Dicas de decoração de apartamentos, festas, eventos, decoração com tapetes, plantas e espaços pequenos

Como lavar um tapete de Juta

Tapetes de juta são duráveis, resistentes e muito económicos, para além de serem também confecionados com materiais inteiramente naturais e amigos do ambiente. São feitos com fibras orgânicas e apresentam uma textura semelhante ao algodão. Os tapetes de juta estão disponíveis em cores mais naturais  e orgânicas ou podem ser tingidos com cores e padrões mais vibrantes.

Como acontece com outros tapetes de fibras naturais, os tapetes de juta não podem ser lavados na máquina de lavar roupa ou com produtos químicos demasiado agressivos. As suas delicadas fibras precisam ser lavadas à mão, não correndo assim o risco de ficarem danificadas.

Instruções para lavar tapetes de juta

Vai precisar de:

  • Um bom aspirador
  • Um pano branco (ou um pano não tingido)
  • Esponja
  • Bicarbonato de sódio
  • Detergente líquido (de preferência neutro)

Como limpar:

  1. Se o tapete for de dimensões mais reduzidas, comece por sacudi-lo com cuidado para soltar poeiras e partículas mais entranhadas nas fibras.
  2. De seguida pegue no aspirador e aspire suavemente toda a superfície do tapete com o utensílio da escova. Coloque o aspirador na potência máxima. Aspire primeiro a todo o comprimento e depois a toda a largura do tapete, de forma a conseguir remover bem as poeiras. Aspirar muito bem antes da lavagem vai assegurar que a sujidade não fique ainda mais entranha nas fibras. Uma aspiração regular deve ser incluída na rotina de limpeza de tapetes de juta. Desta forma os tapetes mantém o seu bom aspecto e não vão acumular a sujidade nas fibras.
  3. Sempre que possível limpe as nódoas quando estas ainda estiverem frescas, utilizando para isso um pano seco. Em nódoas mais secas, ensope o pano num pouco de água com detergente liquido e pressione na zona afetada, esfregando levemente sempre de fora para dentro da nódoa. De seguida use um pano seco para absorver o excesso de detergente. Coloque o tapete a secar. Pode acelerar a secagem com recurso a uma ventoinha.
  4. Nódoas completamente secas e mais antigas são mais difíceis de remover. Uma boa técnica para as remover é utilizar uma faca ou um plástico para raspar na superfície da nódoa e soltar as partículas de sujidade das fibras. Se a nódoa estiver muito entranhada e for mais difícil de remover pode usar um pouco de água para humedecer e dissolver um pouco a nódoa primeiro. De seguida limpe com uma esponja com umas gotas de detergente líquido.Polvilhe um pouco de bicarbonato de sódio sobre a mancha para sugar a humidade. Quando a área estiver completamente seca, retire o bicarbonato de sódio com um aspirador.
  5. Para evitar manchas e danos futuros, coloque o seu tapete de juta dentro da casa, numa divisão da casa com pouca humidade. Se um tapete feito de juta natural é colocado em um ambiente húmido, pode facilmente desenvolver bolor e um odor desagradável.

Existem no mercado à venda sprays indicados para tapetes de juta que impermeabilizam as fibras. Actuam como uma capa de protecção e reduzem a absorção de humidade. São especialmente indicados se vive em zonas geográficas com clima mais húmido.

Como lavar um tapete de Juta
Inserido nas categorias Decoração com Tapetes e Carpetes, Limpeza de Carpetes, Limpeza de Tapetes

Etiquetas: , ,

Publicado por: em 16 Março, 2012

Deixe o seu Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

© 2017. Todos os direitos reservados a Decoração de Apartamentos e | Dicas de decoração de apartamentos, festas, eventos, decoração com tapetes, plantas e espaços pequenos | Contactos | Quem Somos | Politica de Privacidade
Nome : Email :