Decoração com plantas Decoração de Casas

Decoração com plantas: Calla ou Copo de Leite

No artigo de hoje vamos falar de mais uma excelente planta para a decoração do seu apartamento: a Calla. São também conhecidas como Copo de Leite ou Boca de Jarro devido ao curioso formato da sua flor branca, que em tudo se assemelha a um jarro ou copo.

É uma belíssima planta, associada à pureza e apreciada desde os tempos mais antigos, tanto como flor de corte quanto na composição de jardins. É da família das Aráceas e tem origem na África do Sul.  A Calla é uma planta herbácea robusta e perene. Não é muito alta, atingindo cerca de 0,60 a 1 metro de altura. As suas folhas são de cor verde escura brilhante e fica muito bonita em arranjos ornamentais, tanto para ocasiões mais informais como eventos mais formais, que necessitam de uma ornamentação mais elegante.

É uma planta que se adapta facilmente a qualquer tipo de clima, podendo ser cultivada no exterior ao sol ou em locais cobertos e protegidos como um apartamento, desde que estes locais sejam bem iluminados.

Cuidados essenciais a ter com a Calla


Como acontece com qualquer tipo de plantas, também a Calla necessita de alguns cuidados essenciais para se manter bonita e saudável durante todo o ano.

Destacamos os seguintes cuidados:

  • Solo – A Calla é uma planta que precisa de um solo bem drenado e rico em oxigénio e nutrientes, embora também consiga sobreviver em solos bastante húmidos. Aconselhamos que previamente ao seu cultivo adicione uma boa quantidade de fertilizante orgânico ao solo. A adubação com NPK rico em fósforo pode ser feita posteriormente antes de cada floração para estimular uma maior produção de flores.
  • Luz – Embora seja uma planta que aprecie bastante luminosidade, prefere locais com luz solar indireta ou meia-sombra. Ressente-se com luz solar excessiva, podendo esta queimar as suas delicadas flores. Uma menor intensidade de luz no interior do apartamento resulta também numa menor floração e aumento do desenvolvimento das suas folhas, mas também estas são um dos seus maiores atributos e responsáveis pela sua beleza.
  • Temperatura – Prefere os climas suaves e pouco frios, embora possa suportar temperaturas até 4º C. Em áreas com geadas de inverno, as plantas irão sobreviver no exterior, enquanto os vasos estiverem completamente submersos na água, mas o mais seguro é mantê-las no interior do apartamento nos meses mais frios e posteriormente coloca-las no exterior novamente por volta da Primavera.
  • Rega – Aprecia regas abundantes durante a fase de floração. Por volta do outono, a frequência com que rega a Calla deverá diminuir gradualmente. Se plantadas em canteiros comuns devemos mantê-las sempre muito bem regadas e com solo constantemente húmido, sem se preocupar muito com encharcamentos.
  • Reprodução – Esta planta reproduz-se pelas mudas formadas junto ao rizoma da planta-mãe, sendo elas separadas após o florescimento. Qualquer secção da haste subterrânea pode ser usada para a reprodução. Os fragmentos devem ser plantados a 10 -15 cm de profundidade na posição horizontal.



2 Comentários

  1. Trochamm Francisca 10 de Fevereiro de 2012
  2. Mariaarruda Arruda 1 de Julho de 2012

Deixe o seu comentário

Nome : Email :