Decoração com Tapetes Tipos de Tapetes

Como escolher tapetes para exterior

Se está a pensar colocar tapetes no exterior da casa, existem vários critérios que deve ter em conta antes de fazer a sua compra. Por exemplo, irá encontrar diversos modelos de tapetes para exterior com as mais variadas cores, designs, materiais, texturas e tamanhos.

A difícil tarefa de escolher o que mais se adapta para aquilo que pretende, torna-se mais simples se já tiver uma ideia precisa das necessidades do espaço, assim como das principais características que o tapete deve ter.

Como sucede com qualquer artigo que compre, também a qualidade dos tapetes para exterior poderá estar diretamente ligada ao seu valor, por isso tenha o cuidado de escolher um tapete, que embora eventualmente mais caro, se mostre resistente a condições atmosféricas adversas e que seja durável.

Neste artigo vamos dar-lhe algumas dicas para poder escolher tapetes para exterior.

Localização do tapete


O primeiro passo é escolher o sítio em que vai querer colocar o tapete. Os tapetes para exterior são perfeitos para decorar o exterior da casa, quer seja em pátios, varandas, terraços ou até entradas. Este tipo de tapetes pode, inclusive, ser utilizado para decorar também o interior da casa, pois a sua resistência a nódoas e durabilidade tornam-nos perfeitos para zonas de maior passagem.

Depois de escolher o local onde o tapete irá ficar é importante decidir como o vai colocar em relação a outros elementos decorativos que possam existir no espaço. Uma boa dica é prestar atenção aos elementos arquitectónicos, como uma lareira ao ar livre ou fonte para evitar problemas estruturais com a colocação ou questões de segurança.

Precisa também de ter em consideração se o tapete exterior irá ser o foco de destaque do espaço ou se apenas pretende que ele desempenhe meramente uma função. Se quer que o tapete chame a atenção para um elemento particular, este deve complementar e não distrair com um padrão demasiado evidente ou uma cor muito forte.

Tamanho e formato do tapete

De forma a determinar o tamanho do tapete é necessário tirar cuidadosamente as medidas do local previamente escolhido para o tapete. Se o tapete vai ficar numa varanda, pátio ou terraço fica mais bonito se for cerca de 8 cm mais pequeno que a área total. Pode também optar por utilizar os tapetes exteriores para definir áreas distintas.

Pode por exemplo, separar uma área de refeições colocando um tapete por baixo da mesa e cadeiras. No entanto, tenha o cuidado das cadeiras ficarem dentro da área do tapete mesmo quando estiverem em uso. O ideal é reservar cerca de 60cm de tapete de cada lado para movimentá-las com conforto e de forma a evitar que se enrosquem no tapete.

Cor do tapete

Se quer que o tapete exterior seja o ponto de destaque do espaço, então deverá optar por cores vibrantes ou padrões mais arrojados, de forma a sobressair em relação aos restantes elementos presentes na área. A forma como o dispõe em relação ao mobiliário e elementos decorativos também irá fazer toda a diferença quanto à atenção que irá ter.

Se pelo contrário, prefere que o tapete exterior apenas cumpra a sua função sem chamar a atenção, então deverá optar por cores e padrões mais sóbrios. Escolha tons que combine com a decoração envolvente para ficar mais harmonioso.

Os tapetes para exterior, como acontece com os tapetes para interior, não estão limitados ao formato rectangular. Embora continue a ser a forma mais popular, assim como a circular e octogonal, estão também disponíveis noutros formatos que podem adicionar um toque único a um espaço ao ar livre.



Deixe o seu comentário

Nome : Email :