Decoração de Casas Decoração de Quartos

Como decorar um quarto de casal

Decorar um quarto de casal pode tornar-se uma tarefa mais complicada do que pensa, por ser necessário combinar os gostos pessoais e preferências de duas pessoas. Ao decorar um quarto de casal é necessário encontrar um equilibro entre feminino e masculino, mantendo  um ambiente romântico. Ao mesmo tempo a decoração tem de se identificar com ambos os ocupantes do espaço. Torna-se por isso importante que nem o estilo feminino, nem o masculino seja deixado de parte quando decorar a divisão. Para além de ser um espaço romântico, o quarto de casal deve ser funcional. Deve ser o local do apartamento dedicado ao conforto e servir de refúgio do mundo exterior.

Planeamento


Para decorar um quarto de casal com sucesso, deve começar por fazer um planeamento cuidado antes de meter mãos-à-obra. Comece por avaliar o espaço disponível e tire correctamente as medidas ao quarto. Não há nada mais desmotivante que comprar uma bela cama e descobrir tarde demais que tem dimensões demasiado grandes para o espaço disponível.

Para além de proporcionar descanso e ser o espaço reservado para a intimidade do casal, é também um local onde pode ver TV, ter uma pequena área de trabalho ou de leitura. Quando se dedicar ao planeamento da divisão, lembre-se que deve incorporar estas áreas no estilo de decoração. Uma mesa de trabalho deverá estar em sintonia com o restante mobiliário do ambiente, quer seja em termos de cor ou estilo. Um espaço para se exercitar pode facilmente ser incluído no quarto de casal com uma inteligente divisão do ambiente, através de um biombo.

Prefira tons neutros

Uma vez que o espaço irá ser partilhado por duas pessoas, optar por utilizar cores neutras nas paredes e acessórios será uma aposta ganha. Deverá no entanto ter sempre alguns apontamentos de cores mais vibrantes para iluminar e trazer vivacidade ao ambiente. As cores neutras, para além de serem mais fáceis de combinar com as restantes, cansam menos ao longo do tempo, tornando a decoração mais durável. Com uma palete de cores neutras pode também renovar a decoração do quarto de forma mais simples e económica, trocando apenas alguns elementos decorativos ou até mesmo móveis, mas mantendo sempre a mesma base.

Evite tons rosa, considerados demasiado femininos, ou azuis, mais masculinos. Prefira cores que não favoreçam nenhum dos géneros, como brancos, para decorações mais minimalistas, apontamentos de preto, para transmitir mais elegância, tons dourados para um estilo mais clássico ou cinzentos e prata para um look mais moderno. Cores quentes como o vermelho, laranja ou amarelo também estão na moda.

Personalize o espaço

Dê importância aos acessórios que lhe tragam lembranças. Decore o quarto com fotografias originais ou românticas do casal. Crie a sua própria arte e disponha-a nas paredes ou em prateleiras. Exponha objectos de viagens ou livros que despertem memórias e cheiros. Compre velas de agradáveis aromas, para fomentar o romance entre o casal, mas lembre-se de não exagerar, ou o seu companheiro vai sentir que a divisão se tornou demasiado feminina. Pode também aquirir flores e um sistema de som para utilizar nas ocasiões mais românticas.

Locais de descanso alternativos

Evite utilizar a cama para tudo. Decore a divisão com locais alternativos de descanso, como confortáveis cadeiras ou um sofá pequeno. Para além de preservar a cama e o colchão, são ideais se não pretende ver sempre TV ou ler um livro deitado. São também uma excelente opção para crianças ou visitas que entrem no quarto. Pode criar um acolhedor canto de leitura com uma chaise-longue e um bonito candeeiro de pé para relaxar ao final do dia.



Iluminação e têxteis

Opte sempre por utilizar uma boa iluminação. Embora luzes mais fracas criem um ambiente de romance, a verdade é que se pretende atribuir outras funções à divisão será necessário ter uma iluminação mais adequada. Adquira candeeiros de mesa-de-cabeceira com interruptores acessíveis  e ao seu alcance quando estiver deitado. Pode optar por uma iluminação mais focalizada ou por abat-jours com uma maior abertura do topo, para dispersar a luz por todo o quarto.

Evite folhos e têxteis demasiado femininos. Novamente dê primazia às cores neutras ou padrões vibrantes que agradem a ambos os géneros. Escolha sempre roupa de cama de qualidade, um bom edredão e diversas almofadas confortáveis, para garantir boas noites de sono.

Seguindo algumas dicas simples é possível decorar um quarto de casal de forma elegante e harmoniosa. Durante a decoração do quarto lembre-se sempre de ter em conta os gostos e preferências de cada elemento do casal, ou corre o risco de o quarto se tornar demasiado feminino ou masculino.Torne o quarto no seu refúgio e transforme as noites em agradáveis momentos de descanso ou prazer.



19 Comentários

  1. cristina 22 de Abril de 2011
    • MARIA CHRISTINA 28 de Setembro de 2014
  2. Stickmydream 10 de Maio de 2011
  3. solange 19 de Junho de 2011
  4. Guilherme 3 de Novembro de 2011
  5. ANDRYA 4 de Novembro de 2011
  6. Marta 18 de Novembro de 2011
  7. Gisele 26 de Dezembro de 2011
  8. Silvio Serra 25 de Janeiro de 2012
  9. Silvio Serra 25 de Janeiro de 2012
  10. Ana Formiga 14 de Agosto de 2012
  11. Aparecida Vieira 10 de Novembro de 2012
  12. Jaqueline R M Costa 2 de Abril de 2013
  13. Pingback: Black&White | Decore-se 26 de Setembro de 2013
  14. Sueli Mesquita 7 de Outubro de 2013
  15. Rosinda Romão 8 de Fevereiro de 2014
  16. Rosemar Lima 6 de Novembro de 2014
  17. carmen 20 de Março de 2015
  18. Cilita Gonçalves 24 de Setembro de 2015
  19. Cilita Gonçalves 24 de Setembro de 2015

Deixe o seu comentário

Nome : Email :