no começo de uma vida.

No entanto, decorar a primeira casa não precisa de ser uma tarefa assustadora ou temida. Decorar a primeira casa é a oportunidade de dar o seu toque pessoal à sua casa, comprar mobiliário com estilo, funcional, prático, que se adequa a espaços de dimensões mais reduzidas, mas que mesmo assim pode ser pouco dispendioso.

Neste artigo deixamos algumas dicas que o vão ajudar a decorar a sua primeira casa  ao seu gosto e com tudo o que é necessário para se tornar acolhedora e convidativa.

Dicas de decoração para a primeira casa


  • Escolha primeiramente o tema da decoração da casa e mantenha-se fiel a este tema em todas as divisões, de forma a criar um ambiente mais harmonioso e equilibrado.
  • Inspire-se em ideias que tenha visto e gostado em revistas de decoração ou sites na Internet, eventos, exposições ou até mesmo programas televisivos, para escolher o estilo de decoração com que mais se identifica.
  • Entre os temas mais populares encontram-se: rústico, contemporâneo, casual, tradicional, elegante, moderno, minimalista, regional ou ainda decoração de determinado período histórico.
  • Uma vez escolhido o tema, tente então escolher os restantes aspectos decorativos que combinem com esse mesmo estilo, desde mobiliário a acessórios. Tenha em conta que nem tudo precisa de combinar na perfeição e que alguns elementos distintos dos restantes até tornam a decoração mais interessante.
  • Para pequenos apartamentos ou casas de dimensões mais reduzidas, a melhor opção é limitar o número de cores a utilizar na decoração, assim como os padrões. Tente criar um ambiente sereno e calmo. Demasiadas cores e padrões num espaço pequeno podem torna-lo claustrofóbico.
  • O tamanho do mobiliário deve estar em concordância com o tamanho do espaço disponível. Opte por ter menos móveis, mas tenha móveis eficientes e práticos, perfeitos para espaços reduzidos, como móveis multifuncionais que sirvam várias funções.
  • Escolha puffs e sofás sem braços em detrimento de sofás de grandes dimensões que podem vir a dificultar a passagem de pessoas.
  • Pode adquirir acessórios decorativos a preços muito acessíveis em feiras de antiguidades e velharias, ou até em leilões de usados e lojas de produtos em segunda-mão. Estes locais são perfeitos para encontrar objectos decorativos raros e que dão um toque único a qualquer decoração.
  • Coloque algumas prateleiras ou adquira móveis com estantes para decorar a sua primeira casa. Nelas pode colocar objectos pessoais que digam um pouco de si aos seus convidados e que o façam sentir-se bem em sua casa, assim que chega de um cansativo dia de trabalho.


3 Comentários

  1. Sandra Silva Pinto 25 de Agosto de 2011
  2. soeli 25 de Agosto de 2011
  3. Ieda Lima 8 de Junho de 2012

Deixe o seu comentário

Nome : Email :