Decoração com plantas Decoração de Casas

Decoração com plantas: manjerico

Com as festas dos santos populares à porta é altura de adquirir um bonito e vistoso manjerico. Esta bonita planta, também conhecida como a “erva dos namorados” é muito popular por altura das festas de São João, no Porto, e de Santo António, em Lisboa, sendo muito fácil de encontrar em floristas, grandes superfícies comerciais ou até nas ruas, onde comerciantes tradicionais os vendem todos os anos.

Como acontece com outro tipo de plantas, também os manjericos requerem alguns cuidados essenciais. Por isso, se decidiu comprar ou lhe ofereceram um este ano, mas não sabe como cuidar dele, então confira as nossas próximas dicas.

 

 

Origem e caraterísticas


O manjerico é uma planta aromática muito semelhante ao manjericão. Como este, também possui folhas comestíveis e que podem ser usadas como condimento, embora seja mais utilizado como planta ornamental nesta época tão festiva dos santos populares.

Uma das suas maiores vantagens, e talvez uma pouco conhecida, é que o manjerico é um óptimo repelente de insetos e, por isso, algumas pessoas optam por cultiva-lo na sua casa, em floreiras próximas de janelas e portadas. As suas propriedades naturais também são muito utilizadas para fins medicinais, como por exemplo no tratamento de flatulência, gripes e constipações, além de problemas digestivos.

Cuidados essenciais

À semelhança de outras plantas, também o manjerico requer alguns cuidados essenciais para se manter sempre bonito, aromático e vistoso. Destacamos os seguintes como principais:

  • Luz – O manjerico é uma planta que aprecia bastante luminosidade, mas que não deve ficar exposta a luz solar direta, pois esta pode queimar as suas delicadas e sensíveis folhas. O ideal é que a luz solar direta seja evitada, pelo menos, entre as 10 da manhã e as 6 da tarde.
  • Temperatura – É uma planta que gosta de alguma humidade no ar e que se dá melhor em temperaturas amenas, nem muito quentes, nem muito frias. Não tolera frio, geadas e calor intenso.
  • Rega – O manjerico é uma planta que necessita de bastante água e humidade para se manter saudável e bem verde. Por isso, a terra deve permanecer húmida, sendo necessário não deixa-la secar completamente ou corre o risco do manjerico secar e morrer prematuramente. Colocar um prato com água debaixo do vaso ajuda a manter a humidade nas horas de maior calor. Retirar a água à noite ajuda a prolongar a vida da planta. Quando exposto ao sol de forma regular, o manjerico tem de ser bem regado.
  • Solo – O manjerico deve ser plantado em vasos de barro e com uma boa drenagem, de forma a que as raízes da planta não fiquem demasiado encharcadas e consigam respirar. Opte por um solo com mistura de de terra com 1/3 de húmus e 2/3 de argila.


3 Comentários

  1. Campos AnaAna 5 de Junho de 2012
  2. Alzira Da Silva Raymundo 2 de Novembro de 2012
  3. Idalina Francisco 10 de Janeiro de 2015

Deixe o seu comentário

Nome : Email :