Decoração de Casas

Decoração da casa com preto

O preto é uma cor que nunca deixa de estar moda, quer seja no vestuário ou na decoração do interior das nossas casas. Apesar de à primeira vista pensarmos que se trata de uma cor demasiado pesada, a verdade é que quando utilizada da forma mais adequada é capaz de conferir grande elegância, sofisticação e até uma boa dose de ousadia a qualquer ambiente.

Seja em acabamentos, objetos ou mobiliário, o preto é, sem dúvida, uma das cores mais interessantes para ser usada na decoração. Por ser uma cor neutra e de fácil combinação, está presente na maioria das casas, mesmo em forma de pequenos acessórios decorativos ou no dramatismo de imponente mobiliário.

Ao contrário do que muitas pessoas pensam o preto não é uma cor monótona e quando utilizado na medida certa pode deixar o ambiente bem aconchegante, íntimo e convidativo. O importante é que seja conjugado com cores mais neutras e com elementos de cores mais vibrantes para conseguir um efeito mais contemporâneo.

Confira agora algumas ideias para decorar com preto, na medida certa, e conseguir uma decoração chique e muito acolhedora.

Decorar com preto


Antes de meter mãos à obra na decoração propriamente dita, deve analisar cuidadosamente todo o espaço que pretende decorar e decidir que atmosfera pretende obter e o estilo de decoração. De seguida, faça um planeamento cuidado de como pretende decorar o espaço e que objetos precisa adquirir para o preencher.

 

 

De forma a evitar que a divisão se torne monótona ou entediante, aposte na criatividade e originalidade. Fuja da decoração tradicional (a menos que seja essa a atmosfera que pretende) e aposte em mobiliário mais original e detalhes ousados em paredes e acessórios decorativos, como é o caso de papel de parede com textura ou com padrões e tecidos luxuosos.

 

 

Sugerimos também que adicione alguns acessórios decorativos de cores mais vivas ao ambiente, para causar maior impacto na decoração e tornar a atmosfera mais alegre. Praticamente todas as cores combinam com o preto, mas para conseguir uma decoração mais divertida combine-o com amarelo, azul, vermelho, rosa ou verde. Lembre-se no entanto, que os tons neutros devem ser o pano de fundo, ou acaba por tornar o ambiente pouco atrativo e desagradável à vista.

Outra forma segura de decorar com o preto é através da combinação de padrões com lisos, o que também torna o ambiente menos monótono e mais preenchido. Contudo, tenha o cuidado de escolher padrões e lisos que se complementem. O ideal é que no mesmo ambiente apenas existam dois tipos de padrões diferentes ou este acaba por parecer demasiado cheio e desorganizado.

 

 

Se a divisão a decorar com preto for de maior dimensão, então não precisa de ter receio de usar e abusar desta cor. Pode apostar em mobiliário de cor preta, destacar uma parede dessa mesma cor ou com um papel de parede no mesmo tom. Dê largas à sua imaginação, pois a amplitude do espaço não lhe coloca muitas limitações. No caso de uma divisão mais pequena, alguns cuidados são necessários. Utilize o preto apenas em pequenos apontamentos ou corre o risco da divisão parecer menor do que realmente é.

Para um toque de dramatismo extra, nada como surpreender com alguns detalhes inusitados: velas pretas, copos pretos, toalhas de mesa pretas, papel higiénico preto… hoje há de tudo, basta procurar e utilizar a imaginação.

Terminamos o artigo com alguns exemplos de decoração em preto, mas sempre elegantes e sofisticados.

 

 

 

 

 

 



2 Comentários

  1. Solange Denise Adriano 16 de Novembro de 2011
  2. Hildye Lucy Thomaz 15 de Outubro de 2012

Deixe o seu comentário

Nome : Email :