Limpeza de Carpetes Limpeza de Tapetes

Como remover nódoas de vinho tinto de tapetes e carpetes

Nódoas de vinho em tapetes e carpetes podem ser complicadas de remover, principalmente para quem não sabe que produtos aplicar e qual o método mais correcto para as limpar sem danificar as delicadas fibras do tapete.

Neste artigo vamos mostrar-lhe alguns métodos caseiros para remover nódoas de vinho de tapete e carpetes. No entanto, deve ter quatro coisas em conta ao remover nódoas de vinho tinto dos seus belos tapetes:

  • A rapidez com que limpa as nódoas faz toda a diferença no resultado final. Assim que o acidente acontece e o vinho tinto é derramado sobre o tapete ou carpete deve limpar imediatamente. Não espere que a nódoa seque, pois corre o risco de ter de usar métodos mais agressivos para a remover ou até mesmo de o dano se tornar irremediável.
  • Não esfregue a nódoa. Pressione apenas o produto de limpeza na zona afetada. A maioria de nós pensa que esfregando a nódoa sai mais facilmente, mas isso é um enorme engano. Na realidade, ao esfregar apenas está a a danificar ainda mais as fibras do tapete e pode até estar a alargar a nódoa.
  • Mantenha-se calmo. Não vale a pena entrar em pânico ou gritar com o responsável pelo acidente, pois existem formas eficazes e simples de remover a nódoa. Fique descansado que não vai precisar de substituir o tapete ou carpete.
  • Teste sempre qualquer produto de limpeza ou método caseiro num canto menos visível do tapete. Desta forma tem a certeza que é seguro aplicar no tapete todo sem o estragar.

Remover nódoas de vinho tinto com vinho branco


Quando derrama vinho tinto em tapetes, o vinho branco pode ser uma solução inesperada, mas bastante eficaz. O vinho branco ajuda a neutralizar a acção do vinho tinto e torna mais fácil remover a nódoa da superfície do tapete.

Instruções:

  • Deite um pouco de vinho branco na zona afetada.
  • Com um pano grosso e limpo (de preferência não tingido) ensope o líquido em excesso, pressionando gentilmente contra a superfície do tapete.
  • Evite esfregar ou poderá tornar a nódoa ainda maior e mais profunda.
  • Se a nódoa continuar visível, pode adicionar um pouco de sal ou água com gás para continuar a levantar os pigmentos.

Remover nódoas de vinho tinto com bicarbonato de sódio

Outra opção para remover eficazmente nódoas de vinho tinto de tapetes e carpetes é aplicar uma pasta caseira de bicarbonato de sódio.

Instruções:

  • Use um pano branco grosso e ensope o máximo de vinho tinto da superfície do tapete. Lembre-se de ir alternando as partes do pano que usa para limpar, de forma a que utilize sempre uma parte do pano seca e limpa.
  • Deite uma quantidade pequena de água sobre a zona afetada e continue a pressionar gentilmente o pano no tapete. A água vai ajudar a diluir a nódoa de vinho tinto. Certifique-se, no entanto, que não exagera na quantidade de água. Repita o processo até já não conseguir remover mais nada.
  • Faça uma pasta com um pouco de bicarbonato de sódio e uma pequena quantidade de água. Coloque a pasta diretamente sobre a nódoa.
  • Deixe secar.
  • Aspire os resíduos secos da pasta.

Se as nódoas de vinho tinto mesmo assim persistirem no tapete, pode precisar de aplicar um removedor de manchas para tapetes, de acordo com as instruções do fabricante, ou até mesmo precisar de recorrer a limpeza profissional.



3 Comentários

  1. Manuel Ribeiro 31 de Março de 2012
  2. Manuel Ribeiro 31 de Março de 2012
  3. Dina 2 de Abril de 2012

Deixe o seu comentário

Nome : Email :