Decoração com plantas Decoração de Casas Decoração de Cozinhas Decoração de Quartos Decoração de Salas

Decoração com flores

Os pequenos pormenores fazem toda a diferença na decoração de apartamentos, não sendo por vezes necessário uma renovação completa e exaustiva para criar novos ambientes repletos de focos que captam a nossa atenção. Algo tão simples como um simples arranjo de flores em cima de uma mesa ou num canto da divisão trazem vida ao seu apartamento e um colorido difícil de atingir com outro tipo de objectos decorativos. Se tem gosto por flores ou plantas, então este artigo é para si.

Tipos de flores


Normalmente quando pensamos em flores a primeira ideia que nos vem à mente são as flores naturais. No entanto, nem todos nós temos disponibilidade para nos ocupar da manutenção que as flores naturais exigem, quer seja devido à nossa vida profissional ocupada ou uma vida familiar muito preenchida, que nos reserva pouco tempo para hobbies. Apesar das flores naturais serem símbolo de beleza por excelência, hoje em dia existem várias opções no mercado, que vão desde os mais simples arranjos de flores naturais, a flores artificiais, flores secas, em vidro, de seda ou até mesmo de papel.

Cada tipo de flores irá conferir uma sensação e aspecto diferente ao ambiente que está a decorar e deverá ser escolhido de forma a ficar em perfeita sintonia com o resto da decoração do apartamento. No caso de ter animais em casa, por exemplo, deverá optar por arranjos de flores artificiais. Alguns tipos de flores ou plantas podem colocar em risco a saúde dos nossos animais de estimação, por isso informe-se primeiro acerca das características de cada flor ou planta, antes de a inserir na habitação. Apesar das flores artificiais necessitarem de menor manutenção, exigem uma limpeza regular, pois podem acumular pó e sujidades.

A decoração com flores torna-se mais fácil e económica quando estas são escolhidas de acordo com a época do ano. Algumas flores estão disponíveis durante todo o ano, outras há que são características de determinada estação, como é o caso dos girassóis no verão ou as tulipas na primavera.

Flores na sala

Para a sala prefira flores frescas, bonitas e de tons suaves. Flores naturais conferem ao ambiente um aspecto acolhedor e relaxante. Coloque vasos robustos em zonas de maior passagem para prevenir pequenos acidentes, ou opte por arranjos de flores mais modestos em zonas destacadas da divisão, como o centro da mesa ou em mesas de apoio. No verão, quando a lareira não estiver a ser utilizada, pode colocar um bonito arranjo de flores secas no seu interior ou no topo da mesma em lados opostos, de forma a criar algum equilibrio na decoração. Outra excelente opção é colocar uma elegante jarra transparente de flores perto dos retratos da família, focando o nosso olhar para aqueles momentos da família que gosta de expor. Flores e velas fazem são também são sempre uma aposta ganha.

Flores no quarto

O uso de flores no quarto adiciona um efeito calmante ao ambiente. Pode optar por escolher flores de cores intensas, que dão personalidade à divisão, ou cores mais neutras, que apelem ao relaxamento e bem-estar. Escolha flores frescas naturais para criar um aroma agradável no quarto e proporcionar um ambiente de romantismo. Pode ainda combinar as flores com a roupa de cama ou o tom das paredes, para ganhar sintonia entre todos os elementos presentes na decoração.

Flores na cozinha

Flores de seda ou com um aspecto mais antigo são uma boa opção para decorar uma cozinha. Flores naturais também são uma opção a ter em conta, mas lembre-se que a cozinha é normalmente uma divisão de temperatura mais elevada e de fumos, podendo as plantas e flores ressentirem-se. A cozinha por ser uma das divisões mais utilizadas pela família, não é o local indicado para uma decoração com flores mais sensíveis. Pode dispôr as suas flores no centro da mesa da cozinha ou até no peitoril da janela, conferindo à divisão um ambiente mais dinâmico e repleto de cor.



6 Comentários

  1. Ana Maria Campos 8 de Abril de 2011
  2. Maíra 11 de Abril de 2011
  3. JOSELENE ONO 12 de Abril de 2011
  4. Alice de Pinho 28 de Abril de 2011
  5. wilma rodrigues starling 10 de Agosto de 2011
  6. ana 24 de Agosto de 2011

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.