Decoração com plantas Decoração de Casas

Decoração com plantas: prímulas de interior

As prímulas são plantas que podem ser facilmente cultivadas e mantidas dentro de um apartamento. As suas flores bonitas e coloridas são também muito decorativass, sendo por isso bastante populares como plantas ornamentais.

Como acontece com outro tipo de plantas, também as prímulas precisam de alguns cuidados especiais para se manterem sempre bonitas e floridas.

Por isso, seguem-se alguns conselhos para que as consiga manter saudáveis no interior do apartamento, durante mais tempo.

 

Origem e características


Esta planta é também conhecida como Primavera, existindo mais  de 400 espécies conhecidas. Tem origem na China, mas pode já ser encontrada em diversas partes do globo. A variedade mais indicada para manter no interior do apartamento é a chamada prímula obcónica, uma vez que é mais resistente e apresenta folhas mais grossas. Também as suas flores vistosas tornam esta variedade ideal para decorar os ambientes mais sóbrios do apartamento.

Pode facilmente encontrar esta planta à venda em qualquer altura do ano, embora seja no inicio de abril que se encontra em floração, sendo mais fácil ver a tonalidade real das suas flores. No momento da compra opte por adquirir plantas compactas, com folhas bem fortes e com vários bolbos abertos. Dê também bastante atenção à terra do vaso, pois esta deve estar bem limpa e sem sinal de pragas.

Cuidados essenciais

As prímulas de interior precisam de alguns cuidados específicos para se manterem sempre saudáveis e floridas. Destacamos os seguintes:

  • Luz – É uma planta que aprecia bastante estar em locais bem iluminados. No entanto, é de evitar que a luz solar direta incida nas suas folhas e flores, uma vez que as pode deixar queimadas. Prefere ainda estar em zonas da casa bem ventiladas, mas sem correntes de ar.
  • Temperatura – Gosta de temperaturas moderadas, sendo que a ideal está entre os 14ºc e os 18ºC. Deve ficar afastada de fontes de calor e temperaturas demasiado elevadas no Inverno, período em que se começam a formar os botões das flores.
  • Rega – Nos meses mais quentes do ano opte por regar a prímula pelos menos 2 vezes por semana. Tenha o cuidado de manter sempre a terra húmida, mas não encharcada, pois poderia levar à morte prematura da planta. Nos meses mais frios do Inverno a rega pode ser mais espaçada, sendo o ideal uma vez por semana.
  • Vaso – Coloque este tipo de plantas em vasos com boa drenagem e que não acumulem água em excesso. Pode colocar seixos ou gravilha sobre a terra para melhorar a drenagem.
  • Adubação – Coloque algum adubo líquido especial para plantas com flor na água da rega a cada 15 dias a partir do Outono. Na época de floração aconselhamos que faça uma adubação rica em potássio.


3 Comentários

  1. Paulo Souza 12 de Agosto de 2012
  2. Rogerio Ferreira 9 de Fevereiro de 2013
  3. Juliane Borges Ferreira 8 de Julho de 2016

Deixe o seu comentário

Nome : Email :