Dicas de decoração de apartamentos, festas, eventos, decoração com tapetes, plantas e espaços pequenos

Como remover cera de vela de tapetes e carpetes

Uma casa decorada com velas fica muito bonita e acolhedora, mas também está mais sujeita a que possíveis acidentes ocorram, dando origem a inestéticas nódoas de cera em tapetes e carpetes.

Quem tem velas na decoração da sua casa, sabe bem que existe o risco de as derrubar ou deixar cair no chão. Mesmo com muito cuidado, os acidentes podem acontecer e  bonitos tapetes e carpetes podem ficar manchados com ceras coloridas, capazes de tirar beleza a qualquer tapete imaculado.

Qualquer que tenha sido o responsável pelo acidente, o gato, o cão, o  filho ou até marido, é você que tem de se preocupar em encontrar a melhor solução para remover a cera do seu tapete ou carpete favorito.

Para que não tenha de entrar em pânico sem necessidade, hoje vamos mostrar-lhe como conseguir remover cera de vela de tapetes e carpetes.

Precauções:

Manchas de cera de vela não são muito difíceis de remover de tapetes e carpetes, desde que tenha os cuidados e paciência necessários para levar algum tempo a tentar removê-las.

Ao contrário do que acontece com outro tipo de nódoas, as manchas provocadas por cera de vela não devem ser limpas logo a seguir ao acidente. Na verdade, deve resistir ao impulso de correr para a nódoa assim que a cera cai na carpete ou tapete, pois apenas irá acabar por espalhar a cera ainda mais, acabando por piorar a situação e dificultar a sua remoção e limpeza. O ideal é que a nódoa se mantenha do tamanho original.

Remova o máximo possível de cera

Se a mancha de cera for muito grande e com grande quantidade de cera, então aplique algum gelo sobre esta, de forma que a cera derretida solidifique. Com esta técnica a cera torna-se também mais frágil e será mais fácil de remover em pequenos pedaços.

Para nódoas mais espessas, este método é muito eficaz a remover inicialmente os maiores pedaços de cera, facilitando a etapa seguinte.

Remova a cera que resta através de calor

  1. Pegue no ferro de passar a roupa. Vai usar o seu calor para derreter novamente a cera e gentilmente removê-la das fibras do tapete ou carpete.
  2. De seguida pegue num saco de papel ou papel de cozinha. Este vai funcionar como material absorvente para levantar a cera das fibras, ao mesmo tempo que também as protege do calor do ferro.
  3. Ligue o ferro e coloque-o na temperatura mais baixa possível. Muitos tapetes e carpetes são feitos de fibras sintéticas que podem derreter quando expostas a temperaturas demasiado elevadas.
  4. Corte o saco de papel ou papel de cozinha do mesmo tamanho da nódoa de cera e coloque em cima desta.
  5. De seguida, passe o ferro quente por cima, esfregando um pouco. A cera vai começar a derreter e a ser absorvida pelo saco de papel. Este processo deve apenas durar alguns minutos, até que toda a cera tenha sido transferida para o saco ou papel.
  6. Este método resulta muito bem até em nódoa de cera de velas coloridas. Se por acaso persistir algum vestígio de pigmento colorido, trate a nódoa como se fosse uma nódoa de tinta. Pode removê-la com um pouco de água oxigenada e um pano limpo.
Como remover cera de vela de tapetes e carpetes
Inserido nas categorias Decoração com Tapetes, Limpeza de Carpetes, Limpeza de Tapetes

Etiquetas: , ,

Publicado por: em 23 Abril, 2012

10 Comentários a “Como remover cera de vela de tapetes e carpetes”

  1. Milly Barreiros diz:
    As dicas de hoje são preciosas. Como sempre, aliás. Sábias e muito úteis.
    Tenho aprendido coisas muito importantes para o dia a dia convosco. Bem hajam.
  2. Dicas sábias e muito úteis. Obrigada.
  3. M Izabel diz:
    Acabei de testar o método,e o tapete ficou limpinho.
    Obrigada
  4. Ana Sousa diz:
    Obrigado saiu muito bem..
  5. Vou aplicar os ensinamentos sábios; obrigada pela ajuda
  6. catia diz:
    fiz isso porque ja tinha ouvido falar, mas antes de ler isto, e o ferro estava quente, pois ficou uma superficie seca e dura no tapete! pior do que estava, alguem me pode ajudar ?
  7. Fernanda Maria Cunha Hipólito Fidalgo diz:
    Estou muito satisfeita a minha filha deixou cair cera de vela numa carpete creme, e por sinal há muito tempo, na qual ficou uma mancha um pouco feia e escura. Hoje decidi remover a nódoa como dizem e não posso estar mais contente, não se nota nada. Obrigada!

Deixe o seu Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

© 2017. Todos os direitos reservados a Decoração de Apartamentos e | Dicas de decoração de apartamentos, festas, eventos, decoração com tapetes, plantas e espaços pequenos | Contactos | Quem Somos | Politica de Privacidade
Nome : Email :