Decoração de Casas Decoração de Quartos

Como escolher a cor perfeita para o quarto do casal

Escolher a cor das paredes de um quarto de casal é uma tarefa árdua. Todo o processo pode ser confuso e frustrante, uma vez que existem tantas possibilidades no mercado e nem sempre aquelas pequenas amostras que trazemos das lojas nos auxiliam a perceber qual a cor que melhor se irá enquadrar no espaço.

Por outro lado, como é um espaço partilhado por duas pessoas, a escolha da cor adequada deve também ter em conta os gostos e preferências do casal. É necessário chegar-se a um consenso, pois o quarto é uma das divisões mais pessoais, privadas e que exigem maior conforto do apartamento.

A seleção da cor da pintura do quarto é por todas estas razões uma tarefa difícil e existem vários fatores que devem ser considerados antes da escolha da cor estar finalizada. Aqui ficam alguma dicas para escolher a cor perfeita para o quarto do casal.

Tamanho do quarto


Um dos fatores mais importantes para a escolha da cor de um quarto de casal é avaliar a dimensão da divisão cuidadosamente. É preciso ter em conta que quartos de diferentes tamanhos vão proporcionar sensações distintas, ainda que a cor escolhida seja a mesma. Por isso, se por acaso foi a casa de uma amiga e amou a cor das paredes do seu quarto, isso não significa que no seu apartamento a cor combine e fique bem. Por exemplo, um quarto de casal de dimensões mais reduzidas vai parecer ainda mais pequeno do que na realidade é com paredes de cores escuras. Neste caso, a iluminação apropriada e um cor mais brilhante e clara pode ser a melhor opção para dar maior amplitude à divisão.

 

 

Ambiente e Sensações

Outro ponto importante para a escolha da cor das paredes é definir qual o tipo de sensações que quer proporcionar a quem partilha o quarto. Gostaria de criar um ambiente descontraído, romântico, apaixonado, uma atmosfera sóbria, sofisticada ou algo mais? Cada cor está normalmente associada a sensações distintas. Por exemplo, o verde está ligado à natureza e promove a tranquilidade, enquanto o vermelho ou o cor-de-rosa é a escolha perfeita para paixão e romance.

 

 

Estilo do mobiliário

A maneira mais fácil de combinar todo o esquema de cores presentes na divisão é considerar a cor dos móveis atuais. A cor da parede deve sempre combinar bem com os restantes elementos decorativos presentes no espaço. Por exemplo, se pretende destacar o mobiliário, então pinte as paredes do quarto com cores mais claras e que complementem a restante decoração. Creme, bege, cinza ou azul são cores bastante utilizadas em quartos de móveis mais modernos. Pode optar por pintar as paredes numa destas cores ou fazer elegantes combinações entre elas, como vemos na imagem em baixo.

 

 

Para criar mais interesse na decoração do quarto pode ainda criar destaque e contraste em algumas zonas específicas, através de pequenos apontamentos de cores mais escuras e brilhantes. Por exemplo, um apontamento em verde lima ou um vibrante azul é uma escolha infalível para alegrar um quarto demasiado monótono. Contudo, mantenha a decoração sóbria, uma vez que este ambiente deve invocar sensações de calma e relaxamento para o casal.

 



15 Comentários

  1. Maria Nunes 8 de Março de 2012
  2. Celia Nunes 8 de Março de 2012
  3. Celia Nunes 8 de Março de 2012
  4. Graciela Pozzer 8 de Março de 2012
  5. Isabel Maria Esgueira 9 de Março de 2012
  6. Isabel Maria Esgueira 9 de Março de 2012
  7. neuza 9 de Março de 2012
  8. adriana 11 de Março de 2012
  9. Riyad Albasini 6 de Setembro de 2012
  10. Ana Lucia Norat 11 de Janeiro de 2013
    • Jane Darckê 1 de Maio de 2013
  11. angela 28 de Janeiro de 2013
  12. Ana Lumacherie 1 de Maio de 2014

Deixe o seu comentário

Nome : Email :