Decoração de Casas Decoração de Quartos

Como escolher o tema para a decoração do quarto

A decoração de um quarto pode ser um processo demorado e requerer um planeamento cuidado. Normalmente a primeira etapa passa por escolher o tema mais adequado, mantendo o espaço funcional e confortável. Contudo, devido à enorme diversidade de temas, esta escolha  pode ser um pouco confusa e stressante. Pode optar por decorações minimalistas, mais arrojadas, ambientes românticos ou clássicos. Tudo depende principalmente das suas preferências e necessidades.

Se se sente confusa na hora de escolher o tema para a decoração do quarto, então dê uma vista de olhos nas nossas próximas sugestões e dicas.

 

 

Que estilo escolher?


A escolha do estilo de decoração para o quarto poderá estar dependente de alguns fatores, embora destaquemos os seguintes como os mais importantes a ter em conta:

  • Tamanho do quarto
  • Estilo de decoração presente nas restantes divisões
  • Quarto individual ou partilhado
  • Quarto multi funcional (escritório, recanto de leitura, etc) ou apenas para dormir

Se o quarto for partilhado é preciso ainda ter em conta os gostos pessoais da outra pessoa. Acredite que não será fácil convencer o seu companheiro a optar por uma decoração floral ou demasiado feminina. É preciso, por isso, chegar a um meio termo e encontrar o equilíbrio entre os gostos de ambos.

Seguem-se alguns estilos que lhe podem servir de inspiração:

Minimalista moderno

 

 

Embora não seja o ambiente mais romântico, a verdade é que este estilo de decoração oferece algumas vantagens. É ideal para ambos os sexos e confere ao espaço maior amplitude e luminosidade. Alguns pontos a ter em conta:

  • Cores neutras predominam no estilo minimalista moderno. Embora não precise de ser fiel ao tradicional creme ou bege, a utilização de cores como cinza, branco e preto é sempre aconselhável, de forma a conferir à decoração o toque minimalista necessário.
  • Opte por adquirir mobiliário funcional, como camas com gavetas para arrumação, e sempre de linhas simples.
  • Para compensar a falta de cores mais arrojadas aposte na utilização de diferentes texturas para criar maior profundidade no ambiente do quarto.
  • Use e abuse de espelhos ou superfícies refletoras.

Romântico

 

 

É um estilo de decoração para o quarto que nunca passa de moda, ou não fosse esta divisão a mais propicia para o romance. Pormenores a ter em conta:

  • As camas de dossel são uma forma bastante simples de conferir maior romantismo a este espaço, sem que seja necessário adicionar outros elementos demasiado femininos.
  • Papel de parede com padrões florais é também uma excelente escolha para decorar um quarto em estilo romântico. Contudo, se pretender um ambiente mais moderno evite coloca-lo em todas as paredes, apenas destacando uma, de preferência a da cabeceira da cama.
  • Não se limite ao rosa. Cores como roxo, tonalidades de amora e ameixa ou neutros também podem ser utilizadas. Para não tornar o ambiente demasiado feminino, opte por utilizar as cores mais arrojadas em almofadas, mantas, tapetes e cortinas, por exemplo.

Vintage

 

 

É uma das grandes tendências de decoração e, por isso, faz todo o sentido que lhe sirva de inspiração para a decoração do seu quarto. Embora prime pelo seu ar mais clássico, este estilo pode ser combinado com elementos mais modernos, criando uma atmosfera única e muito elegante. Como acontece com o estilo minimalista, também o estilo de decoração vintage adequa-se a ambos os sexos. Alguns pontos a ter em conta:

  • Misture diferentes tipos de mobiliário clássico, de forma a criar uma atmosfera mais ecléctica.
  • As paredes podem ser pintadas em cores como azul, creme, rosa velho ou verde azeitona. Em alternativa pode optar pelo uso de papel de parede, pois hoje em dia já facilmente encontra padrões mais vintage.
  • Espelhos imponentes e bastante ornamentados são excelentes acessórios decorativos para esta temática. Candelabros também são uma boa aposta.
  • Os tecidos devem ser luxuosos, mais pesados e, acima de tudo, muito elegantes.


7 Comentários

  1. Maria Isabel Monteiro Horta 4 de Julho de 2012
  2. Juliane Vitorio 4 de Julho de 2012
  3. Maria Jose Cavalcante 4 de Julho de 2012
  4. Roneide Soares Message 5 de Julho de 2012
  5. Nilda Agostinho 6 de Julho de 2012
  6. Milly Barreiros 23 de Outubro de 2012

Deixe o seu comentário

Nome : Email :