Decoração de Casas

Decoração de apartamentos pequenos

Hoje em dia cada vez mais pessoas vivem em apartamentos pequenos nos meios urbanos. Espaços que desafiam a nossa criatividade e põem à prova a nossa capacidade de torna-los aparentemente maiores graças à arte da decoração de apartamentos.

Quem vive em apartamentos pequenos sabe que só a ideia de mudar uma das divisões nos pode tirar várias noites de sono. Transformar um espaço pequeno, que normalmente não oferece grandes alternativas para uma organização eficaz e harmoniosa, em algo que se identifique connosco, seja bonito e que contribua para o nosso bem-estar, pode-se tornar num enorme desafio.

No entanto, a decoração de apartamentos pequenos não precisa ser um monstro de sete cabeças e até se pode tornar bastante simples e divertida, basta seguir algumas regras.

O uso da cor


Para evitar ambientes que pareçam demasiado pesados e estreitos, deve-se dar preferência a cores neutras. As cores claras, como os brancos e os cremes, criam a ilusão de uma divisão mais ampla, existindo sempre a possibilidade de apostar em detalhes e acessórios coloridos, como vasos e almofadas, para tornar a divisão mais viva e personalizada.

Móveis para apartamentos pequenos

A escolha dos móveis na decoração de apartamentos pequenos é fundamental para dar a ideia de profundidade da divisão que estamos a decorar. Devemos fazer um planeamento cuidado, de forma a que os móveis escolhidos sejam os mais indicados para o espaço e combinem de forma harmoniosa com os restantes elementos decorativos.

É de evitar o uso excessivo de móveis na divisão. Um apartamento pequeno com demasiado mobiliário vai parecer ainda mais pequeno. O estilo moderno e o uso de móveis com vidros transparentes dão uma sensação de amplitude e permitem maior passagem de luz.

Em alguns casos, uma opção bastante viável é o uso de móveis feitos à medida e flexíveis que sirvam vários propósitos, como por exemplo um sofá cama ou uma mesa de refeição extensível, que também pode ser utilizada como mesa de trabalho.

A importância de uma arrumação eficaz

Na decoração de apartamentos pequenos a arrumação tem lugar de destaque. Face à falta de espaço, deve-se optar por criar espaços de arrumação que nos permitam esconder todos os elementos que não fazem parte da decoração do apartamento, como é o caso das roupas, cds, electrodomésticos, etc.

Adquirir opções de arrumação em altura, por exemplo prateleiras e cestos nas paredes, em detrimento de móveis no chão, também é uma excelente ideia, porque vai permitir aproveitar de forma mais eficaz o reduzido espaço disponível.

Acessórios de decoração

É de evitar também o uso excessivo de objectos decorativos num apartamento pequeno. É preferível colocar à vista apenas os nossos objectos favoritos, evitando assim que o espaço pareça mais desordenado e pequeno.

A introdução de espelhos fazem o espaço parecer maior e ajudam a reflectir a luz, dando a sensação de mais espaço. Deve-se ainda dar preferência a cortinas que deixem passar bem a luz e que não sejam estampadas.

Em resumo, tudo o que precisamos de fazer para a decoração de um apartamento pequeno é seguirmos algumas dicas e dar uso à nossa criatividade. É sempre possível optimizar e transformar um apartamento pequeno numa habitação mais agradável e funcional, dando a ilusão de um lugar mais espaçoso e convidativo. Só é necessário efectuar um planeamento cuidado e fazermos as escolhas certas durante a decoração de apartamentos.

 



7 Comentários

  1. Luis 18 de Março de 2011
  2. Luis 18 de Março de 2011
  3. fonseca. renaldo conceicao 20 de Março de 2011
  4. Rosilene Kriger 14 de Julho de 2012
  5. Rosilene Kriger 14 de Julho de 2012
  6. Célia Tassoni 31 de Janeiro de 2013
  7. Neyde Costa 26 de Abril de 2016

Deixe o seu comentário

Nome : Email :