Decoração com plantas Decoração de Casas

Decoração com plantas: violetas

As violetas são flores muito bonitas, embora pouco perfumadas, mas que ainda assim são muito populares e fáceis de manter.

Visto as violetas serem plantas que exigem poucos cuidados, podem ser mantidas no interior de apartamentos em vasos apropriados ou num pequeno jardim. Contudo, são plantas delicadas e charmosas, que necessitam de alguns cuidados essenciais para se manterem sempre floridas, repletas de saúde e, acima de tudo, bonitas.

Se está a pensar decorar o seu apartamento com estas belas plantas, então fique a conhecer algumas dicas para a sua correta manutenção.

Origem e características


As violetas são originárias da Tanzânia, estando já catalogadas mais de seis mil espécies diferentes destas belas plantas. Entre as mais populares encontra-se a violeta africana, simples de manter dentro de casa como planta ornamental, pois o seu cultivo é dos mais fáceis.

Apresentam folhas carnudas e ligeiramente arredondadas de uma tonalidade verde escura e raízes pequenas, podendo por isso ser preferencialmente mantidas no interior de vasos baixos, necessitando apenas que a boca destes seja larga suficiente para que as folhas e flores tenham espaço para crescerem. Nas suas folhas são visíveis alguns “pêlos” e as suas flores podem ainda ter diversas cores.

Cuidados essenciais

Apesar de serem de manutenção simples, como acontece com outras variedades de plantas, também as violetas requerem alguns cuidados específicos para se manterem saudáveis e bonitas. Destacamos os seguintes:

  • Luz – As violetas apreciam estar em espaços com bastante luminosidade, no entanto não aguentam o sol direto, pois este pode facilmente queimar as suas delicadas flores e folhas. O ideal é que no interior da casa as coloque numa zona bem iluminada, mas sem incidência de luz solar directa. No exterior tente mantê-las numa zona com meia-sombra.
  • Temperatura – Estas plantas preferem ficar em ambientes com temperaturas perto dos 25º C e em que os raios solares sejam filtrados, por exemplo, pelo vidro de uma janela.
  • Rega – Deve evitar molhar as folhas da planta, pois estas podem apodrecer. Aconselhamos que opte por rega por capilaridade, evitando-se desta forma que as folhas fiquem molhadas. Ocasionalmente, regue por cima com muito cuidado para retirar os sais, que ficam acumulados no solo e que prejudicam a planta.
  • Adubação – À venda vai facilmente encontrar fertilizantes líquidos específicos para este tipo de plantas. No entanto, aconselhamos que diversifique a adubação periodicamente e alterne com farinha de osso e húmus de minhoca.
  • Cultivo em vaso – Apesar de sobreviverem em vasos de plástico, as violetas dão-se melhor em vasos porosos de barro, que absorvam a humidade em excesso, o que poderia levar à morte prematura da planta por apodrecimento das raízes.


5 Comentários

  1. Ana Maria Santos 14 de Junho de 2012
  2. Ana Maria Santos 14 de Junho de 2012
  3. Ana Maria Santos 14 de Junho de 2012
  4. Ana Maria Santos 14 de Junho de 2012
  5. Idalina Francisco 25 de Janeiro de 2015

Deixe o seu comentário

Nome : Email :