Decoração com Tapetes Limpeza de Carpetes Limpeza de Tapetes

Como remover cera de vela de tapetes e carpetes

Uma casa decorada com velas fica muito bonita e acolhedora, mas também está mais sujeita a que possíveis acidentes ocorram, dando origem a inestéticas nódoas de cera em tapetes e carpetes.

Quem tem velas na decoração da sua casa, sabe bem que existe o risco de as derrubar ou deixar cair no chão. Mesmo com muito cuidado, os acidentes podem acontecer e  bonitos tapetes e carpetes podem ficar manchados com ceras coloridas, capazes de tirar beleza a qualquer tapete imaculado.

Qualquer que tenha sido o responsável pelo acidente, o gato, o cão, o  filho ou até marido, é você que tem de se preocupar em encontrar a melhor solução para remover a cera do seu tapete ou carpete favorito.

Para que não tenha de entrar em pânico sem necessidade, hoje vamos mostrar-lhe como conseguir remover cera de vela de tapetes e carpetes.

Precauções:


Manchas de cera de vela não são muito difíceis de remover de tapetes e carpetes, desde que tenha os cuidados e paciência necessários para levar algum tempo a tentar removê-las.

Ao contrário do que acontece com outro tipo de nódoas, as manchas provocadas por cera de vela não devem ser limpas logo a seguir ao acidente. Na verdade, deve resistir ao impulso de correr para a nódoa assim que a cera cai na carpete ou tapete, pois apenas irá acabar por espalhar a cera ainda mais, acabando por piorar a situação e dificultar a sua remoção e limpeza. O ideal é que a nódoa se mantenha do tamanho original.

Remova o máximo possível de cera

Se a mancha de cera for muito grande e com grande quantidade de cera, então aplique algum gelo sobre esta, de forma que a cera derretida solidifique. Com esta técnica a cera torna-se também mais frágil e será mais fácil de remover em pequenos pedaços.

Para nódoas mais espessas, este método é muito eficaz a remover inicialmente os maiores pedaços de cera, facilitando a etapa seguinte.

Remova a cera que resta através de calor

  1. Pegue no ferro de passar a roupa. Vai usar o seu calor para derreter novamente a cera e gentilmente removê-la das fibras do tapete ou carpete.
  2. De seguida pegue num saco de papel ou papel de cozinha. Este vai funcionar como material absorvente para levantar a cera das fibras, ao mesmo tempo que também as protege do calor do ferro.
  3. Ligue o ferro e coloque-o na temperatura mais baixa possível. Muitos tapetes e carpetes são feitos de fibras sintéticas que podem derreter quando expostas a temperaturas demasiado elevadas.
  4. Corte o saco de papel ou papel de cozinha do mesmo tamanho da nódoa de cera e coloque em cima desta.
  5. De seguida, passe o ferro quente por cima, esfregando um pouco. A cera vai começar a derreter e a ser absorvida pelo saco de papel. Este processo deve apenas durar alguns minutos, até que toda a cera tenha sido transferida para o saco ou papel.
  6. Este método resulta muito bem até em nódoa de cera de velas coloridas. Se por acaso persistir algum vestígio de pigmento colorido, trate a nódoa como se fosse uma nódoa de tinta. Pode removê-la com um pouco de água oxigenada e um pano limpo.


11 Comentários

  1. Milly Barreiros 24 de Abril de 2012
  2. Milly Barreiros 24 de Abril de 2012
  3. M Izabel 22 de Março de 2014
  4. Paula De Oliveira 4 de Abril de 2014
  5. Ze Paulo Adna V Paulo 7 de Julho de 2014
  6. Ana Sousa 28 de Dezembro de 2014
  7. Conceicao Lee 13 de Janeiro de 2015
  8. Teresa Cristina Gomes Martins 29 de Novembro de 2015
  9. catia 26 de Dezembro de 2015
  10. Paula Gonçalves 13 de Abril de 2016
  11. Fernanda Maria Cunha Hipólito Fidalgo 12 de Março de 2017

Deixe o seu comentário

Nome : Email :