Dicas de decoração de apartamentos, festas, eventos, decoração com tapetes, plantas e espaços pequenos

A escolha das cores na decoração de apartamentos

Longe vão os tempos de apartamentos enfadonhos e sem personalidade. Hoje em dia temos à nossa disposição uma grande variedade de produtos que nos permitem personalizar a decoração de apartamentos conforme os nossos gostos pessoais e estado de espírito.

As cores têm um papel fundamental na decoração, uma vez que provocam emoções conforme a tonalidade escolhida. No momento de escolher a cor que mais nos agrada para decorar determinada divisão, não importa apenas o nosso gosto pessoal. Também é importante estar atento às sensações e aos estímulos que cada tonalidade desperta em nós. As cores podem tornar o ambiente harmonioso, acolhedor, criar a ilusão de amplitude ou pelo contrário, conferir ao espaço um aspecto menor ou até repulsivo.

Antes de escolher a cor para o apartamento é importante ter em conta as características d0 ambiente, saber qual vai ser a sua função e qual a sensação que pretendemos transmitir a quem nele entra. Respondendo a estas questões torna-se mais fácil escolher a tonalidade a aplicar nas paredes ou até mesmo em todos os artigos complementares de decoração, criando um ambiente harmonioso e convidativo.

Azul

É uma cor que nos remete para o azul etéreo do céu e para imensidão do mar. É uma das cores mais populares na decoração e a mais aceite na maioria das culturas. Transmite espiritualidade, tranquilidade, conforto, relaxamento,  favorece o raciocínio e a intuição. A sua utilização permite criar uma sensação de amplitude em espaços reduzidos e criar ambientes simples, tranquilos e agradáveis.

Amarelo

Brilhante e alegre, o amarelo é uma das cores mais populares para cozinhas e combina na perfeição com tons quentes como o laranja e o vermelho. Transmite sensações de felicidade, inteligência, energia, alegria, optimismo e pureza e remete-nos para o calor do sol. Por ser uma cor quente traz para o ambiente a sensação de aconchego e secura. Tons de amarelo demasiado claros podem levar a que se perca o seu cariz vibrante e alegre da cor, mas é excelente para criar mais luminosidade na divisão. O amarelo é uma boa opção para um escritório, pois estimula a nossa criatividade.

Verde

O verde remete-nos para a natureza e a fertilidade. Tem a capacidade de transmitir a ideia de renovação, regeneração e cura. Considerada a cor que mais agradável para a vista, traz paz e segurança. É uma excelente cor para ser utilizada em escritórios ou na sala, pois não cansa os olhos.

Vermelho

O vermelho é a cor quente por excelência. É estimulante e apela à paixão e sensualidade. No entanto, não deve ser usada em excesso, sob pena de se tornar num tom demasiado agressivo. É a cor perfeita para ser utilizada num quarto onde queira transmitir muita energia ou criar um ambiente de sedução e romance.

Branco

Transmite pureza e é geralmente associada ao bom. É a cor mais aceite nas religiões, pela forma como nos remete para a espiritualidade. As emoções que sentimos estão associadas a simplicidade, pureza, humildade, clareza, perfeição, inocência, justiça, positividade e bondade. Por ser um tom neutro fica bem em qualquer ambiente e combina com qualquer cor. A sua utilização cria também a ilusão de maior amplitude e luminosidade.

 

Preto

O preto é a cor associada à elegância e sofisticação. Como o branco, é uma cor que combina com quase todo o espectro de tons. No entanto, deve ser usado com moderação, pois pode tornar o ambiente demasiado pesado e remeter para a depressão. Também transmite a ilusão de redução do espaço, por ser um tom escuro. É uma cor que evoca mistério e dramatismo.

Laranja

O laranja está associado à vida e à saúde. Estimula o apetite e transmite-nos vitalidade e energia. Por ser uma cor quente apela ainda à criatividade, ao mesmo tempo que intensifica a sensação de calor. A cor laranja é ideal para utilizar em ambientes com pouca luz. Aplique-a num quarto e acorde sempre com boa disposição.

Castanho

O castanho assume-se como uma cor neutra que pode ser combinada com outros tons mais distintos. Pode ser aplicada a qualquer divisão, embora seja mais popular em salas de estar ou jantar. Desperta emoções de conforto, longevidade, intimidade e tranquilidade.

 

Com a enorme variedade de cores disponível no mercado, por vezes torna-se complicado optar só por uma. Lembre-se que para a escolha perfeita o mais importante é o seu gosto pessoal e a função da divisão em causa. Tenha em conta também que pode sempre voltar a renovar o espaço trocando alguns pormenores decorativos, por isso opte por cores que lhe permitam alguma flexibilidade e que lhe garantam várias opções de decoração. Arrisque e divirta-se com a sua decoração de apartamento!

 

 

 

A escolha das cores na decoração de apartamentos
Inserido nas categorias Decoração de Casas

Etiquetas: , , , , , ,

Publicado por: em 25 Março, 2011

41 Comentários a “A escolha das cores na decoração de apartamentos”

  1. armando diz:
    A decoração das cores está muito bem agradeço o envio da mesma e fututamente.
  2. rogerio diz:
    Muito bom gosto. O castanho, verde, vermelho e o preto são maravilhosos. Parabens.
  3. ana santos diz:
    Adorei a sugestão que voces deram para pintura, o vermelho o azul e o verde ficaram o maximo.
    Obrigada.
  4. Amarilis Fontes diz:
    Achei lindo. Tem solucoes para todos os gostos. Estao de parabens
  5. Lígia Barros diz:
    Amei as dicas, todas de muito bom gosto! Parabens!!!
  6. Claudia Figueiredo diz:
    Bom dia

    Gostaria que me ajudassem na escolha de uma parede da sala (de jantar); tendo esta as cores castanho, preto e branco (cortinados castanho escuro/creme), moveis castanho claro, sofa preto e paredes brancas. Tenho a ideia de chocolate. será uma boa escolha? obrigada

  7. ola gostari de saber para um triplex que fica na esquina que cor fica bom estou com duvias eu ia pintar de vermelho mas acho muito forte vinho com marfim fica bom?
  8. fonseca. renaldo conceicao diz:
    estou fazendo eu mesmo a construcao do meu apto. e estou em fase de conclusao e acbamento, gostei muito do site, tirei algumas duvidas e gostaria de receber mais novidades.
    parabens…
  9. Maria do ceu diz:
    Ola!!

    Acabei de comprar minha casa e estamos em duvida em decorar a sala com uma das paredes de laranja e completar a decoraçao com castanho…

    As pesquisas que tenho feito esta usando muito roxo…mas nao queria colocar minha casa igual a todos…

    Queria palpites em relaçao ao laranja e castanho..

  10. Edneia Regina de Oliveira diz:
    Queria dicas de que cor pintar apartamento pequeno. Acho que as cores mais claras ampliam o ambiente.
    Abraços!!!
  11. Teresa Pereira diz:
    Adorei todas as hipóteses apresentadas. Muito bom gosto!!! Parabéns!!!
  12. Teresa Pereira diz:
    Adorei todas as hipóteses apresentadas. Muito bom gosto!!! Parabéns!!!
    Vou passar aos meus amigos!
  13. graciete melo diz:
    obrigado pelas dicas adorei, parabens
  14. graciete melo diz:
    por favor enviem-me cores que combinam com o vermelho estou aflita para decorar a minha casa( apartamento pequeno.)
  15. Alice diz:
    Muito Lindo! Recomendo as amigas
  16. Gisele diz:
    É um artigo muito importante! Adorei a sugestão das cores branca e verde .
  17. gostei do vermello e tudo di bom
  18. Fabiana Tavares diz:
    …Amei o branco, vermelho…Interessante!!! 🙂
  19. Fabiana Tavares diz:
    …Amei o branco, vermelho…Interessante!!! 🙂
  20. Fabiana Tavares diz:
    …Amei o branco, vermelho…Interessante!!! 🙂
  21. Fabiana Tavares diz:
    Amei…Interessante!!! :))
  22. Fabiana Tavares diz:
    Amei…Interessante!!! :))
  23. Fabiana Tavares diz:
    Amei…Interessante!!! :))
  24. Maria Elenice Sousa diz:
    Pedagoga Empresarial!
    Amei o amarelo vermelho!!!
  25. Maria Elenice Sousa diz:
    Pedagoga Empresarial!
    Amei o amarelo vermelho!!!
  26. Maria Elenice Sousa diz:
    Pedagoga Empresarial!
    Amei o amarelo vermelho!!!
  27. gostei do castanho e laranja
  28. Andrelize Ritzmann diz:
    achei lindo ! O azul marinho e o vermelho; linduss !*{}*
  29. Andrelize Ritzmann diz:
    achei lindo ! O azul marinho e o vermelho; linduss !*{}*
  30. Andrelize Ritzmann diz:
    achei lindo ! O azul marinho e o vermelho; linduss !*{}*
  31. Branca Cabral diz:
    Amei o azu dah ar de conforto e segiramça.
  32. Branca Cabral diz:
    Amei o azu dah ar de conforto e segiramça.
  33. Branca Cabral diz:
    Amei o azu dah ar de conforto e segiramça.
  34. poxa eu gostaria que minha planta do meu novo apartamento estivesse ai com vcs pra defenir. Eu acho que a sala e sala de jantar em formato de l, poderia cores diferentes, alem o teto tenho sanca aberta e luzes leds. e ai entra no corredor banheiro de um lado e um quarto masculino a direita e mais um quarto com suite. ate pensei em papel de parede. Sabe aquele negocio que nao é a marca da tinta vai resolver e sim o bom senso e um bom pintor. Resultado custo menor e satisfaç~çao em triplo. Podem me ajudar. nao curto cores fortes como vermelho, sala meus moveis sao antigos, cristaleiras. mas enfim Si puderem me ajudar e palpítar. eu vou ficar muito grato. boa pascoa moçada.
  35. aline diz:
    sala junto com cozinha com moveis branco e preto e ceramica branca qual cor devo usar nas paredes?
  36. posso mandar minha planta do meu apto pra vcs optar algo para mim estou indecisa
  37. Olá, estou indecisa na questão de cores para meu apt. Tenho fotos do decorado, gostaria de opiniões de terceiros. Posso mandar fotos da minha sala para vcs analisarem e me darem uma dica?
  38. samara ribeiro de souza diz:
    amei o vermelho e a cor da paixao
  39. Bia Melo Lima diz:
    Ola, estou querendo mudar as cores da minha sala, gostaria de ter a vossa opinião. Neste momento esta cor de vinho, verde e branco. e as minhas mobilias são brancas podem me dar uma dica?
  40. Usei preto, cinza e toques de amarelo e vinho em minha sala. Ficou demais!

Deixe o seu Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

© 2017. Todos os direitos reservados a Decoração de Apartamentos e | Dicas de decoração de apartamentos, festas, eventos, decoração com tapetes, plantas e espaços pequenos | Contactos | Quem Somos | Politica de Privacidade
Nome : Email :