Decoração com Tapetes e Carpetes Limpeza de Carpetes Limpeza de Tapetes

Como remover nódoas de urina de tapetes e carpetes

Os animais de estimação são fantásticos companheiros, mas também podem tornar-se numa verdadeira dor de cabeça para quem tem tapetes e carpetes em casa. Por muito tempo que tenha dedicado ao treino do seu cão ou gato, mais tarde ou mais cedo o desastre acaba por acontecer, ficando o seu tapete ou carpete com uma vistosa e pouco atrativa nódoa de urina.

As nódoas de urina de animais de estimação são muito difíceis de remover e o odor que permanece incentiva os seus animais a urinarem no mesmo local. Torna-se por isso fundamental conseguir remover este tipo de nódoas o quanto antes, pois quando a urina seca pode precisar de fazer uma limpeza de tapetes e carpetes mais profunda ou até ter de recorrer a limpeza profissional.

Neste artigo mostramos como pode remover nódoas de urina de tapetes e carpetes.

Instruções para remover nódoas de urina

  1. Se a nódoa ainda estiver fresca, então deve começar por tentar absorver a maior quantidade possível de líquido o quanto antes, uma vez que se deixar secar vai facilitar a proliferação de bactérias, responsáveis pelo mau cheiro. O método mais eficaz é usar várias folhas de papel de cozinha por cima da nódoa para que ensopem grande parte da urina do animal. Dependendo da quantidade de urina no tapete ou carpete poderá ter de usar várias folhas e repetir o processo diversas vezes, até que não seja mais possível absorver líquido.
  2. O passo seguinte é efetuar uma mistura com 50% de vinagre branco e 50% de água. Aplique a mistura sobre a nódoa com a ajuda de uma pequena escova, de forma a que a mistura se entranhe nas fibras da carpete ou do tapete. De seguida volte a usar folhas de papel de cozinha para ensopar o líquido em excesso. O vinagre vai ajudar a neutralizar o mau odor da urina do seu animal de estimação.
  3. Quando já estiver bem seco polvilhe um bom punhado de bicarbonato de sódio sobre a área suja. Faça uma mistura com uma solução a 3% de peróxido de hidrogénio (água oxigenada) e uma colher de chá de detergente.
  4. Coloque umas luvas e deite esta mistura sobre o bicarbonato que polvilhou anteriormente na nódoa.Com os dedos (não se esqueça de ter as luvas) ou com a ajuda de uma escova esfregue levemente a mistura na nódoa para que penetre bem. Deixe secar bem e de seguida passe o aspirador na zona. Use uma escova de cerdas duras para soltar o bicarbonato de sódio, se necessário.

Com esta receita caseira vai poder remover nódoas de urina deixadas pelo seu animal de estimação em tapetes ou carpetes. Para além de remover a nódoa de urina, esta receita consegue também remover eficazmente o mau odor associado à urina, o que vai evitar novas nódoas futuras. Nunca utilize produtos com amónia ou à base de amónia para limpeza de tapetes e carpetes com nódoas de urina. Um dos principais ingredientes da urina é a amónia, por isso se usar produtos com este componente para remover as nódoas vai estar a incentivar os seus animais de estimação a urinarem novamente no mesmo local. Muitos produtos de limpeza contêm este ingrediente, por isso leia primeiro o rótulo antes de os utilizar.



2 Comentários

  1. Carina B Paula 14 de Janeiro de 2013
  2. Carina B Paula 14 de Janeiro de 2013

Deixe o seu comentário

Nome : Email :