Decoração com Tapetes e Carpetes Limpeza de Carpetes Limpeza de Tapetes

Como eliminar odores desagradáveis de tapetes e carpetes

Quem tem tapetes e carpetes em casa sabe o quanto estes são fantásticos para criar um ambiente mais luxuoso e confortável na decoração de um espaço. No entanto, essas pessoas também sabem o quanto um tapete pode ser uma dor de cabeça para manter limpo e livre de odores.

Para manter tapetes e carpetes nas melhores condições e sempre bem cheirosos são necessários alguns cuidados com a sua limpeza, pois estes são muito propensos a absorverem a humidade do piso e dos ambientes, acabando por se criar mofo e maus odores.

Neste artigo vamos deixar algumas dicas para conseguir eliminar odores facilmente de tapetes e carpetes.

 

Materiais necessários para eliminar odores


  • Bicarbonato de sódio
  • Vinagre
  • Água
  • Vaporizador
  • Aspirador
  • Vassoura
  • Pá de lixo
  • Panos macios e limpos

Instruções para eliminar odores

  1. Um dos materiais mais eficazes para eliminar maus odores é o bicarbonato de sódio. É também muito simples de usar e muito eficaz para remover nódoas e odores tanto em tapetes como carpetes.
  2. Espalhe um pouco de bicarbonato de sódio na zona com mau odor ou, se for caso disso, em todo o tapete (se tiver crianças ou animais de estimação em casa vede a sua entrada na zona em que fizer esta limpeza). Para odores mais entranhados nas fibras do tapete ou carpete, esfregue bem o bicarbonato com a ajuda de uma vassoura ou escova para que este se entranhe mais profundamente. No entanto, tenha o cuidado de não esfregar com demasiada força quando os tapetes e carpetes forem de fibras mais delicadas, uma vez que corre o risco de estes ficarem irremediavelmente estragados.
  3. De seguida espalhe mais um pouco de bicarbonato de sódio na superfície do tapete. lembre-se que camadas de bicarbonato de sódio demasiado finas podem não funcionar de forma tão eficaz, por isso não tenha medo de usar o suficiente para se livrar do odor.
  4. Deixe o bicarbonato actuar durante toda a noite, sendo o ideal que fique a fazer efeito durante dois dias, quando possível.
  5. Após 1 ou 2 dias varra o bicarbonato com a ajuda de uma vassoura de fibras duras e uma pá de lixo. No caso de o bicarbonato ter sido espalhado num tapete pode simplesmente sacudi-lo no exterior com algum cuidado, de forma a não deforma-lo.
  6. De seguida utilize um bom aspirador para remover qualquer vestígio de bicarbonato de sódio que tenha ficado na superficie do tapete ou carpete. No entanto, tenha o cuidado de apenas o fazer depois de já ter feito o ponto acima, ou seja, evite eliminar a maior camada de bicarbonato através da aspiração, uma vez que este pode danificar severamente o seu aspirador.
  7. Verifique se o tapete perdeu o odor desagradável. Caso este ainda persista então volte a aplicar mais uma camada de bicarbonato e repita todo o processo. Não se preocupe que o bicarbonato não danifica as fibras dos tapetes e carpetes, podendo por isso ser aplicado as vezes que forem necessárias até conseguir eliminar odores.
  8. Se mesmo depois de algumas aplicações o mau odor persistir, opte por aplicar um pouco de vinagre na zona. Pode borrifar com um vaporizador ou então aplicá-lo com a ajuda de uma pano macio limpo e não tingido.
  9. Deixe o vinagre actuar durante cerca de 15 minutos. O ácido no vinagre vai combater as bactérias causadoras de odores no tapete.
  10. De seguida remova o excesso de líquido com um pano limpo e enxague a zona com água limpa. Volte a utilizar um pano seco para absorver o máximo de água possível e de seguida deixe o tapete ou carpete secar.


1 comentário

  1. Bruno Rosa 3 de Novembro de 2014

Deixe o seu comentário

Nome : Email :