Decoração com plantas Decoração de Casas

Decoração com plantas: o exótico Antúrio

O Antúrio é uma planta muito bonita e de aspeto bastante exótico, mas que facilmente pode manter na decoração do seu apartamento, desde que tidos alguns cuidados essenciais.

O seu colorido confere maior interesse a qualquer decoração, podendo ser plantada em vaso, em jardins ou até exposto em bonitos arranjos florais.

Se pretende adicionar esta bonita planta à decoração da sua casa, então confira as nossas próximas dicas e fique a conhecer um pouco mais acerca do Antúrio e quais os cuidados essenciais que deve ter para o manter sempre bonito e saudável.

Origem e características


O Antúrio tem origem na América do Sul e é uma planta perene, semi herbácea. Pode atingir entre 30 cm a 1 metro de altura e possui folhas grandes e verdes em forma de coração. É também conhecido  pelo seu nome científico Anthurium andraeanum e ao contrário do que se pensa a sua estrutura cordiforme vermelha não é uma flor, mas sim uma folha modificada usada para chamar a atenção dos insetos polinizadores. Na verdade, as verdadeiras flores do Antúrio são os milhares de pontos amarelados que crescem na espiga central da inflorescência da planta.

É uma planta que pertence à família das Aráceas, a qual conta com mais de 600 espécies diferentes. Apesar de ser uma planta tropical, com os cuidados certos pode facilmente ambientar-se a um espaço interior, a um terraço ou a um jardim.

 

Cuidados essenciais

Alguns cuidados essenciais são necessários para manter o Antúrio sempre bonito e florido. Destacamos os seguintes:

  • Luz – O Antúrio é uma planta que aprecia estar em locais bem iluminados, mas sem incidência direta da luz solar, pois esta pode queimar as suas folhas. O sol da manhã é essencial para que se mantenha florido e bonito, mas se decidir planta-lo no seu jardim então coloque-o num local em que tenha sombra. Em vaso deixe-o perto de uma janela.
  • Temperatura – A temperatura ideal situa-se entre os 18º e os 20º. Não reage bem a geadas e correntes de ar ou ventos demasiado frios, devendo por isso ficar em locais abrigados deste tipo de elementos.
  • Rega – É uma planta que gosta de alguma humidade, devendo por isso ser regado com abundância uma vez por semana. Quando plantado em vasos deve evitar-se que a água fique no prato, pois pode levar ao apodrecimento das raízes. Nos dias mais quentes de verão pode também borrifar as suas folhas.
  • Adubação – O Antúrio é uma planta que precisa de uma adubação regular, pelo menos uma vez por semana.


5 Comentários

  1. Cristina Medronho Carvalho 10 de Maio de 2012
  2. Fatima Esteves 10 de Maio de 2012
  3. Paulo Souza 11 de Maio de 2012
  4. Neusa Lucia 13 de Janeiro de 2014
  5. Maria Auzeni Pedreira de Oliveira 17 de Fevereiro de 2014

Deixe o seu comentário

Nome : Email :