Decoração de Casas

Decoração com móveis de duplo uso

O uso de móveis com duplo uso, ou seja, que servem duas ou mais funções distintas dentro de uma mesma divisão, é a opção perfeita para quando existem limitações de espaço na decoração. Sofás-cama, mesas de refeição que se transformam em mesas de trabalho, secretárias de tirar e pôr, só para dar alguns exemplos, permitem tirar o máximo rendimento do espaço e do orçamento, uma vez que deixa também de ser necessário gastar dinheiro em dois móveis distintos.

Por isso, se no espaço disponível apenas cabem algumas peças de mobiliário absolutamente essenciais, então escolha as que podem satisfazer diversas funções.

Aqui vos deixamos com algumas sugestões de móveis e decorações que podem ter duplo uso.

Sofá-cama


 

 

Um sofá-cama numa sala de estar ou num escritório é uma boa aposta para conseguir ter um espaço de dormir improvisado para visitas ocasionais. É o caso da imagem acima, em que rapidamente se transforma uma sala num confortável quarto de visitas, e em que também a mesa auxiliar se converte numa prática mesinha de cabeceira. Até as almofadas colocadas inicialmente no sofá para encosto e elemento decorativo oferecem dupla função, pois podem ser usadas para dormir.

Cama camuflada

 

 

Outra solução para ter uma cama extra numa apartamento ou casa com algumas limitações de espaço é optar por um móvel com cama embutida , mas camuflada, como o caso da imagem acima. Na função normal da divisão a cama fica oculta dentro do móvel, tirando-se assim maior partido do espaço disponível. Quando existe necessidade, basta abrir a cama e converter o espaço num confortável quarto provisório. Especial destaque  também para o baú de arrumação que se pode converter numa mesinha de cabeceira. Uma proposta prática, económica e, que ainda assim, permite receber os seus convidados com o maior dos confortos.

 

 

Mesas multiusos

 

 

Uma mesa multiusos pode ser utilizada em qualquer divisão da casa e embora um pouco mais dispendiosas que as versões normais, são sem dúvida uma forma inteligente de aproveitar melhor o espaço. O exemplo acima é ideal, por exemplo, para utilizar numa sala de estar, de convívio ou multimédia. Quando fechada as suas linhas simples e elegantes inserem-se na perfeição no estilo de decoração envolvente. Quando aberta  a mesa revela pequenos elementos que não precisam de estar à vista, mas que ainda assim podem ser facilmente utilizados sempre que necessário.

Mesa de refeição e consola

 

 

Numa sala de dimensões menores,  em que todo o espaço precisa de ser muito bem aproveito, a solução acima é sempre uma boa aposta.  Quando a mesa tem as abas para baixo pode ser utilizada como consola, mesa de apoio ou até uma área de trabalho. No entanto, sempre que necessário basta abrir as abas para ficar com uma mesa maior de refeições, que neste caso ocupa, mesmo assim, pouco espaço atrás do sofá.

Estas são apenas algumas sugestões de móveis com duplo uso que poderá utilizar na decoração da sua casa. Facilmente irá encontrar diversas opções à venda, em lojas de mobiliário ou até grandes superfícies comerciais, que poderá adquirir e combinar com a decoração já existente, de modo a tirar melhor proveito de cada centímetro de espaço disponível.



6 Comentários

  1. Milly Barreiros 12 de Outubro de 2012
  2. Maria Aparecida Camões Pereira 14 de Outubro de 2012
  3. Ana Carmen Simões 15 de Outubro de 2012
  4. Maria Guerreiro 15 de Outubro de 2012
  5. Lúcia Ciríaco 5 de Setembro de 2013
  6. Marilia Silva 22 de Novembro de 2013

Deixe o seu comentário