Decoração de Casas

Decoração de apartamento pequeno com planeamento e organização

Decorar um apartamento requer planejamento. Isso porque geralmente o espaço é pequeno e cada canto tem que ser valorizado.A primeira dica é planejar e organizar as ideias sobre a decoração, para depois mexer na disposição dos móveis.

Para uma decoração perfeita, o ideal é contratar um profissional especializado que lhe dará dicas e truques de decoração para o seu apartamento.
Mas, se você não tem condições de bancar um decorador, saiba que é possível decorar o seu próprio apartamento com as nossas dicas.

É preciso primeiramente aprender como decorar cada tipo de ambiente. Ao decorar um apartamento pequeno, o planejamento é essencial, pois geralmente, dispomos de muitos móveis e pouco espaço! E é aí que entra a organização.

Procure se desfazer de objetos desnecessários, que você não costuma utilizar com frequência.

Veja fotos neste site e na internet e em revistas especializadas de espaços decorados para servir de inspiração para decorar o seu apartamento.

Aposte em móveis compactos e multifuncionais, para compor ambientes clean e bonitos ao mesmo tempo. Estantes são uma ótima opção para economizar  espaço e ainda conferir estética ao local.

Uma poltrona funcional é perfeita para quem dispõe de pouco espaço, pois ela se transforma em um sofá ou cama.

Na hora de decorar a cozinha, que na maioria das vezes em apartamentos tem um espaço reduzido, procure utilizar bem cada canto. Invista em armários embutidos e se possível compre uma mesa que fecha, daquelas dobráveis.

E se você quer dar a impressão de local amplo ao ambiente, escolha tons suaves para a pintura.

Espelhos também são ótimos para decorar e ampliar os interiores.

decoracao-de-apartamento-pequeno-com-planeamento-e-organizacao1

Planear a decoração do apartamento


O primeiro passo para a decoração de casas, é a elaboração de um projeto. Nele será definido os ambientes que serão decorados e que estilo ou tema seguirão.

Exemplo: Define-se em que será baseada a decoração – o quarto do filho com o tema “ben 10″ e a filha com o tema “hello kitty”.

Em uma outra situação – a casa ou apartamento de um jovem casal – define-se qual o estilo, que pode ser a exemplo, baseado nas tendências minimalistas, estilo tradicional ou estilo contemporâneo.

A análise dos ambientes deverá ser feita após a definição da lista e dos estilos ou temas, permitindo que você crie uma lista com os itens básicos que deverão estar contidos nos interiores de cada ambiente.

Definido estilos e temas, e com a lista de ambientes e objetos em mão é hora de realizar a medição de cada ambiente;

decoracao-de-apartamento-pequeno-com-planeamento-e-organizacao2

Próxima etapa– a definição das cores

Quando você decora deve estar de acordo com o estilo ou tema definido no primeiro passo de nosso projeto, é importante nesse caso pensar também no efeito que cada cor tem sobre o nosso psicológico, as cores afetam o bem estar e o conforto dos moradores da casa.

Dicas: A cor branca permite uma noção ampliada de espaço, sendo bem indicada em casas pequenas , dando uma sensação de maior para uma área pequena. Os tons bem claros também permitem, apesar de ser em menor grau, essa noção amplicada de espaço. A dica vale para apartamentos pequenos.

Você pode visitar um dos sites abaixo para obter uma visualização de pequenas amostras das cores de tintas, elas são disponibilizadas pelos principais fabricantes de tintas para decorar ou reformar ambientes.

http://www.tintascoral.com.br/simulador/

http://www.suvinil.com.br/SimuladorV2/

Outra forma de encontrar a cor é visitar uma loja de tintas e solicitar o auxílio de um profissional para a elaboração de uma cor personalizada, ela será obtida através da variação da mistura entre a base e o corante.

Nosso projeto de decoração está caminhando bem já temos:

lista de ambientes,
estilo e temas definidos,
objetos necessários a cada um dos ambientes,
medidas de cada ambiente e cores que serão aplicadas em seus interiores.

Com nosso projeto em mãos é hora de definir um orçamento para nosso projeto, que poderá ser elaborado com um valor global e após a definição deste subdivido entres os ambientes e novamente subdividido entre os objetos designados para o interior de cada ambiente.

DICA – definir além do valor total, um valor extra para o caso de encontrar uma peça que não estava no projeto mas que você encontre e goste bastante, como por exemplo uma estátua encontrada em um antiquário.

ECONOMIZAR: Para economizar na execução de nosso projeto, pode-se analisar se você  tem algum móvel clássico ou que tenha grande apego afetivo, que possibilite investir para reformar a peça – assim te poupará de investir em um móvel novo.

Tendo o projeto elaborado e dicas assimiladas é hora de partir para a execução, você pode navegar por este site para ter boas ideias de decoração ou visitar alguns sites
para procurar os objetos e móveis necessárias ao projeto.

Desejamos muito sucesso na execução de seu projeto e que você consiga desfrutar de muitos momentos felizes em seu novo lar decorado.
E lembre-se que a decoração do seu apartamento é um reflexo de sua personalidade. Decore de maneira que os ambientes se harmonizem entre si e para que a sua casa seja um lugar receptivo!



Deixe o seu comentário

Nome : Email :