Decoração com plantas Decoração de Jardins

Como fazer um jardim vertical

Se sempre sonhou ter um jardim em casa, mas tem pouco espaço, fique a saber como fazer um jardim vertical, um jardim que poderá ocupar uma parede do interior ou exterior da casa.

De facto, os jardins verticais assumem-se como a alternativa ideal para espaços mais urbanos, vindo a economizar espaço e tornando mais belos os ambientes, tudo de uma forma bastante prática.

Este é um espaço que pode facilmente ser criado numa varanda, numa sala ou mesmo na cozinha.

Seguem-se algumas sugestões e dicas de como fazer um jardim vertical na sua casa.

 

jardim-vertical

 

A beleza do jardim vertical


Para fazer um jardim vertical, a planta que costuma ser mais utilizada é a trepadeira, isto se o clima da sua região for propenso à criação desta planta.

De imediato começamos logo a pensar em usar uma treliça ou uma pequena cerca para poder fazer esta decoração vegetal, mas existem alternativas mais económicas e que também funcionam bastante bem.

Veja a sugestão de como fazer um jardim vegetal com cabos de vassoura, por exemplo.

 

treliça-cabos-vassoura

 

Vai precisar de:

  • 10 cabos de vassoura
  • rebarbadeira
  • buchas
  • parafusos em “L”
  • pregos com 4cm
  • arame de 10mm
  • verniz (que seja à base de água)
  • fita métrica

Como fazer:

Com a fita métrica, meça para marcar nos cabos de vassoura a distância de um metro a partir de uma das pontas. Lembre-se que deverá reservar uma medida para colocar o gancho ou encaixe, para pendurar a treliça de cabos de vassoura, que serão posteriormente eliminados. De seguida, corte a madeira sobre a marcação com o serrote. Lembre-se de eliminar também da outra extremidade o gancho ou a rosca onde a vassoura é encaixada. Faça isto com todos os cabos.

Para começar a dar forma e fazer o jardim vertical, forme o quadrado externo com os quatro cabos cortados e sobreponha os demais, de modo a formar uma trama de pequenos quadrados internos com 20cm de lado. Para unir os cabos, pregue pregos com o martelo. Assim que pregar todas as interseções dos cabos, é só passar o verniz à base de água. Passar o verniz é opcional, pois pode usar a armação de uma forma mais rústica, ou seja, sem o verniz.

 

cabo-jardim

 

Marque, na parede onde escolheu colocar o seu jardim vertical com a ajuda de uma fita métrica, a altura onde os parafusos em “L” deverão ficar fixados. Mantenha as alturas iguais entre os pontos a serem furados, bem como as distâncias equivalentes.

Utilize a rebarbadora para fazer os orifícios e introduzir as buchas e parafusos. Depois, bastará apenas encaixar a treliça/armação nos parafusos. Com o arame, você vai pendurar os pequenos vasos com as flores que escolheu na treliça.

Para fazer o seu jardim vertical, é claro que deverá ter os vasos com as plantas que escolheu prontos a pendurar, antes de os ir colocar na treliça. Se os vasinhos não tiverem furos, vai ter de os fazer. Pode usar pregos ou furadeira para criar esses orifícios.

Esta sugestão para fazer um jardim vertical é muito simples e fica bem em qualquer casa. Se preferir, escolha antes uma planta trepadeira e um espaço bonito e amplo, mas que também receba luz solar, para colocar o seu jardim vertical.

 

jardins-verticais



10 Comentários

  1. Idalina Francisco 12 de Julho de 2013
  2. Izoilda Lima 12 de Julho de 2013
  3. Zulêde Feitosa 13 de Julho de 2013
  4. Histórias Da Fronteira 13 de Julho de 2013
  5. sara sozimho 14 de Julho de 2013
  6. Rose Oliveira 14 de Julho de 2013
  7. Marta Fenelon 18 de Julho de 2013
  8. Valéria Piancó 23 de Janeiro de 2014
  9. Ribamar Santos 6 de Outubro de 2015

Deixe o seu comentário

Nome : Email :