Decoração de Casas

Decoração das janelas do apartamento

As janelas do seu apartamento são elementos muitas vezes desprezados, mas que precisam da sua total atenção, especialmente quando está a pensar renovar ou alterar parte da decoração. A decoração de janelas está disponível nos mais variados modelos, desde o mais simples ao mais requintado, assim como nos mais variados preços, muitas vezes diretamente dependente do tipo de material com que são confecionados.

Devido à enorme variedade de modelos, existe decoração de janelas que podem ser facilmente combinadas com qualquer estilo de decoração. Desde cortinas, a estores ou até à nova tendência de telas ou painéis, deslizantes ou suspensas, a escolha depende dos seus próprios gostos pessoais, da função e da decoração envolvente.

Vestir as janelas


Decorar as janelas do seu apartamento deve ser mais do que apenas cobrir ou esconder um vidro. A decoração pode e deve ser um acessório que reflita a sua personalidade e os gostos da sua família. Tenha também em conta qual a função e o efeito que pretende com a decoração de janelas. Se tem janelas com uma vista fantástica, certamente não vai querer tapa-la por completo, optando por isso por algo que não bloqueie a vista e tenha alguma transparência. Se por outro lado, a vista das janelas é tudo menos bonita, apenas revelando o agitado dia-a-dia de carros e poluição, então escolha decoração de janelas que oculte este pormenor através da utilização de materiais mais pesados.

Outro fator a ter em conta quando escolher a decoração das janelas é o material com que as cortinas ou estores são feitos, assim como o seu tamanho e cores. Em divisões como quartos de criança, cozinhas e banheiros que são muito usadas e que são mais propícias a nódoas e a ficarem sujas deve-se optar por cortinas mais curtas e de fácil lavagem. Noutros espaços da casa, como a sala de estar, de jantar ou o quarto principal, a solução ideal é que fiquem a tocar ou até mesmo a tombar sobre o chão.. Em relação à cor, lembre-se sempre que a combinação de cores no ambiente deve ser coerente, de forma a que tudo fique harmonioso.

Cortinas tradicionais

As cortinas são uma opção bastante popular e que se adequa na perfeição a qualquer estilo de decoração, dada a sua enorme variedade de cores e modelos. Desde o mais comum algodão, ao mais elegante dos veludos e passando pela organza transparente há sempre modelos que se adequam ao estilo de decoração presente na divisão que vai renovar. O sistema de fixação mais pratico e utilizado continua a ser o velhinho sistema de trilhos e argolas, com instalação em varões que se colocam na janela. São de fácil aplicação e não exigem muito tempo de montagem.

Em apartamentos pequenos deve optar por cortinas de cores suaves e tecidos leves, que vão facilitar a passagem de luz natural e iluminar a divisão. Em divisões maiores, o uso de estampados e feitios mais imponentes vão tornar o ambiente mais luxuoso e criar um efeito dramático em toda a decoração do espaço.

Estores

Os estores são uma opção muito prática para decoração de janelas devido à sua enorme versatilidade. Estão disponíveis nos mais variados materiais, desde as velhinhas lâminas tipo persianas, ao bambu, madeira ou até tecido. Lembre-se no entanto, que os estores feitos de tecido apresentam algumas desvantagens, entre elas, a maior dificuldade de limpeza. Se prefere materiais amigos do ambiente, então os estores de bambu são uma excelente escolha, para além de serem também muito baratos.

Painéis

As telas são a mais recente tendência para decoração de janelas. Existem em modelos suspensos ou deslizantes e são um óptimo recurso para janelas de maiores dimensões ou casas envidraçadas, com janelas do chão ao tecto e que pedem uma uma decoração maior e mais elegante. No entanto, não são apenas utilizadas neste caso, podendo facilmente se adaptar a outro tipo de decoração e apartamentos.



1 comentário

  1. Solange Denise Adriano 5 de Julho de 2011

Deixe o seu comentário

Nome : Email :