Decoração de Casas Decoração de Cozinhas

Cozinhas retro: decoração divertida e original

Decorar ou renovar a cozinha com o estilo retro pode ser muito divertido e, com algum planeamento, nem precisa de ser muito dispendioso.

Se gosta de cores vibrantes, elementos vintage, mobiliário que evoque memórias e que conte uma história, então sem dúvida que o estilo de decoração retro é o mais indicado para si. Este estilo permite-lhe uma total liberdade de expressão e a capacidade para combinar elementos decorativos que há primeira vista parecem dissimilares, como acessórios vintage dos anos 50 e elementos mais modernos,  mas que em conjunto criam um estilo muito próprio.

Como conseguir o estilo retro


A decoração deve ser descontraída, personalizada e capaz de romper com o padrão de cozinhas tradicionais. Decorar a cozinha com este estilo não significa que os eletrodomésticos e todos os utensílios domésticos precisam de ser antigos. Pelo contrário! Hoje em dia várias  marcas disponibilizam produtos que nos remetem para os modelos do passado, mas mantendo o que há de melhor na atualidade.

É o caso dos electrodomésticos em estilo retro. Estão disponíveis em cores muito alegres como amarelo vivo, vermelho forte, azul bebé, entre outras, e são um dos principais elementos para conferir a uma cozinha moderna um pouco da atmosfera dos anos 50 e que nos habituámos a ver na casa das nossas queridas avós.

Na imagem seguinte mostramos alguns electrodomésticos da linha Brastemp retro.

 

Se o seu orçamento não lhe permite a compra de novos electrodomésticos ou se os que possui em casa ainda se encontram em boas condições, em alternativa pode optar por colocar um bonito adesivo na sua superfície. Estes adesivos são feitos especificamente para adornar electrodomésticos como frigoríficos, por exemplo, com os mais diversos padrões e cores. Para além de tudo são muito económicos e possuem a vantagem de poderem ser trocados sempre que quiser.

Na imagem seguinte podemos ver um bom exemplo destes adesivos em frigoríficos.

Outro pormenor muito importante na decoração de uma cozinha com estilo retro são os acessórios. À venda em lojas de decoração ou até grandes superfícies comerciais pode encontrar, hoje em dia, inúmeros acessórios decorativos de inspiração retro. Elementos como bonitos e alegres relógios de parede, utensílios de cozinha com padrões arrojados e recipientes coloridos são uma boa aposta para conseguir um ambiente retro, mas ainda assim moderno.

Nas imagens seguintes mostramos alguns exemplos dos acessórios decorativos que pode utilizar para conseguir uma decoração retro na sua cozinha.

 

 

Se o orçamento o permitir e, se a sua intenção é renovar toda a decoração da cozinha para que esta fique com um ambiente totalmente retro, então não deve esquecer-se de dar também importância ao revestimento das paredes e do chão com os padrões e cores adequados a este estilo de decoração. Neste caso, os pisos e paredes nas cores preto e branco são sempre uma boa escolha.

De seguida mostramos-lhe algumas imagens de cozinhas em que foi feita uma decoração em estilo retro e que pode utilizar como inspiração para a própria decoração da sua cozinha. Os ambientes criados primam pela alegria conseguida através das cores e pela enorme originalidade dos acessórios decorativos.

 

 

 

 

 

 



9 Comentários

  1. Rozana 3 de Novembro de 2011
  2. Priscila Silva 14 de Fevereiro de 2012
  3. Maria Isabel Monteiro Horta 25 de Maio de 2012
  4. Ana Galhardo 13 de Outubro de 2012
  5. Ana Galhardo 13 de Outubro de 2012
  6. Marilan Albuquerque 16 de Outubro de 2012
  7. Milly Barreiros 23 de Outubro de 2012
  8. Fernanda Domingos Costa 1 de Junho de 2013
  9. Eurenice Olliveira 6 de Outubro de 2013

Deixe o seu comentário

Nome : Email :