Decoração com plantas Decoração de Casas

Decoração com plantas: A Kentia

A Kentia é uma das plantas mais populares para decorar apartamentos. O seu crescimento lento e manutenção fácil, aliados à sua beleza e resistência, tornam-na numa das principais escolhas para principiantes. De adaptação fácil às condições de luz num apartamento, a Kentia necessita  no entanto, de alguns cuidados específicos para manter toda a sua vivacidade e esplendor. Neste artigo vamos mostrar-lhe todos os cuidados de que necessita.

Origem e família da Kentia


A Kentia, de nome científico Howea forsteriana, pertence à família das palmeiras e é originária  da ilha de Lord Howe, ao largo da costa oriental de New South Wales, Austrália. É uma planta perene, composta por um tronco e várias ramagens com uma forma que se assemelha a um leque. No seu habitat natural alguns exemplares podem atingir mais de dezoito metros, mas no interior de um apartamento alcançam os três metros de altura.

Por ser uma planta de crescimento lento em interiores e ser bastante resistente, não exige uma manutenção demasiado cuidada, acabando inclusive por sobreviver em condições menos favoráveis. Torna-se no entanto necessário proceder a uma rega adequada, como acontece com qualquer outra planta natural e evitar que esteja em contato com luz solar directa.

Cuidados essenciais

A Kentia é uma planta que resiste bem à falta de luz, embora menos luz atrase significativamente o seu crescimento. Deve estar localizada numa zona do apartamento mais luminosa, mas sem que apanhe luz solar directa. Quando colocada no exterior tem preferência por locais com sombra ou meia-sombra, apenas tolerando a luz directa do sol quando atinge os 5 anos. As Kentias adultas necessitam de mais luz que as Kentias mais jovens.

É um tipo de planta que se dá melhor em zonas com temperaturas entre os 14ºC e os 18ºC, devendo-se ter cuidado com fontes de calor e correntes de ar. Dá-se melhor numa divisão bem ventilada do apartamento.

Quando localizada no interior não deve ser regada em demasia. No verão a rega deve ocorrer apenas duas vezes por semana e no Inverno duas vezes por mês. Tenha cuidado para não deixar secar completamente o substrato entre regas. A terra deverá conter sempre um pouco de humanidade, mas não ficar encharcada, umas das principais causas de apodrecimento das raízes e consequente morte da planta. Para manter a sua beleza deverá ainda pulverizar a Kentia uma vez por semana no Inverno e duas no Verão.

Sendo uma planta de  crescimento mais lento em interiores, a Kentia beneficia de uma fertilização adequada. Encontra no mercado fertilizantes especificos para serem usados em plantas da família das palmeiras, como é o caso da Kentia. O fertilizante líquido deverá ser misturado na água da rega no período entre a Privamera e o Verão, época em que regista maior crescimento. Fertilização nos meses mais frios deverá ser mais espaçada.

Pragas e conselhos práticos

Doenças em plantas interiores são um acontecimento raro, mas as pragas infelizmente são um mal bastante comum. Alguns insectos de escala bem pequena atacam palmeiras, como pulgões e ácaros. O óleo de nim é uma poderosa arma para a prevenção de pragas que se alimentam da Kentia. Este óleo é obtido da prensagem das sementes de nim, uma árvore originária da Índia.

Folhas com teias-de-aranha e manchas cinzentas são causa de ácaros vermelhos. Para eliminá-los basta utilizar um inseticida específico.Folhas amarelecidas podem ocorrer devido a uma má localização da planta, como um local pouco arejado e com demasiado calor. Para a sua recuperação coloque-a num lugar mais fresco e aumente a frequência das regas.

Para eliminar pó da sua delicada folhagem pode utilizar um pano húmido para limpar as folhas e borrifar a Kentia frequentemente para que mantenha alguma humidade, evitando também que seja afetada por um clima mais seco.

A Kentia é um elemento decorativo valioso e de extrema beleza para qualquer divisão do seu apartamento, ajudando a criar um ambiente de maior vivacidade. A sua fácil manutenção torna a Kentia numa das plantas mais indicadas para a decoração de apartamentos e para principiantes.



6 Comentários

  1. patricia 3 de Maio de 2011
  2. adriana ramos gabry 3 de Maio de 2011
  3. Paula Pereira 3 de Maio de 2011
  4. Cristina Medronho Carvalho 31 de Maio de 2012
  5. Matheus Reis 16 de Setembro de 2013
  6. Samanta Fonseca 21 de Julho de 2016

Deixe o seu comentário

Nome : Email :