Decoração de Banheiros Decoração de Casas

Como decorar um banheiro com orçamento reduzido

O banheiro é geralmente a divisão mais pequena do apartamento, no entanto, a sua importância não deve ser descurada. Embora seja um ambiente mais reservado e íntimo, é também  uma divisão da casa utilizada por todos, até mesmo pelas visitas. A decoração deste espaço deverá por isso destacar-se. A tarefa nem sempre se torna fácil quando temos um orçamento apertado, e para evitar custos elevados e criar um ambiente atractivo no banheiro, tente incorpar algumas das dicas que lhe mostramos neste artigo.

Escolha um tema


Comece por decidir qual será o tema principal da decoração do banheiro. É um passo essencial para um projeto de sucesso, devendo o tema estar sempre em sintonia com a restante decoração da casa. Se na decoração do apartamento predomina o estilo clássico, um banheiro muito moderno irá provavelmente destoar das restantes divisões da habitação. Lembre-se por isso de criar um espaço de continuidade com o restante apartamento.

Escolha o estilo, cores, materiais e acessórios a serem utilizados cuidadosamente. Lembre-se que por vezes não é preciso grandes mudanças, e que basta alterar alguns elementos decorativos para que toda a decoração se torne consideravelmente diferente. Quando nos regemos por um orçamento reduzido, estes pequenos detalhes são ainda mais importantes, por isso faça um planeamento cuidado antes de meter mãos-à-obra.

Dê largas à imaginação

Se o orçamento não permite uma renovação geral, mas mesmo assim gostava de alterar as paredes do banheiro, opte por pinta-las. Com um pouco de criatividade pode inclusive pintar um mural numa das paredes da divisão e decorar as restantes paredes num tom de contraste. Temas marinhos, de praia e floridos estão entre os mais populares.

No mercado existem diversas tintas especiais para banheiro, de aplicação simples e rápida, que conferem um excelente acabamento a paredes. Não tenha receio de ousar e personalize o ambiente com os seus gostos pessoais. Se preferir pode tornar uma das paredes no foco central com uma cor mais vibrante e dramática e pintar as restantes de um tom mais neutro. Desta forma, se um dia mais tarde quiser redecorar o banheiro será mais fácil de alterar, uma vez que cores neutras combinam com tudo.

Se não gosta do actual piso do banheiro pode usar piso de vinil. Este tipo de piso é uma escolha prática, especialmente para banheiros, já que é muito resistente à água e o processo de limpeza é sempre facilitado devido ao fato do vinil permitir usar agua e detergente sem causar danos ou desgaste. É também um excelente isolante ao manter o calor em espaços mais frios, para além de ser extremamente económico, fácil de aplicar e de encontrar no mercado.

Acessórios

Os acessórios são a forma mais simples e económica de (re)decorar um ambiente. Opte por acessórios únicos e que captem a atenção. Acessórios como um suporte para as escovas de dentes, saboneteiras e porta-papel podem fazer toda a diferença na decoração global do espaço. Decore o banheiro também com algumas velas, flores e sabonetes coloridos para criar um ambiente relaxante, a ser desfrutado com um belo banho quente quando regressa do trabalho.

Escolha a cortina de banheiro cuidadosamente, visto ser o acessório que transmite mais cor à divisão. Adquira uma cortina com um design elegante ou se preferir torne-a no foco de destaque da divisão com a escolha de um modelo mais extravagante. Existem em variados modelos e cores, assim como a preços bastante acessíveis em qualquer loja da especialidade. Mas lembre-se de adquirir uma que combine com a restante decoração do banheiro.

Pendure nas paredes ou em suportes próprios toalhas que combinem com a cortina que escolheu. Deverá evitar a mistura de demasiadas cores e padrões. Lembre-se ainda de adquirir um bom tapete para colocar em frente à banheira, para ensopar água quando sair do banho. Tapetes perto do lavatório e sanita são opcionais. Mais uma vez escolha tapetes que estejam de acordo com a decoração do ambiente envolvente e que sejam acima de tudo confortáveis e de fácil limpeza.

Uma excelente e original ideia para decorar a casa de banho é pendurar alguns quadros ou outra forma de arte nas paredes. Tenha no entanto cuidado com os materiais escolhidos, uma vez que vão permanecer num local húmido e ao alcance de água. Se pretender criar a ilusão de maior amplitude no banheiro, use e abuse de espelhos de vários tamanhos, cores e formatos.

Com estas simples orientações é fácil e económico alterar por completo a decoração de um banheiro. Mesmo com um orçamento mais reduzido é possível decorar o banheiro do seu apartamento com um pouco de criatividade e mantendo o ambiente harmonioso com a restante decoração da habitação.



7 Comentários

  1. gedinan 29 de Abril de 2011
  2. savia 17 de Maio de 2011
    • Decoração 18 de Maio de 2011
    • mylena 7 de Julho de 2012
  3. Jéssica 14 de Julho de 2011
  4. Jéssica 21 de Setembro de 2011
  5. vilma 30 de Setembro de 2011

Deixe o seu comentário

Nome : Email :