Decoração com Tapetes Limpeza de Carpetes Limpeza de Tapetes

Como remover pêlos de animais de tapetes e carpetes

Quem tem animais de estimação em casa sabe o quanto eles podem alegrar a nossa vida, até mesmo naqueles dias em que estamos mais stressados ou cansados.

Sem dúvida que eles são companheiros fantásticos, mas também podem tornar-se numa verdadeira dor de cabeça para quem tem tapetes e carpetes em casa. É frequente os seus pêlos acabarem por ficar agarrados aos tapetes e carpetes, tornando-se por isso numa tarefa árdua remove-los completamente.

A tarefa de remoção dos pêlos torna-se especialmente difícil quando se trata de tapetes e carpetes de fibras mais longas e fofas, uma vez que os pêlos acabam por ficar enredados nas longas fibras. A situação vai-se ainda agravando mais com o passar do tempo e o uso e pisar constante do tapete ou carpete, que leva o pêlo a entranhar-se mais profundamente nas fibras.

Mas não se preocupe, porque tudo tem solução e, neste artigo, vamos mostrar-lhe algumas formas e técnicas eficazes para conseguir remover pêlos de animais dos seus tapetes e carpetes.

Dicas para remover pêlos de animais de tapetes e carpetes


A forma mais simples de acabar com o problema dos pêlos de animais é ter cuidado com o tipo de tapete ou carpete que adquire. Deve ter sempre atenção ao tipo de pelagem do seu animal antes de optar por uma determinada cor. De modo geral, os tapetes de cor escura ou demasiado clara são de evitar, pois os pêlos tornam-se mais visíveis. Por exemplo, se tiver um gato com pelagem mais clara, mantenha-se afastado de tapetes e carpetes de cor demasiado escura. Se por outro lado, os seus animais apresentam uma pelagem mais escura, evite tapetes e carpetes de tons mais claros. O ideal é escolher cores médias ou então tapetes e carpetes multicolores ou com padrões, pois escondem mais facilmente os pêlos.

 

 

Para evitar que os pêlos se acumulem e entranhem nos tapetes onde o animal de estimação costuma passar mais tempo em brincadeiras ou até a dormir, a melhor opção é colocar uma pequena manta no local onde o animal costuma estar. Desta forma a maior parte do pêlo ficará agarrado à manta e não às fibras do tapete. Periodicamente deve sacudir e lavar essa manta.

Estabeleça também uma boa rotina de limpeza. Adquira um bom aspirador e aspire os tapetes e carpetes várias vezes por semana. Se o aspirador for de saco, use de preferência um saco novo para que o aspirador tenha mais poder de sucção. Aconselhamos que esvazie o saco e limpe muito bem os filtros e as mangueiras sempre que estes fiquem obstruídos devido aos pêlos dos animais. Opte por um aspirador de grande eficiência, usualmente de saco, que tenha incluído um filtro de ar HEPA para uma maior eficiência e para remover os ácaros.

O pêlo mais entranhado pode ser facilmente removido com recurso a uma vassoura de borracha (alguns aspiradores também dispõem de um acessório deste género). A borracha trabalha em conjunto com eletricidade estática para atrair facilmente os pêlos dos animais.

Outro método bastante eficaz  é escovar bem o tapete ou carpete com uma escova de fibras duras antes de fazer a aspiração. À venda em lojas de animais e grandes superfícies comerciais também encontra disponíveis rolos adesivos feitos para remover pêlos e que são excelentes para conseguir ver-se livre até dos mais finos pêlos.

Para diminuir o problema do excesso de pêlo também deve escovar o seu animal de estimação frequentemente.



7 Comentários

  1. emerson araujo 24 de Junho de 2012
    • marilza 21 de Novembro de 2012
  2. Milly Barreiros 29 de Dezembro de 2012
  3. Gina Romana 11 de Fevereiro de 2014
  4. Gina Romana 13 de Fevereiro de 2014
  5. Milly Barreiros 6 de Junho de 2015

Deixe o seu comentário

Nome : Email :