Dicas de decoração de apartamentos, festas, eventos, decoração com tapetes, plantas e espaços pequenos

Como decorar um apartamento pequeno

Se vive num apartamento pequeno sabe o quanto é difícil aliar beleza a funcionalidade e espaço. Um apartamento pequeno não é sinónimo de viver num ambiente claustrofóbico, em que tudo está amontoado sem nexo e sem qualquer tipo de organização. É possível decorar pequenos apartamentos de forma a optimizar o espaço disponível e combinar todos os elementos decorativos de forma harmoniosa e de acordo com o seu gosto pessoal.

Um dos pormenores mais importantes a ter em conta é a iluminação que o apartamento vai ter, tanto natural como artificial. Ambientes luminosos dão sempre a sensação de maior amplitude e leveza. Para facilitar a entrada de luz natural deve-se sempre optar por cortinas de tecidos leves e claros e por paredes de cores neutras que permitam reflectir a luz.

Decorar um hall pequeno ou corredores

Muitos apartamentos têm divisões de entrada ou pequenos corredores que podem ser aproveitados para arrumar elementos que não precisam ficar à vista de todos, como roupas de cama, utensílios de limpeza, CD’s, entre outros. Decore estas zonas com poucos elementos, tendo sempre o cuidado de deixar espaço livre para a passagem de luz e pessoas. Poderá utilizar móveis modulares estreitos ou prateleiras, de forma a tirar o maior partido das paredes. Se quiser dar um aspecto mais alegre e bonito à divisão opte por vasos fora do vulgar, pinturas e esculturas. Pode ainda colocar uma planta de interior na zona mais luminosa do espaço, dando vivacidade à divisão.

Decorar um quarto pequeno

Para além dos elementos básicos e funcionais que qualquer quarto necessita no dia a dia como a cama, o roupeiro, a mesa de apoio, o candeeiro e a cómoda, é possível utilizar ainda outro tipo de móveis, desde que não haja impedimento para a passagem.

Escolha cortinas dentro do mesmo tom das paredes, para maximizar a sensação de espaço e coloque um espelho na parede oposta à da janela para reflectir a luz natural por toda a divisão. Uma mesa de apoio ao lado da cama, com gavetas e arrumação, também é uma excelente ideia para aproveitar de forma funcional o espaço disponível.

Tenha cuidado com os padrões. Padrões demasiado grandes ou cheios dão a sensação que o quarto ainda é mais pequeno do que na realidade o é. Evite também encher o quarto de fotografias e quadros. Muitos decoradores aconselham a deixar uma parede sem nada, dando um foco de visão livre e relaxante.

Mantenha o quarto bem iluminado e opte por sistemas de iluminação de forma quadrada ou rectangular, que podem ficar mais próximos da parede e do tecto, deixando mais espaço livre para outros elementos decorativos. Use lâmpadas de tom mais brilhante que irão permitir maior luminosidade, criando a ilusão de um espaço mais amplo.

Decorar uma cozinha pequena

As cozinhas modernas são normalmente pequenas, o que nos cria alguns problemas na hora da decoração. Para as tornar maiores opte por pintar as paredes de cores claras, alegres e laváveis. A iluminação é mais uma vez um factor determinante para o ambiente da cozinha. Evite o uso de candeeiros antiquados que ficam colados ao tecto e opte por dar um ar mais elegante à iluminação da divisão, criando um foco central para quem entra na cozinha. Sempre que possível tente integrar os electrodomésticos nos móveis, com recurso a móveis embutidos.

Em relação ao espaço de refeição, opte por mesas dobráveis, que podem ser esticadas quando há necessidade de servir mais pessoas, e bancos em vez de cadeiras, que se podem guardar num recanto quando não estão a ser utilizados. Em relação aos armários de arrumação, escolha armários altos que utilizem todo o comprimento da parede.

Este artigo pretende dar-lhe algumas dicas do que é possível fazer na decoração de apartamentos pequenos, ficando ao seu critério imprimir o seu próprio cunho pessoal no ambiente. Seja criativo e arrisque na decoração, mas tenha sempre consciência que deverá efectuar um planeamento cuidado de forma a maximizar o espaço disponível do seu apartamento.

Como decorar um apartamento pequeno
Inserido nas categorias Decoração Espaços Pequenos

Etiquetas: , , , , , , ,

Publicado por: em 8 Agosto, 2011

11 Comentários a “Como decorar um apartamento pequeno”

  1. Suzana Anibal Tovela diz:
    Estou muito feliz por poder partilhar mais uma vez as diferentes propostas que os senhores me tem brindado, gostaria de saber se e possivel ter plantas de casas ou por outra poder apreciar as estruturas internas assim como externas das casas uma vez que estou neste momento a idealizar uma futura casa que e somho: construir a casa dos meus sonhos…
  2. anacleto diz:
    Dicas de como decorar um apartamento de 44 m²
  3. Sueli Rodrigues diz:
    Sou corretora de imóveis, e essas sugestões são muito boas, vão ajudar bastante. Amei!!
  4. graciete melo diz:
    adorei as dicas de decoração de apartamentos peq. mas tenho um pedido a fazer, por favor ajudem me a decidir as cores para pintar a minha sala, é pequena e quero pintar de vermelho e cinza claro o que vocês acham?
  5. Josi Joli diz:
    adoreii, lindo!
  6. Josi Cleide diz:
    adoreii, lindo!
  7. Josi Cleide diz:
    adoreii, lindo!
  8. Neiva Cavallari C diz:
    bomm

Deixe o seu Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

© 2014. Todos os direitos reservados a Decoração de Apartamentos e | Dicas de decoração de apartamentos, festas, eventos, decoração com tapetes, plantas e espaços pequenos | Contactos | Quem Somos | Politica de Privacidade