Tipos de Tapetes

Como escolher um tapete de yoga

Yoga é uma forma de meditação que envolve exercícios de alongamento e respiração profunda. A popularidade do Yoga tem vindo a crescer nos últimos anos, com um grande número de pessoas a reconhecer os benefícios da prática de Yoga para a saúde e bem estar em geral, incutindo na sua rotina diária este tipo de atividade. A única ferramenta que você precisa para começar a praticar yoga é o tapete de yoga perfeito. No entanto, escolher um tapete de Yoga mais adequado nem sempre é  fácil, dada a enorme oferta deste tipo de tapetes existente no mercado. Há muitas coisas a considerar ao escolher o tapete de yoga mais apropriado para si, por isso fique a conhecer alguns desses critérios importantes.

Como escolher


Para escolher o tapete de yoga ideal tem de ter em consideração as medidas do praticante. Tenha em atenção que o tapete deve ter o tamanho da pessoa que o vai usar e que nem a cabeça nem os pés deverão ficar apoiados sobre o chão, para que a prática da atividade não se torne desconfortável ou provoque lesões.

Caso pretenda praticar yoga no exterior, ou noutro local que não a sua casa, compre um tapete de yoga que seja facilmente transportável. Aconselhamos que, sempre que possível, adquira também uma pratica mala de transporte, própria para carregar este tipo de tapetes. Existem em muitos modelos e são uma forma mais confortável de os transportar.

Escolha um tapete de yoga que seja grosso o suficiente para evitar o desconforto durante a prática de Yoga em pisos mais duros. Além disso, certifique-se que o tapete é firme o suficiente para lhe proporcionar a quantidade certa de equilíbrio e apoio.

Procure também por um tapete de yoga que tenha boa aderência. O tapete precisa de ficar bem firme no lugar, enquanto faz as poses de yoga. Outro fator importante a ter em conta é que o tapete tenha tração suficiente para os seus pés. No entanto, não escolha um que se cole à sua pele, pois pode-se agarrar ao pés, o que se torna problemático quando tenta mudar para uma nova pose.

Certifique-se que o tapete de yoga tem boa capacidade de absorção, pois durante a prática de exercício e ao suar pode tornar-se escorregadio, o que pode originar acidentes e até possíveis fraturas. O tapete deve por isso ser feito com materiais que lhe permitam, mesmo depois de molhado, continuar a ter boa aderência.

O  material usado na confeção do tapete de yoga também é fundamental para o bom desempenho. Tapetes de Yoga mais baratos feitos de plástico ou PVC não são os mais aconselháveis, pois podem ser prejudiciais para a saúde. Segundo alguns estudos , tapetes feitos com estes materiais contém substâncias químicas, que podem ser tóxicas quando expostas a temperaturas mais elevadas.

Verifique a etiqueta do tapete para ver as indicações do fabricante sobre a lavagem antes de comprar. Alguns tapetes de yoga podem ser lavados na máquina de lavar, mas outros não são feitos de materiais que aguentem esse tipo de lavagem. É importante limpar regularmente o tapete, por isso escolha um que aguente limpezas repetidas sem se deteriorar.

Os tapetes de yoga feitos de latéx natural são considerados como os tapetes ideais para a pratica desta atividade. Este tipo de tapetes são muito duráveis e oferecem toda a segurança para fazer os exercícios.



Deixe o seu comentário

Nome : Email :