Decoração de Casas Decoração de Quartos Decoração de Salas

Como decorar divisões multifuncionais

Divisões multifuncionais oferecem enorme versatilidade e também permitem a poupança de espaço, especialmente quando se trata de apartamentos pequenos. Uma sala de jantar pode, por exemplo, ter uma dupla função e ser usada também como uma área de estudo. Uma sala de estar pode ter uma pequena zona para um escritório ou um sótão ser utilizado como sala para as actividades e trabalhos manuais dos  mais pequenos.

Independentemente do orçamento ou do espaço disponível no apartamento, certamente irá conseguir decorar divisões multifuncionais de acordo com as suas necessidades e preferências.

Diga adeus à desordem


Em primeiro lugar, se quer maximizar o espaço disponível deve começar por organizar a divisão. Separe o que é realmente necessário do que não faz falta e veja-se livre de todo o lixo. Tudo o que já não use e que esteja ainda em boas condições pode doar a instituições de caridade ou a quem necessite.

Depois desta primeira etapa avalie bem o espaço disponível. Vai precisar de comprar algum material ou mobiliário extra? Se a resposta for afirmativa, elabore cuidadosamente uma lista do que necessita, de forma a não cair em tentação e comprar coisas desnecessárias por impulso. Se o seu orçamento é bastante limitado, considere ir adquirindo o que precisa por etapas e não tudo de uma vez. No caso de compra de mobiliário opte por móveis multifuncionais.

Planeamento cuidado

Embora tenha optado por utilizar apenas uma divisão para servir duas funções, isso não significa que o espaço tenha de ser dividido ao meio. Em alternativa, o tamanho do espaço dedicado a cada uma das funções deve ser proporcional ao tempo que este irá ser utilizado.

Por exemplo, se você trabalha no seu escritório quase todos os dias, mas só tem hóspedes algumas vezes por ano, a maioria da sala deve ser dedicada à sua área de trabalho.

O mobiliário utilizado na divisão deve ser proporcional às dimensões da divisão e, acima de tudo, extremamente confortável para quem irá fazer uso dele.

Crie um espaço multifuncional

O truque para criar um espaço multifuncional acolhedor e confortável é selecionar  móveis e acessórios que se complementem  e sirvam ambas as funções que a divisão irá desempenhar. Opte por móveis multifuncionais que podem ser alterados conforme a função a desempenhar no momento e que também sejam fáceis de transportar e arrumar. Numa sala de estar, que pode ser convertida em quarto de hóspedes opte, por exemplo, por adquirir um confortável e prático sofá cama, onde os seus convidados poderão apreciar uma boa noite de sono.

Se preferir pode também optar por separar as diferentes áreas da divisão com estantes divisórias, biombos ou cortinas.

Espaço de arrumação

Divisões multifuncionais necessitam de bastante espaço de arrumação. Por exemplo, no caso de uma sala que também funcione como quarto de hóspedes, vai necessitar de ter arrumação para os convidados colocarem os seus pertences e roupas.

Pode utilizar bonitos baús ou bancos com arrumação para conseguir mais espaços de arrumação sem encher a divisão com demasiado mobiliário adicional.

Lembre-se que é fundamental manter divisões multifuncionais sempre bem limpas e arrumadas, ou acaba por criar desordem no espaço e corre o risco da decoração deste se tornar demasiado cheia e pouco convidativa.



4 Comentários

  1. Glaci Dione Imianowsky 15 de Fevereiro de 2012
  2. Sandra Regina Fogaça 26 de Outubro de 2012
  3. Sandra Regina Fogaça 26 de Outubro de 2012
  4. Maria De Lourdes Araujo 17 de Maio de 2013

Deixe o seu comentário

Nome : Email :