Decoração com Tapetes Decoração com Tapetes e Carpetes Limpeza de Carpetes Limpeza de Tapetes

Como limpar tapetes de polipropileno

Os tapetes de polipropileno têm vindo a ser cada vez mais utilizados na decoração de interiores. O seu uso é frequente, mas não exclusivo, em zonas da casa com maior quantidade de tráfego de pessoas, como é o caso de corredores e salas de convívio. São também muito utilizados para proteger pisos de madeira de riscos e possíveis danos que possam ocorrer.

São feitos a partir de polímeros de plástico e são tingidos com materiais que evitam que a cores desbotem ou se tornem esbatidas. Para além disso, os tapetes de polipropileno são muito resistentes a nódoas, podendo estas ser facilmente limpas apenas com recurso a água e um bom detergente neutro.

Dicas de limpeza


Para conseguir manter a boa aparência dos tapetes de prolipropileno é aconselhável que os aspire regularmente, evitando desta forma que a sujidade se entranhe mais profundamente nas fibras sintéticas. Tenha também em conta que quando proceder à limpeza dos tapetes com algum químico ou, até detergente neutro, estes não devem ficar com nenhum vestígio de resíduos destes materiais, uma vez que vão atrair ainda mais sujidade.

Se deseja limpar outros tipos de tapetes veja este guia para limpar tapetes.

Seguem-se algumas instruções para conseguir fazer a limpeza de tapetes de polipropileno da melhor forma e com excelentes resultados:

1 – Aspiração

Certifique-se que mantém os seus tapetes de polipropileno bem limpos através de uma aspiração regular (pelo menos uma vez por semana). A aspiração frequente vai evitar que as partículas de sujidade se entranhem nas fibras do tapete.

No caso do tapete ter alguma mancha que precise de ser limpa, comece por utilizar um produto para remover manchas, mas que não seja demasiado agressivo, ou corre o risco do tapete ficar com a cor mais esbatida nessa zona. Para ter a certeza que o produto é seguro para utilizar na mancha, opte por utiliza-lo primeiro apenas num canto menos visível do tapete. Caso a cor e as fibras do tapete se mantenham intactas, então é seguro utilizar na zona manchada.

2 – Remover manchas

Sempre que possível tente remover qualquer nódoa quando esta ainda está fresca, pois a sua limpeza é mais fácil e evita-se que o tapete possa ficar irremediavelmente manchado.

Em primeiro lugar, tente retirar a maior quantidade possível de líquido da zona afetada com recurso a um pano limpo. Se os resíduos forem mais sólidos utilize uma pequena faca para raspar o excedente que esteja mais entranhado nas fibras do tapete. De seguida aspire novamente a zona  para remover as restantes partículas de sujidade.

3 – Limpeza do tapete

Pode fazer uma solução de limpeza caseira para limpar a mancha com apenas um pouco de água e detergente neutro. Num recipiente ou balde misture uma ou duas colheres de sopa de detergente para lavar a loiça com um copo de água fria. De seguida esfregue bem a mancha com a ajuda de uma esponja molhada nesta mistura. Para finalizar enxague com um pouco de água limpa e utilize uma toalha para absorver o máximo possível de água em excesso. Coloque depois o tapete no exterior para secar rapidamente.

Se precisar de lavar todo o tapete de polipropileno então a melhor opção é fazê-lo no exterior, com recurso a uma mangueira, escova e detergente neutro. Lembre-se no entanto, que este deve secar completamente antes de o voltar a colocar dentro de casa.



Deixe o seu comentário

Nome : Email :