Decoração com plantas Decoração de Casas

Decoração com plantas: como cuidar das suas plantas nas épocas mais frias

Com a chegada do frio, da chuva e das geadas, chega também a preocupação em manter as nossas plantas protegidas destas condições climatéricas adversas.

Nas épocas mais frias do ano, muitas plantas costumam reduzir o seu crescimento, acumulando energia para florescer novamente na primavera e necessitando também de poucos cuidados de manutenção. Na realidade, estas plantas acabam mesmo por entrar num estado denominado de “hibernação”, em tudo semelhante ao que muitos animais também fazem nesta época do ano.

Contudo, nem todas as plantas são iguais. Algumas necessitam de cuidados essenciais para conseguirem resistir às temperaturas mais frias e outras há que precisam de ser protegidas de determinadas condições climáticas para que não acabem por sofrer uma morte prematura.

Neste artigo vamos mostrar-lhe algumas dicas para cuidar das plantas nas épocas mais frias, mantendo-as saudáveis e bonitas até à estação da primavera.

Cuidados essenciais no inverno


Cultivar espécies em pequenos recipientes é a solução para quem não dispõe de um pedaço de terra, mas gosta de ter o verde sempre por perto. O segredo para ter plantas bonitas e saudáveis em casa é proporcionar-lhes condições próximas às do seu habitat natural. Ou seja, pensar na composição da terra, na incidência de luz, na água e na nutrição em todas as estações do ano.

Algumas plantas são especialmente sensíveis ao frio, especialmente o frio da madrugada. Se possui um pequeno jardim  na sua casa, as hortaliças e plantas de folhas mais delicadas devem ser cobertas, de forma a que as geadas noturnas não acabem por queimar as suas folhas. No caso das plantas de interior, que mantenha em varandas e terraços, deverá também ter o cuidado de as proteger do frio intenso, caso sejam espécies que não consigam sobreviver a este tipo de temperaturas. A melhor opção neste caso será trazer essas plantas para o interior da casa e coloca-las numa divisão com temperatura amena, boa luminosidade e afastada de correntes de ar. Se as quiser manter no exterior, então pode optar por colocar uma camada de acolchoado sobre o substrato ou então, se viver numa zona muito fria, deve também resguarda-las com uma camada de palha ou um saco de plástico.

Com o aproximar do inverno os dias começam também a ficar mais curtos e há menos luz. É por isso aconselhável que mude as plantas para perto das janelas, de modo a estas aproveitarem ao máximo os raios de sol ao longo do dia.

Durante o período do inverno, as regas devem ser mais espaçadas. Regue apenas quando a terra estiver a secar e de preferência logo pela manhã. A rega à tarde e à noite faz com que a terra permaneça muito tempo húmida, favorecendo o aparecimento de pragas e doenças. Por outro lado, ao contrário do que acontece nos meses mais quentes do ano, o frio reduz a evaporação da água, não sendo por isso necessário regar com tanta frequência. Nas épocas mais frias deixe também de deitar fertilizante nas suas plantas, uma vez que estas diminuíram a velocidade do seu crescimento.

Nesta altura mais fria é também a época ideal para combater as pragas e doenças que afetam as plantas, pois a maioria delas reduz a sua proliferação neste período, sendo um bom momento para controlá-las de forma mais eficiente com tratamentos e fungicidas.



4 Comentários

  1. Zarina Tatia 15 de Novembro de 2011
  2. ELENITA 18 de Janeiro de 2012
  3. Mercedes Moreira 11 de Agosto de 2012
  4. Jacira Silva Moreira 12 de Março de 2014

Deixe o seu comentário

Nome : Email :