Decoração de Casas Decoração de Salas

Como escolher o sofá ideal para o seu apartamento

O sofá é um elemento decorativo essencial para tornar confortável qualquer sala de estar. Com tanta escolha disponível no mercado, por vezes torna-se complicado escolher o sofá que mais se adequa à divisão e evitar cometererros que nos podem custar muito caro. Escolher o sofá depende de fatores de decoração como a cor, tamanho, estilo e até conforto, mas também é preciso ter em conta aspectos tão importantes como a sua localização, função e durabilidade. Sabe como escolher o sofá ideal para o seu apartamento? De seguida damos-lhe algumas ideias de como escolher o sofá  perfeito.

Localização e função


É preciso definir bem quais são as suas necessidades antes de comprar um sofá. Precisa de saber com exactidão onde o sofá irá ser colocado e qual a função que vai desempenhar no ambiente. Estude a localização do sofá para ajustar o seu tamanho e os lugares aos metros disponíveis e aos restantes móveis e elementos decorativos presentes na decoração. Tire cuidadosamente as medidas para que não tenha surpresas desagradáveis no momento da instalação no seu apartamento. Deverá inclusive levar a fita métrica consigo no momento da compra, para ter a certeza que adquire o sofá perfeito para o espaço disponível.

Defina também a função que o sofá irá ter. Vai ser um sofá para ver confortavelmente televisão? Ou pretende dormir nele? Equacione ainda o número de pessoas que se vão sentar no sofá. Se costuma receber frequentemente visitas, tenha em consideração que o sofá terá de servir mais do que os elementos da sua família, e que por isso deverá ser de maiores dimensões.

Tipos de sofás

Escolher o sofá ideal varia de acordo com as necessidades de cada família e os usos que lhe vão dar. É necessário ter em conta os vários tipos de sofás disponíveis no mercado e avaliar qual o que melhor responde às exigências da função que vai desempenhar. Conheça alguns dos tipos de sofás existentes, de forma a tornar ainda mais fácil a sua escolha:

Sofás com chaise-longue possuem um assento auxiliar confortável para relaxar, permitindo-lhe um maior conforto ao esticar ligeiramente as suas pernas. Existem em diferentes estilos, desde o mais clássico ao mais moderno, e em diferentes cores e formatos. As chaise-longues podem também ser adquiridas como elemento único e complemento a outros sofás já existentes na divisão. Não precisam de combinar na perfeição com os restantes sofás, podendo apresentar diferentes padrões ou cores. No entanto, mantenha-os sempre em harmonia com a decoração do espaço.

Sofás de canto são ideais para tirar o máximo partido de espaços pequenos. Devido à sua forma, aproveitam de forma eficiente todos os ângulos da parede sem tirar espaço central. São muito confortáveis e uma escolha bastante popular na altura de escolher o sofá para a sala. Devido à sua forma, são também ideais para famílias que costumam receber muitas visitas, podendo proporcionar entre 5 a 7 lugares confortáveis.

Sofás-cama são uma opção prática e económica multi-funcional. De dia, servem como assento confortável e, de noite, servem como cama para uso diário ou situações imprevistas. São a opção ideal para quem recebe visitas que pretendem passar a noite com a família. Um sofá-cama oferece maior conforto para os seus convidados passarem a noite, sem que tenha de ter um espaço adicional no apartamento para esta função. Podem ser colocados num segundo quarto que é usado como escritório ou então na sala de estar. Para quem mora num apartamento pequeno, o sofá-cama pode inclusive servir como cama para o próprio morador.

 

Sofás ergonómicos são ideais para quem procura o máximo conforto. São também chamados de anti-stress ou reclináveis e possuem um apoio para a cabeça ajustável e assentos extensíveis com movimento independente. Este tipo de sofás são versáteis e multi-funcionais, sendo um bom investimento face aos sofás mais tradicionais. Podem ser ajustados de acordo com as preferências de cada um, proporcionando desta forma um maior nível de satisfação e conforto.

Escolha dos tecidos

Se pretender um sofá de maior durabilidade, deverá sempre optar por sofás com tecidos densos. Tenha em consideração que a resistência de um tecido não é dada pelo seu peso nem pela sua espessura, mas sim pela trama dos fios.  No momento da compra, tente esticar o tecido e afaste até que a trama abra ou deforme para avaliar a sua resistência. Se quiser escolher o sofá de cor mais vibrante, lembre-se de avaliar se o tecido tem bons tratamentos anti-sol e anti-manchas. Opte ainda por sofás com capas removíveis, que poderá trocar, e laváveis na máquina.

Escolha do enchimento

Na hora de escolher o sofá pense sempre na qualidade do seu interior. Sofás com recheio de penas são muito confortáveis, mas também os mais caros. Costumam ser de pato, ganso ou uma mistura de ambos, sendo perfeitos para encosto. No entanto, deformam-se mais rapidamente que sofás com outro tipo de enchimento.

Sofás de espuma são provavelmente a opção mais económica. São bastante duráveis e recuperam a forma original de imediato. A desvantagem maior é o fato de serem habitualmente muito duros e pouco adaptáveis. As espumas de maior densidade são sempre a melhor opção se pretender que o sofá não se deforme.

Quando escolher o sofá poderá também optar por sofás com enchimento sintético. Este tipo de enchimento é cada vez mais utilizado na confeção de sofás. Possuem fibras que proporcionam maior conforto e que são mais moles, ao mesmo tempo que têm propriedades anti -alérgicas e que beneficiam a transpiração. Este tipo de enchimento é uma excelente opção para escolher o sofá ideal devido ao fato de raramente se deformarem.



11 Comentários

  1. eu 24 de Maio de 2011
  2. paula 19 de Julho de 2011
  3. Luis Cléber 23 de Julho de 2011
  4. jailza 29 de Novembro de 2011
  5. Fatima David 24 de Junho de 2012
  6. Daniel Veiga 7 de Agosto de 2012
  7. Cristina Medronho Carvalho 19 de Agosto de 2012
  8. Miriam Azevedo da Silva 17 de Abril de 2013
  9. Jessica Amaral 3 de Novembro de 2013
  10. NILDA MARIA NASCIMENTO DE MELO 29 de Março de 2014
  11. Ellen Cristina Lima 5 de Abril de 2016

Deixe o seu comentário

Nome : Email :