Decoração de Casas

Decoração de apartamentos: Escolha do pavimento

O tipo de pavimento que vai escolher para o seu apartamento é uma das decisões mais importantes que terá de fazer quando estiver a pensar na renovação e decoração de apartamentos. É preciso ter em conta factores tão importantes como a durabilidade e funcionalidade em relação à divisão em que será inserido, assim como o aspecto visual do pavimento e claro o preço.

Diferentes divisões do apartamento requerem diferentes tipos de pavimentos. Num quarto de crianças por exemplo, certamente irá optar por um chão resistente às aventuras dos mais pequenos, bem como um chão que dê garantia de ser mais seguro, por exemplo em caso de quedas. Para este tipo de situações podemos sugerir carpetes macias ou um pavimento de lavagem fácil. No caso de uma casa de banho já é preciso ter em conta outros factores, como o facto de ser pouco escorregadio e resistente à água.

Aliado às especificidades de cada divisão está o factor económico, que nem sempre é fácil de conjugar com os restantes. Felizmente para nós, hoje em dia existe uma vasta variedade de pavimentos pelos quais podemos optar. Neste artigo vamos debruçar-nos sobre algumas das diferentes alternativas de pavimento que pode escolher.

Pavimento em madeira


No mercado existem diversas opções de pavimentos em madeira natural ou sintética. Embora os pisos de madeira natural nos ofereçam maior durabilidade, o seu preço em relação ao pavimento sintético é bastante mais elevado. Exigem alguma manutenção para manterem a sua beleza e com o tempo podem manchar. A sua instalação também requer mais tempo e precisão.

Os pavimentos sintéticos laminados são dos mais apreciados tanto por proprietários como decoradores, dada a sua facilidade de instalação e manutenção. Outra das vantagens que possuem quando comparados com pavimentos naturais é o seu preço mais reduzido. A desvantagem está na durabilidade deste tipo de pavimento, entre 5 a 10 anos, comparadas com as tábuas de madeira que podem durar décadas.

Pavimento cerâmico

O pavimento cerâmico é uma excelente escolha se pretender um piso durável de fácil limpeza. Existe em diversos tamanhos, formas cores, texturas e padrões, podendo personalizar o seu chão conforme os seus gostos pessoais. Existem diferentes graus de resistência deste tipo de piso, que deverá adequar a cada ambiente do seu apartamento.

O piso cerâmico é também uma excelente opção para uma casa com animais de estimação, uma vez que são muito práticos na manutenção diária. No entanto, é preciso ter cuidado com pisos demasiado lisos que poderão tornar-se escorregadios em zonas de passagem. Quando possível opte por pavimentos com alguma textura, a fim de evitar acidentes e inclusive agravar problemas ortopédicos em alguns animais que não devem andar a vida inteira em ambientes escorregadios.

Alcatifas e Carpetes

As alcatifas e as carpetes são o tipo de pavimento que nos oferece mais conforto. Aconchegantes, silenciosas, práticas e confortáveis, são algumas das características que lhes podem ser atribuídas. Existem no mercado numa variada gama de cores, texturas e tamanhos, assim como o seu preço varia em função do material com que são confeccionadas. A vida útil deste tipo de pavimento varia entre os 5 e os 15 anos.

Em comparação com outros pisos, são definitivamente os mais silenciosos, podendo evitar a propagação do som até dez vezes, sendo os sons absorvidos pelas fibras das alcatifas e carpetes. Ao serem mais macias, reduzem a fadiga e aumentam o conforto visual ao reduzir a reflexão da luz.

Uma das desvantagens deste tipo de pavimento é a sua manutenção. São conhecidas por acumular pó e mancham com facilidade, obrigando a uma limpeza exaustiva pelo menos uma vez por semana. No caso de ter animais de estimação não se surpreenda por ter de aumentar a limpeza para várias vezes por semana, uma vez que os pêlos dos animais irão aderir facilmente às fibras da alcatifa ou da carpete.

Em conclusão, quando quiser renovar o piso do seu apartamento faça um planeamento cuidado, tendo em conta a funcionalidade, durabilidade, limpeza e preço do pavimento que deseja aplicar. A escolha do pavimento certo fará com que a decoração de apartamento construa ambientes harmoniosos e funcionais em todas as divisões.



4 Comentários

  1. garcia bumba 4 de Agosto de 2011
  2. Solange Denise Adriano 10 de Agosto de 2011
  3. Fátima Silva 3 de Fevereiro de 2014
  4. Maria Cristina Magalhães 5 de Agosto de 2014

Deixe o seu comentário

Nome : Email :