Decoração com plantas Decoração de Casas

Decoração com plantas: O bonsai

O bonsai é uma excelente opção para usar na decoração de apartamentos, graças à sua rara beleza e sentido místico envolvente. É ideal para cultivo dentro de um apartamento devido ao seu reduzido tamanho, embora exija alguns cuidados para manter um aspecto saudável. Os bonsais despertam o nosso fascínio por terem as mesmas proporções e linhas que uma árvore de tamanho normal, mas numa escala bastante menor.

As origens


Este tipo de arte milenar de árvores miniatura teve origem na China, apesar de ter sido no Japão que a técnica foi verdadeiramente aperfeiçoada e desenvolvida. O termo bonsai é na realidade constituído por duas palavras distintas: “Bon”, significa vaso e “sai”, árvore. Ou seja, é um técnica que envolve plantar e manter pequenas árvores em vasos, conferindo-lhe aspectos de uma árvore real, mas em miniatura. É possível criar-se um bonsai a partir de uma semente ou de um rebento, mas acarreta um processo de crescimento muito lento e cuidados específicos, nem sempre ao alcance de principiantes. O recomendável é comprar um bonsai já com alguns anos e mantê-lo saudável graças a rigorosos cuidados. A idade, juntamente com a complexidade da forma da árvore, determina o seu preço.

Tratar de um bonsai

Com cuidados regulares adequados é possível manter um bonsai saudável e belo durante vários anos. Como o bonsai é uma árvore em miniatura, a sua beleza vai desenvolver-se com o decorrer dos anos, sendo por isso importante que se comprometa a cuidar desta pequena e sensível planta durante um longo período de tempo.

O bonsai necessita diariamente de muita luz solar, embora seja de evitar os períodos de maior calor. O ideal será coloca-lo perto das janelas, mas tendo cuidado para que a exposição não seja demasiado intensa. Uma exposição directa exagerada pode levar a que o bonsai seque ou mesmo morra. O mais indicado é fornecer duas horas de luz directa diária, resguardando-o nas horas de maior calor.Pode coloca-lo em qualquer local da casa, desde que sejam respeitados os cuidados básicos para mante-lo saudável e estando perto de uma janela que lhe permita receber com facilidade luz do exterior.

A rega é muitas vezes a principal responsável pela morte prematura de um bonsai. Não regue em excesso, nem regue menos do que é necessário. Com pouca água o bonsai vai desidratar e morrer, com muita água a pequena árvore irá literalmente afogar-se. O mais aconselhável é manter sempre a terra húmida, mas atenção, húmida não significa ensopada. Regue, pelo menos, duas vezes por semana, embora o indicado seja que verifique diariamente o estado do solo e as suas necessidades de água, e que proceda a uma rega diária, sempre à mesma hora. Deverá regar o bonsai da parte da manhã ou ao fim do dia.

No Verão deve-se prestar especial atenção à terra do vaso, uma vez que as altas temperaturas vão contribuir para rápida evaporação da água. No Inverno a rega deve ser mais reduzida, evitando no entanto que o bonsai não seja regado por um período superior a 3 dias. A rega não se deve limitar à terra do vaso. Utilize um regador de ralo fino, para permitir que a água caia com maior suavidade, molhe tronco e folhas, contribuindo para que a planta ganhe a humidade necessária ao seu desenvolvimento saudável.

Adubar um bonsai

Utilize adubo orgânico sólido para nutrir o bonsai durante a Primavera e o Outono, período em que se desenvolve mais. No início da primavera, deve fertilizar um bonsai todas as semanas com o auxílio de adubos líquidos. No outono, limite-se a utilizar adubos sólidos para que o solo fique mais enriquecido e para que o bonsai consiga sobreviver à estação gélida do Inverno. O bonsai deve apenas ser fertilizado quando a terra se encontra húmida ou molhada, ou as raízes não serão capazes de absorver correctamente os nutrientes fornecidos.

Deve evitar adubar a sua pequena árvore nos meses de maior frio e durante os períodos de maior calor no Verão. Se transplantou ou podou os seus ramos, não adube até 30 dias depois. Caso o bonsai apresente sinais de fragilidade ou doença também deve evitar-se o uso de adubos líquidos ou sólidos.

A arte milenar do bonsai é um excelente elemento decorativo que podemos adicionar ao apartamento. No planeamento da decoração do lar, deve colocar o bonsai num local em que receba bastante luz natural e que tenha uma temperatura amena. Tenha sempre em atenção que a terra deve estar húmida e que deve ser regada com frequência e adubada. Siga as dicas e vai ter no seu apartamento vigorosos e belos bonsais por vários anos.



15 Comentários

  1. Brenice Seidenbaum 17 de Abril de 2011
  2. Maria De Sousa 18 de Abril de 2011
  3. Maria De Sousa 18 de Abril de 2011
  4. Brenice Seidenbaum 28 de Abril de 2011
  5. Candida Chibante 13 de Maio de 2011
  6. Carlos Monguessel 8 de Junho de 2011
  7. antonia marileula 23 de Agosto de 2011
  8. Ana Violante 15 de Março de 2012
    • Maria Dos Anjos Vitorino 15 de Março de 2012
  9. Vera Lucia Reimers 7 de Abril de 2012
  10. Suelen Lima 11 de Junho de 2012
  11. Julio Cesar Cesar 26 de Novembro de 2012
    • Juliana Moreira 30 de Outubro de 2013
  12. Carla Pedrosa Ferreira 1 de Abril de 2013
  13. Carla Pedrosa Ferreira 1 de Abril de 2013

Deixe o seu comentário

Nome : Email :