Decoração com plantas Decoração de Casas

Decoração com plantas: cinerária

A cinerária é a planta perfeita para dar um toque de cor ao seu jardim ou interior do apartamento. É uma linda planta que floresce entre dezembro e maio e adapta-se muito bem à decoração de qualquer ambiente, uma vez que se pode encontrar nas mais variadas tonalidades.

Em divisões mais sóbrias, certamente, que a cinerária irá dar um colorido especial ao ambiente, tornando-o mais alegre e vivo. Entre as cores mais populares encontram-se as cinerárias roxas, azuis, malvas e purpuras, mas existem ainda de outras tonalidades igualmente bonitas.

Como acontece com outro tipo de plantas, também a cinerária exige diversos cuidados essenciais para se manter como uma planta bonita e florida. Por isso, neste artigo vamos dar-lhe algumas informações básicas e orientações acerca dos cuidados essenciais com que se deverá preocupar.

 

 

Origem e características


A cinerária é da família das Asteraceae e tem origem nas ilhas Canárias, em África. É uma planta herbácea perene, que pode crescer até 60 cm de altura, apresenta ramagem e folhagem branco-tormentosa e muito ornamental. As suas folhas possuem um aspecto aveludado muito bonito e as flores formam-se frequentemente mesmo em climas mais frios. As suas flores podem apresentar diversas tonalidades, sendo as de cor branca, rosa, vermelho-púrpura, azul e roxo as mais comuns.

Cuidados essenciais

Alguns cuidados são essenciais para manter estas plantas de boa saúde e sempre bonitas. Destacamos os seguintes:

  • Luz – A cinerária é uma planta que aprecia luz intensa. No entanto, esta não deve ser de  luz solar direta, pelo que deve ser colocada a meia-sombra, evitando assim uma exposição excessiva ao sol que poderia queimar as suas folhas e flores. No interior do apartamento opte por colocar as plantas em janelas ou varandas, mas novamente frisamos que sempre em locais com exposição à luz indirecta. Também não é aconselhável que fique em locais muito escuros, uma vez que necessidade de luminosidade para florescer e crescer.
  • Temperatura – É uma planta que não se dá bem com temperaturas demasiado frias. Menos de 10ºC pode levar à sua decomposição. Contudo, é também necessário ter cuidado com o calor excessivo. Acima dos 15ºC começam a cair as suas belas flores. O ideal é que coloque a cinerária num local com temperatura amena e estável.
  • Rega – A rega da cinerária deve ser feita frequentemente, uma vez que é uma planta que aprecia o solo um pouco húmido, mas não excessivamente. Nas plantas de interior colocar o vaso sobre um prato com água para a planta a absorver, evitando assim molhar as folhas. Cuidado com os encharcamentos, pois estes podem levar ao apodrecimento das raízes e, consequentemente, à morte prematura da planta.
  • Adubação – Durante o período de floração deve ser adicionado à água da rega um fertilizante líquido a cada duas semanas.


4 Comentários

  1. Maria Manuela Santos 30 de Março de 2012
  2. José Dos Santos 4 de Maio de 2012
  3. Helinalda Souza 30 de Julho de 2012
  4. Sonia Regina de Lima 19 de Junho de 2014

Deixe o seu comentário

Nome : Email :