Decoração com Tapetes e Carpetes Limpeza de Carpetes

Como remover manchas de tinta de carpetes

Se já teve o azar de derramar tinta sobre a superfície de uma carpete então certamente sabe o quanto a sua remoção pode ser uma tarefa complicada.

Complicado, senão quase impossível, poderá ser também evitar que inevitavelmente, algum dia, uma nódoa de tinta caia na carpete, uma vez que todos nós usamos frequentemente canetas. E o que nos vem à mente quando um acidente destes ocorre? “Será que vou ter de substituir a carpete manchada por uma carpete nova?” A resposta é “não”, especialmente se conhecer algumas técnicas de remoção de manchas de tinta de carpetes realmente eficazes.

Neste artigo vamos mostrar-lhe como remover manchas de tinta das suas valiosas e insubstituíveis carpetes.

Dicas para remover manchas de tinta de carpetes


Para quem quer saber como remover manchas de tinta da carpete, a primeira coisa a fazer é manter todo o material para a remoção da mancha acessível e pronto a utilizar assim que a mancha ocorre. Quanto mais cedo tratar da mancha maior é probabilidade de sucesso de a conseguir remover na totalidade.

Vai precisar de alguns materiais para iniciar o processo de limpeza da carpete:

  • Álcool;
  • Um pano branco limpo e não tingido;
  • Toalha branca;
  • Papel de cozinha;
  • Um pouco de água;
  • E um aspirador.

Depois de ter tudo isto, você está pronto para começar com o processo de remoção da mancha de tinta.

Instruções:

Em primeiro lugar molhe o pano branco em um pouco de álcool e, de seguida, pressione o pano sobre a zona afectada. Tenha o cuidado de apenas pressionar na mancha e não na área ao redor  desta, ou corre o risco da mancha se espalhar e tornar-se ainda maior.

Passe com o aspirador na zona afectada para remover algum resíduo. De seguida pegue na toalha e pressione-a na mancha, mas suavemente e sem esfregar, para que a mancha não se entranhe profundamente nas fibras da carpete, e sempre de fora para dentro, para não criar uma mancha maior.

Repita os passos anteriores, as vezes que forem necessárias, até que já não consiga transferir mais tinta da carpete para o pano. Por último enxague com um pouco de água limpa para eliminar qualquer vestígio de álcool. Depois da carpete ser limpa com a água, absorva o excesso de água com recurso a algumas folhas de papel de cozinha. Para acelerar o processo pode usar uma ventoinha para que a carpete seque mais rapidamente.

A dica mais importante a ter em conta na hora de remover manchas de tinta de carpetes é tratar destas quando elas ainda estão frescas. Se a tinta acabou de ser derramada no tapete, então em vez de usar álcool, utilize algumas folhas de papel de cozinha para retirar o máximo de tinta possível da superfície da carpete e depois deite um pouco de leite sobre esta. Esfregue a área suavemente com recurso a uma pequena escova de dentes e depois limpe novamente com mais papel de cozinha para absorver o leite. Repita este processo até que a mancha deixe de ser visível. Se o método do leite não for eficaz, então siga os passos anteriores com álcool.



Deixe o seu comentário

Nome : Email :