Decoração com plantas Decoração de Casas Decoração de Jardins

Decoração com plantas: as melhores plantas aromáticas para cultivar em casa

Desfrutar de um jardim de ervas aromáticas no interior da sua própria casa não é uma tarefa impossível. Na realidade, as ervas aromáticas são plantas fáceis de manter, quando tidos os cuidados fundamentais para se manterem saudáveis e bonitas.

Para cultivar as suas plantas aromáticas em casa o ideal é que o faça em vasos, posteriormente colocados num local bem iluminado, mas onde não apanhem muito calor durante o dia. O mais apropriado é coloca-las perto de uma janela ventilada ou numa varanda. Pode optar pelo seu cultivo em vasos ou numa floreira, mas tenha em atenção que os recipientes escolhidos devem ter sempre um tamanho adequado à quantidade de ervas que pretende semear.

Embora possa plantar qualquer tipo de erva aromática na sua casa ou jardim, a verdade é que algumas são mais populares ou mais simples de manter. No entanto, o seu cultivo pode ser mais complicado, aconselhando-se por isso que as adquira já crescidas.

No artigo de hoje vamos mostrar-lhe algumas dessas plantas aromáticas adequadas e populares.

 

 

Coentros


É uma das plantas aromáticas mais plantadas no interior de casa, uma vez que é também muito utilizada na confeção de refeições. Trata-se de um arbusto de folhas recortadas e flores delicadas. Contudo, não são apenas as suas folhas que são utilizadas. Também podemos aproveitar as suas sementes picantes, recheadas de óleos essenciais e ácidos orgânicos.

Os coentros devem ser cultivados em terra solta e bem drenada. São plantas que apreciam bastante luz, mas que devem estar em locais protegidos.

Salsa

De folhagem lisa ou frisada, a salsa é também uma erva aromática simples de manter na sua casa. Como os coentros deve ser plantada num solo solto e num local com bastante sol. Aguenta-se bem tanto no verão como no inverno, embora alguns cuidados sejam essenciais para manter a sua frescura. Mantenha os vasos resguardados do frio e do calor extremo.

Tomilho

Existem diversas variedades de tomilho, que crescem facilmente em vasos e floreiras no interior de uma casa. É uma planta aromática que aprecia o calor  e que floresce a partir de Maio, apresentando nesse período umas bonitas flores azuis. No inverno também se pode manter saudável, desde que coberto e ao abrigo de chuvas fortes e geadas.

Hortelã-pimenta

De folhas verdes, aroma e sabor intenso, a hortelã-pimenta é também uma das ervas aromáticas mais cultivadas. As suas folhas contêm óleos essenciais com propriedades terapêuticas, especialmente indicadas para o tratamento de perturbações digestivas, inflamações, espasmos e dores gerais. São também bastante utilizadas para fins culinários.

Dá-se melhor com o tempo quente, sendo pouco tolerante às temperaturas frias do inverno.

Orégão

O orégão é um arbusto com diversas ramificações e cujo cultivo pode ser feito através de sementes ou divisão. De forma a florescer é aconselhado fazer uma poda no período da primavera, prolongando-se o seu cultivo até ao Inverno, desde que protegido da geada.

Como acontece com outras plantas aromáticas, também o orégão é muito utilizado na confeção de pratos culinários, sendo muito utilizado nos pratos italianos, como massas e pizzas.

Manjericão

Uma das plantas aromáticas mais perfumadas e saborosas. À semelhança de outras ervas também o manjericão contém óleos essenciais como o estragol, cânfora e linalol, ácidos orgânicos e generosas doses de vitaminas C e A, sendo muito utilizado como tempero na cozinha.

É uma planta aromática que precisa de ficar num local com muito sol e ser cultivada num solo permeável. O manjericão precisa ainda de proteção contra a geada.



12 Comentários

  1. Maria 15 de Maio de 2012
  2. Almeida Nina Nina 15 de Maio de 2012
  3. Almeida Nina Nina 15 de Maio de 2012
  4. Glória Vilaça 15 de Maio de 2012
  5. Pinheiro Augusto 15 de Maio de 2012
  6. Pinheiro Augusto 15 de Maio de 2012
  7. Simone Oliveira 16 de Maio de 2012
  8. Giselle Simões 16 de Maio de 2012
  9. Cristina Medronho Carvalho 16 de Maio de 2012
  10. Artur Areosa 17 de Maio de 2012
  11. Sandra Marina Ferreira 17 de Maio de 2012

Deixe o seu comentário

Nome : Email :