Decoração com Tapetes e Carpetes Limpeza de Carpetes Limpeza de Tapetes

Como remover nódoas de gordura de tapetes e carpetes

Manter carpetes e tapetes sempre limpos e imaculados é uma tarefa impossível, especialmente se forem de tons mais claros e com maior probabilidade de adquirirem nódoas e sujidades. Embora uma aspiração regular e um cuidado permanente para evitar que poeiras e pó se acumulem nas suas fibras, a verdade é que mais tarde ou mais cedo vão certamente acabar por ficar sujos e manchados com as mais diversas nódoas.

Algumas das nódoas mais difíceis de remover são as de gordura, especialmente quando esta fica entranhada profundamente nas delicadas fibras de uma carpete ou tapete. No caso de uma carpete a situação ainda se complica mais, pois ao contrário de um tapete lavável na máquina, não é possível arrancar toda a carpete do chão e lavar da mesma forma. Torna-se por isso fundamental ter conhecimento de algumas técnicas eficazes de remoção de nódoas sem danificar as fibras.

Se não sabe por onde começar, confira agora as nossas dicas para o ajudar a remover nódoas de gordura de tapetes e carpetes.

Remoção de nódoas de gordura


O grande segredo para a remoção de nódoas de gordura é “ataca-las” o quanto antes, assim que a nódoa cai na superfície do tapete ou carpete. Aconselhamos as seguintes etapas:

  • Primeiro que tudo prepare e coloque todos os materiais que vai precisar para efetuar a limpeza perto de si. Lembre-se que a solução de limpeza depende do tipo de materiais com que a carpete ou o tapete são feitos. Se são feitos de lã, a melhor solução é optar por um solvente de limpeza a seco. Para material sintético, misture 1 colher de sopa de amoníaco doméstico , ¼ colher de chá  de sabão líquido com um quarto de água fria. Para tapetes orientais, faça uma solução de 1 parte de vinagre branco e 2 partes de água fria. Tenha à mão algumas folhas de papel de cozinha ou toalhas limpas brancas, uma garrafa de  spray, uma outra garrafa de spray com água fria, um aspirador de pó, e algo pesado, como um livro ou um prato.
  • Aplique a solução de limpeza mais adequada numa pequena área do tapete que normalmente não se encontra à vista, como um canto, um lugar mais escuro ou sob os móveis. Esta medida preventiva serve para garantir que a solução não irá causar danos, tais como manchas ou desbotar de cores.
  • Use um pano ou toalha limpa para absorver o máximo de gordura possível da área afetada. Evite esfregar, apenas faça uma ligeira pressão para a gordura passar da superfície do tapete ou carpete para o pano. Passe o pano sempre de fora para dentro da nódoa, de forma a evitar que esta aumente ou se espalhe.
  • De seguida, borrife a solução de limpeza (a mais adequada para o tipo de fibra do tapete ou carpete) na área afetada.
  • Volte a passar o pano limpo na nódoa e repita o processo até que mais nenhuma sujidade passe do tapete para o pano. Lembre-se no entanto, que deve ir mudando de pano sempre que este começar a ficar demasiado sujo. Em alternativa pode utilizar folhas de papel de cozinha.
  • Borrife com um pouco de água limpa fria para eliminar qualquer resíduo da solução de limpeza.
  • Volte a usar um pano limpo para retirar o excesso de água e garantir que o tapete fica completamente limpo.É muito importante que toda a nódoa seja removida, assim como a solução de limpeza, ou corre o risco desta ainda atrair mais sujidade para a superfície do tapete e carpete.
  • Para finalizar, estique um pano limpo sobre a área afetada e coloque um peso por cima (um livro ou um prato pesado) e deixe ficar assim durante algumas horas, de preferência toda a noite. Este simples processo vai garantir que qualquer resíduo que resista no tapete ou carpete seja completamente absorvido pelo pano.
  • Deixe secar e aspire cuidadosamente para que as fibras voltem a levantar e a ficar como anteriormente.


Deixe o seu comentário

Nome : Email :