Decoração de Casas Decoração de Cozinhas Decoração de Salas

Dicas para decorar uma mesa

Decorar uma mesa é uma tarefa simples. Quer seja para um jantar formal ou para um almoço com amigos, a decoração da mesa é essencial para criar um ambiente descontraído e divertido entre os convidados. Ter uma mesa bem decorada é certamente um convite para uma refeição mais relaxante e uma experiência única. No entanto, não deverá cair em exageros. Se a mesa estiver demasiado desordenada e cheia de objetos decorativos, não haverá espaço para o que realmente é fundamental, a comida. Conheça algumas dicas que pode usar para decorar com sucesso uma mesa.

Escolha a toalha de mesa ideal


A toalha de mesa deve tornar-se no foco central da mesa. Escolha uma toalha de uma cor que complemente a decoração do ambiente e o tema escolhido, mas lembre-se sempre de colocar um resguardo por baixo para proteger a superfície da mesa. Poderá também escolher a tonalidade da toalha conforme a estação ou época festiva em que se encontra. Se quiser causar ainda mais impacto poderá comprar capas para as cadeiras que combinem com a toalha e adquirir guardanapos que se destaquem.

Se quiser que a mesa fique mais elegante opte por uma toalha de materiais mais nobres como seda ou linho. Toalhas de mesa bordadas também podem ser uma boa opção para uma mesa mais sofisticada. Se quiser optar pela simplicidade escolha uma colorida toalha de algodão.

Para proteger a toalha e a própria mesa de nódoas ou temperaturas demasiado elevadas poderá colocar na mesa individuais e um corre-mesa no centro, a todo o comprimento da mesma. Tente escolher uma cor que contraste com a toalha para dar um ar mais luxuoso à decoração. Se possuir uma mesa de vidro evite colocar uma toalha por cima e opte antes por utilizar individuais, marcadores ou um corre-mesa.

Decoração com elementos naturais

Use e abuse de elementos naturais para decorar uma mesa, pois são muito económicos e dão vivacidade a qualquer ambiente. Um bonito centro de mesa com flores proporciona um bom aroma ao mesmo tempo que se torna no foco de atenção. Um recipiente de vidro com algumas flores secas e pinhas ou pequenas pedras, água e velas flutuantes ou flores também poderão criar um efeito muito bonito. Um centro de mesa com citrinos ou diversas frutas proporcionam colorido à decoração, enquanto velas no centro conferem um ambiente muito romântico a qualquer mesa.

Seja qual for a sua escolha, opte sempre por um único centro de mesa. Evite peças centrais, que ocupam mais de metade da largura da mesa ou que são compostas por dezenas de elementos, pois acabam por ser mais um alvo de distração do que de beleza.

Seja criativo com os guardanapos

Para além do seu caráter funcional, os guardanapos também podem ser um  importante elemento para decorar uma mesa. De preferência utilize sempre guardanapos de tecido que complementem ou contrastem com a cor da toalha que escolheu para decorar a mesa. Poderá inclusive dobra-los de uma forma mais elegante e surpreender os seus convidados. Guardanapos dobrados em forma de flor ficam muito bonitos por cima de cada prato. Caso não saiba como dobra-los de forma muito elaborada, pode simplesmente envolve-los nos talheres e acrescentar um bonito elemento decorativo à volta, como laços, anéis para guardanapos ou simples tiras coloridas.



5 Comentários

  1. Solange Denise Adriano 11 de Maio de 2011
  2. nara mesquita 14 de Maio de 2011
  3. Suzana Anibal Tovela 18 de Maio de 2011
  4. Fátima Ribeiro da Rocha 17 de Agosto de 2012
  5. lunda mavire 22 de Agosto de 2012

Deixe o seu comentário