Decoração de Casas

Decoração de apartamentos alugados

Cada vez mais pessoas vivem em apartamentos alugados durante anos até conseguirem comprar casa própria. Alguns de nós escolhemos um apartamento alugado porque não temos possibilidades financeiras para comprar um apartamento nosso ou simplesmente porque naquela área de residência o aluguer era mais viável.

Quem vive em apartamentos alugados sabe o quanto esse facto pode limitar a decoração do apartamento, fazendo com que a decoração do apartamento alugado não se identifique connosco. É um erro pensar que um apartamento alugado não pode refletir a nossa personalidade.

Basta seguir algumas dicas e de uma forma simples e com pouco dinheiro o seu apartamento vai transformar-se em um novo espaço.

Consulte o seu senhorio


Antes de meter mãos à obra, não se esqueça de verificar o seu contrato de arrendamento e de consultar o seu senhorio. Em muitos casos, o contrato não permite mudanças drásticas na estrutura e o apartamento tem de ser devolvido em condições iguais, ou melhores, ao que estava antes de ser arrendado.

Alguns proprietários não permitem que as paredes do apartamento alugado sejam pintadas, mas se a relação que tem com o seu senhorio é boa, tente negociar. Explique as vantagens que uma nova pintura pode trazer ao apartamento em termos de acréscimo de valor. Ofereça-se para pagar os materiais necessários à obra. Assuma o compromisso de deixar o apartamento nas mesma condições em que o encontrou, quando se for embora. Use o poder da negociação para atingir os seus objectivos.

Apartamento com personalidade a custo reduzido

Uma das razões que leva muitas pessoas a não investir na decoração de apartamentos alugados é o facto de não ser uma propriedade sua.  Mas não é preciso gastar muito dinheiro para mudar por completo a decoração de um apartamento.

Pode optar por pintar as janelas e portas velhas ou desgastadas, e até mesmo os rodapés, do apartamento. Só o simples pormenor de pintar uma porta escura ou que a tinta está a escamar, já vai iluminar o seu apartamento e fazer uma enorme diferença na decoração. Escolha cores neutras para um ambiente mais harmonioso, como o bege e o branco, que vão combinar de forma perfeita com o restante ambiente.

Se o contrato o permitir, pinte as paredes e abuse da cor nos pequenos pormenores. Use tons pasteis como elemento de ligação em todas as divisões e combine com cores mais intensas numa só parede ou recantos. Arrisque e vai ver que vai trazer mais amplitude ao seu apartamento alugado. Lembre-se que se precisar de deixar o apartamento em iguais condições à altura do arrendamento, as cores escuras são mais difíceis de pintar por cima.

Também pode optar por colocar papel de parede. A sua colocação é muito simples e a divisão fica sempre com um ar de extrema elegância. Hoje em dia qualquer casa especializada em decoração oferece um leque variado de padrões de papel de parede. Seja original, escolha padrões únicos e ousados, que transmitam ao apartamento toda a sua personalidade.

Escolha acessórios modernos

Troque os candeeiros antigos por candeeiros cheios de estilo. Invista em lustres e candeeiros de pé para iluminar todos os quartos.

Opte por cortinas leves e que tragam ao apartamento um ambiente intimista. Pode escolher um padrão mais ousado se quiser dar ao apartamento um look mais original e moderno. Mas lembre-se que cortinas muito pesadas e de tons escuros deixam passar menos luz.

Use e abuse dos tapetes para esconder um chão em mau estado. Hoje em dia  existe um pavimento adesivo muito fácil de aplicar e que pode remover um dia mais tarde que decida mudar de casa.

Compre quadros ou faça a sua própria arte. Personalize o seu espaço com quadros feitos por si, utilizando tecidos ou flores secas, por exemplo.

Móveis que pode levar consigo

Trocar armários velhos muda sempre a cara de qualquer imóvel. Adquira móveis que pode levar consigo se precisar de mudar para outro apartamento. Uma excelente opção são os móveis modulares. De tamanho reduzido e facilmente desmontáveis, podem adaptar-se bem a qualquer divisão e apartamento, sendo fácil a sua deslocação e montagem noutro local.

Escolha móveis dentro do mesmo tom, que tornem a divisão elegante e em sintonia com o resto do apartamento. Adquira  móveis originais e de design moderno, que vão desviar as atenções da estrutura mais antiga e desgastada do apartamento.

Se o armários já forem embutidos, fale com o seu senhorio e tente pinta-los de uma cor neutra ou pode até mesmo usar papel de parede ou autocolante para os forrar. É uma tarefa simples, rápida e pode retirar quando se mudar para um novo apartamento.

Faça as escolhas que fizer na decoração do seu apartamento, lembre-se sempre que o importante é não se sentir preso a uma decoração enfadonha que em nada combina consigo. Arrisque e seja criativo. Faça da decoração de apartamentos alugados uma tarefa simples e divertida.



8 Comentários

  1. Adriano Joaquim Capunda 14 de Março de 2011
  2. zito sadique 18 de Março de 2011
  3. fatima rodrigues 6 de Agosto de 2011
  4. celma mandlate 10 de Agosto de 2011
  5. dometila 3 de Setembro de 2011
  6. laura Amelia Sitoe 20 de Setembro de 2011
  7. Carmen Valentim de Azeredo 20 de Janeiro de 2012

Deixe o seu comentário

Nome : Email :