Dicas de decoração de apartamentos, festas, eventos, decoração com tapetes, plantas e espaços pequenos

Decoração com plantas: Cactos e plantas suculentas

Segundo a filosofia do Feng Shui os cactos são vistos como Guardiães, uma vez que purificam o ambiente. Alguns especialistas acreditam mesmo que os cactos agem como uma barreira para os raios gama emitidos por computadores e aparelhos de TV.

Os cactos e plantas suculentas são a opção perfeita para quem dispõe de pouco tempo para cuidar de plantas de interior. São plantas que se dão em qualquer canto do seu apartamento ou até no exterior, que apreciam muito sol e que exigem poucos cuidados.

São plantas que podem crescer facilmente em recipientes pouco fundos, como é o caso dos vasos habitualmente usados para os bonsais. No entanto, também precisam de alguns cuidados essenciais e do solo apropriado para se manterem nas melhores condições.

Vamos conhecer um pouco mais acerca destas maravilhosas plantas.

Origem e características dos cactos e plantas suculentas

Apesar deste tipo de plantas se encontrarem, hoje em dia, em qualquer parte do mundo, as grandes famílias têm a sua origem na África, Arábia ou Austrália. Os cactos fazem parte da família das Cactáceas e possuem uma aréola, que os distingue das restantes suculentas, e de onde surgem todos os brotos, espinhos e flores.

Uma das suas principais características é o facto de serem muito resistentes e terem uma enorme capacidade de adaptação até às condições de vida mais duras, às quais a maioria das plantas não conseguiria resistir.

São plantas que se encontram nas mais diversas formas e tamanhos, algumas com flores que podem ser delicadas e minúsculas ou grandes, sedosas e coloridas. Independentemente da espécie, todas elas apresentam uma estrutura carnosa, folhas e raízes, onde conseguem armazenar água para longos períodos de seca e que lhes permitem aguentar até as temperaturas mais elevadas.

Cuidados essenciais

  • Em primeiro lugar, tenha em conta que não deve manusear os cactos sem luvas. Para ajudar a manuseá-los deverá utilizar uma pinça ou tenaz.
  • São plantas que necessitam de muita luz, sendo necessária luz solar directa para que se desenvolvam nas melhores condições. Por esta razão, coloque-as perto de uma janela se as mantiver no interior da casa.
  • Não necessitam de uma rega abundante. A rega deve ser feita apenas quando a terra ficar seca. No Inverno, a rega deverá ser evitada, pois normalmente entram em repouso, e a água só irá favorecer o aparecimento de fungos e bactérias.
  • O substrato ideal para o cultivo de cactos depende da disponibilidade de cada região. Casca de pinus (tratada) triturada, casca de arroz carbonizada, pó da casca de coco triturada… sempre adicionado de areia grossa lavada, para possibilitar uma boa drenagem.
    Uma dica de substrato, quando não houver outra solução: 1/3 de terra comum, 1/3 de areia grossa e 1/3 de matéria orgânica (humus de minhoca, esterco curtido, etc.).
  • Por vezes os cactos e plantas suculentas podem ser atacados por insectos, como pulgões, que podem causar a morte prematura destas plantas. A melhor opção para as tratar é retirar a planta do substrato e lavar muito bem com uma escova macia e sabão até a eliminação total dos pequenos insectos. De seguida deverá deixá-lo secar à sombra por uma semana, e preparar novo vaso.

Decoração com plantas: Cactos e plantas suculentas
Inserido nas categorias Decoração com plantas, Decoração de Casas

Etiquetas: , , , ,

Publicado por: em 19 Setembro, 2011

6 Comentários a “Decoração com plantas: Cactos e plantas suculentas”

  1. Cristina Medronho Carvalho diz:
    Não sabia dessa característica dos cactos. Vou comprar correndo. Vivendo, lendo e aprendendo. Thanks.
  2. adoro as plantas suculentas, perto de fontes e pedras então, ficam maravilhosas…
  3. Adoro flores e plantas grandes mas não sei cultivar adorei esta matéria.
  4. que buena informacion nos brinsa
  5. estou comecando um anbiente de orquideas cactos e suculentas`´ amo tudo isso´-deus e perfeito ne pessoaL

Deixe o seu Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

© 2014. Todos os direitos reservados a Decoração de Apartamentos e | Dicas de decoração de apartamentos, festas, eventos, decoração com tapetes, plantas e espaços pequenos | Contactos | Quem Somos | Politica de Privacidade