Decoração com plantas Decoração de Casas

Decoração com plantas: Coléus

O Coléus é uma planta muito apreciada e popular na decoração das  nossas casas devido ao colorido das suas folhas. É uma planta indicada para apartamentos, sendo muito fácil de cuidar e manter saudável.

O seu enorme colorido é capaz de trazer vivacidade e alegria até à divisão do apartamento mais sóbria e escura. No entanto, e como sucede com qualquer outra planta, também o Coléus precisa de alguns cuidados essenciais para se manter nas melhores condições e fabuloso durante todo o Inverno.

Neste artigo vamos mostrar-lhe o que é necessário para manter esta planta sempre bonita e saudável.

Origem e características do Coléus


O Coléus, ou cóleo como também é conhecido, é uma planta que teve origem na Índia, África e em regiões tropicais da Ásia e pertence à família das Lamiaceae. Pode chegar aos 50 cm de altura, existindo uma enorme variedade de espécies e híbridos, cuja folhagem diferencia-se por pequenas mudanças no formato das folhas e pela grande variedade de coloridos combinados, que podem ser verde-claro, bronze, púrpura, vermelho-arroxeado, carmesim, verde-escuro e diversas tonalidades de amarelo e laranja. As suas folhas são dentadas, mais ou menos largas conforme as espécies.

É uma planta conhecida por durar vários anos mas, muitas vezes, perde folhas devido à secura do ambiente ou por falta ou excesso de rega. Quando tidos os cuidados essenciais para o seu desenvolvimento saudável, as suas folhas coloridas e muito vistosas voltam a crescer sem problemas.

A sua floração ocorre no verão, através de uma espécie de espiga formada por pequenas flores azuis que é conveniente tirar para que a planta não perca força.

Em relação à poda, a melhor época para a efectuar é no Outono, período em que começa a perder parte das folhas. Deixe apenas os rebentos, de forma a que eles voltem a crescer com força na primavera seguinte.

Cuidados essenciais

  • A rega deve ser feita uma vez por semana na altura do outono e inverno. Nos meses mais quentes da primavera e verão a rega deverá ser feita com maior ocorrência, pelo menos 2 ou 3 vezes por semana. Caso a planta apresente folhas moles, então é porque necessita de mais água. Contudo, tenho o cuidado de não encharcar o solo, pois as raízes podem apodrecer, levando à morte prematura da planta.
  • O Coléus é uma planta que necessita de bastante luz para manter as suas coloridas folhas, senão estas terão apenas uma tonalidade predominantemente verde. Contudo, nos meses mais quentes, como o verão, a planta não deverá estar exposta a luz solar directa, pois as suas folhas podem queimar-se.
  • A temperatura ideal para manter o Coléus saudável é entre os 10ºC e os 16ºC. É necessário ter alguma atenção a ambientes demasiado quentes e secos, pois as folhas da planta têm tendência a cair rapidamente em ambientes com estas condições.
  • O substrato ideal para o Coléus é constituído por um terço de turfa, um terço de húmus e igual quantidade de areia de jardim. A adubação desta planta deve ser feita com recurso a adubo líquido de 15 em 15 dias, no período entre Março a Setembro.


9 Comentários

  1. Enilde Nunes e Silva Castro 14 de Setembro de 2011
  2. Pingback: Decoração com plantas: Coléus | Melhor Amiga 14 de Setembro de 2011
  3. Maria Helena Marques Lopes 5 de Fevereiro de 2012
  4. Lurdes Afonso 27 de Outubro de 2012
  5. Lurdes Afonso 27 de Outubro de 2012
  6. Lurdes Afonso 27 de Outubro de 2012
  7. Carmen Lucia Souza Drago 16 de Dezembro de 2012
  8. Ana Paula Araujo 30 de Abril de 2013
  9. Reinaldo Ribeiro 8 de Março de 2015
  10. Reinaldo Ribeiro 8 de Março de 2015

Deixe o seu comentário

Nome : Email :