Decoração de Banheiros Decoração de Casas Decoração de Cozinhas Decoração de Quartos Decoração de Salas

Decoração de apartamentos

A preocupação com a decoração de apartamentos é um tema recorrente na sociedade dos nossos dias. A própria história da decoração tem vindo a sofrer ao longo dos séculos inúmeras transformações e evoluções, influenciadas pelos tempos, materiais, texturas e mercados.

Desde os primórdios da raça humana que os nossos antepassados preocupavam-se em assinalar as suas experiências através das pinturas nas suas grutas, contando histórias de lutas e proezas alcançadas, personalizando desta forma as suas habitações. Com a evolução dos tempos, começaram então a surgir as casas, os templos, os palácios, e com eles a necessidade do ser humano tornar o seu espaço único e agradável.

História da decoração


A palavra “decoração” remonta à antiga Roma (decoratione), mas só atinge a noção de conceito no antigo Egipto, conhecido pelas suas gravuras, esculturas, vasos e até móveis ornamentados.

Ao longo da evolução humana o Homem sempre se preocupou em documentar os seus feitos, como guerras ou tragédias, em acessórios decorativos como ânforas e frescos, que se tornaram fundamentais mais tarde para compreender a nossa própria História.

A decoração de apartamento significa tornar o espaço mais belo, mais de acordo com a forma de ser de quem o habita, contribuindo dessa forma para o seu bem-estar. Exige algum planeamento cuidado, permitindo conseguir combinar de forma harmoniosa cores, materiais, texturas e disposição de móveis e acessórios.

A decoração deve ser por isso considerada como uma forma de arte e mais do que nos encher os olhos, enche a própria alma. Um espaço bem decorado proporciona-nos prazer e conforto espiritual.

H. W. Janson, na sua obra “A História da Arte” (Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa, 1989) afirma que a arte tem origem na  necessidade do homem de decorar, enfeitar o mundo que o cerca,  embelezar sua vida e a do  seu habitat.

Inicialmente surgiram objectos como as cadeiras, escabelos, baús e camas. A história da decoração, nos seus primórdios,  confunde-se com a do mobiliário. E, é claro que assim o seja pois, o mobiliário  foi e continua a ser o elemento essencial na decoração.

A evolução do conceito

O conceito de decoração como o conhecemos hoje, só surgiu após a época do Renascimento, com destaque para o empenho dos reis “Luíses” em França, e em especial  Luís XIV, com o seu Palácio de Versailles.

A evolução rápida dos materiais e tecnologias, bem como o desenvolvimento social e cultural, fazem com que o mundo da decoração de apartamentos esteja sempre em contínua mutação, trazendo até nós inúmeras possibilidades de decorar o nosso espaço e de o adaptar às nossas preferências.

Hoje em dia existem diferentes estilos para a decoração de apartamentos, relacionados  com épocas, texturas, cores e tendências, que transformam a arte de decorar numa aventura livre de barreiras e limites. Estilos como Art Deco, Modernismo, Oriental, Anos 60, entre outros, que dão largas à imaginação e criatividade de qualquer decorador, quer este seja profissional ou, como a maior parte de nós, amador.



15 Comentários

  1. Luciane Guntzel 18 de Março de 2011
  2. Lia Macedo 3 de Abril de 2011
  3. sandra lucia de menezes barboza 6 de Abril de 2011
  4. Isilda Costa 7 de Abril de 2011
  5. Maria do Carmo 8 de Abril de 2011
  6. paula silva 26 de Maio de 2011
  7. Luciana 17 de Outubro de 2011
  8. Manuela Gomes 25 de Janeiro de 2012
  9. Alzira Da Silva Raymundo 27 de Janeiro de 2012
  10. Alzira Da Silva Raymundo 27 de Janeiro de 2012
  11. Elisangela Portela Werner Oliveira 17 de Setembro de 2012
  12. Elisangela Portela Werner Oliveira 17 de Setembro de 2012
  13. EDILVA 15 de Janeiro de 2013

Deixe o seu comentário

Nome : Email :