Decoração de Casas Decoração de Cozinhas

Como organizar os armários da cozinha

A cozinha é  conhecida por ser uma das divisões da casa mais movimentadas e utilizadas. É a área  onde prepara a as suas refeições e onde frequentemente convive em família ou com amigos próximos. Por estas razões deve estar sempre bem decorada e organizada, de forma a torna-se numa área agradável, mas também funcional.

Parte da organização da cozinha começa na arrumação dos próprios armários, que servem para guardar todos os utensílios necessários às tarefas diárias deste importante espaço da casa. Contudo, mantê-los sempre bem organizados pode ser uma tarefa árdua, para alguns até quase impossível, mas à qual deve dar prioridade se pretende ter uma cozinha confortável e acolhedora.

 

 

Livre-se do que não usa


Para que se possa organizar é fundamental, em primeiro lugar, que olhe para os utensílios e tudo o que tem dentro dos armários da cozinha e separe o que faz falta do que é apenas acessório. Abra as gavetas e armários e coloque de lado tudo o que não usa há anos. Tudo o que ocupe espaço e não seja usado não precisa de estar na cozinha. Evite ter mais do que um utensílio para a mesma função. Desta forma vai conseguir ganhar espaço extra para aquilo que realmente usa e lhe faz falta.

 

 

Agrupe itens semelhantes

Uma vez escolhidos os itens que fazem falta e pertencem na cozinha, é chegada a hora de passar à organização propriamente dita. Aconselhamos que agrupe itens semelhantes num mesmo espaço. Cada utensílio deverá ser guardado e separado de acordo com a sua utilidade, frequência de utilização e função. Este sistema serve também para guardar alguns alimentos de pequenas dimensões, como especiarias ou até chás.

 

 

Organize conforme a sua conveniência

Como já mencionámos, a base da organização dos armários da sua cozinha deve centrar-se no agrupar de itens semelhantes. Contudo, estes agrupamentos devem também ter em conta a sua conveniência, devendo ficar localizados nos sítios mais lógicos e que permitam aceder aos produtos mais facilmente e rapidamente na hora que são necessários.

Por exemplo, não faz muito sentido ter a máquina de lavar loiça e o armário onde guarda essa mesma loiça muito afastados entre si, pois na altura de a arrumar vai demorar mais tempo. Um bom lugar para guardar caixas de arrumação é perto do seu frigorífico e fogão, pois estão mais acessíveis cada vez que precise de guardar alimentos ou restos de refeições. As panelas devem ficar nas proximidades do fogão, acessíveis no decorrer da preparação da comida. Para os alimentos designe espaços próprios e separados da zona dos utensílios da cozinha.

 

 

Estas são apenas algumas dicas para manter os armários da sua cozinha bem organizados. Lembre-se que uma cozinha bem organizada irá tornar cada função que desempenha neste espaço mais agradável e eficiente para si, razão pela qual este factor é tão importante e deverá manter-se como uma das suas principais prioridades.



15 Comentários

  1. Elisabeth Alves 19 de Junho de 2012
  2. Maria Isabel Monteiro Horta 19 de Junho de 2012
  3. Elfa Mary Martins 19 de Junho de 2012
  4. DELZA MOREIRA DE OLIVEIRA 19 de Junho de 2012
  5. Célia Guilherme 19 de Junho de 2012
    • Carla Rodrigues 19 de Junho de 2012
    • António João Marques Alexandrino 19 de Junho de 2012
    • Célia Guilherme 19 de Junho de 2012
    • Ana Maria Santos 30 de Junho de 2012
  6. Laura Sitoe Borges 19 de Junho de 2012
  7. Marinalva Cavalcante 19 de Junho de 2012
  8. Marinalva Cavalcante 19 de Junho de 2012

Deixe o seu comentário