Decoração de Casas Objetos Decorativos

Decoração de apartamentos: os acessórios decorativos

Muitas pessoas que pensam em decorar as suas casas, esquecem-se, por vezes, de um dos elementos mais importantes de toda a decoração: os acessórios decorativos. Sem estes todo o ambiente pode ficar desprovido de interesse, pois são os acessórios decorativos que muitas vezes tornam todo o espaço mais acolhedor e familiar.

Contudo, adicionar bonitos e originais acessórios decorativos a um espaço pode não ser uma tarefa tão simples como à primeira vista parece. Este complicado processo de decoração obedece a alguns cuidados e “regras” definidas ou corre o risco de cair em exagero e de transformar uma decoração acolhedora em algo demasiado cheio e atulhado.

Mas não se preocupe, porque o Decoração de Apartamentos vai mostrar-lhe algumas dicas para conseguir decorar com acessórios de forma simples, convidativa e como um verdadeiro profissional de decoração.

Decorar com acessórios


Aqui ficam algumas regras e segredos de decoração para o ajudar a complementar o decor de qualquer espaço com acessórios, mas também e, acima de tudo, com muito estilo:

  • Para ter uma ideia mais concreta do espaço e decoração envolvente, o primeiro passo a dar é limpar a divisão. Retire todos os acessórios decorativos das estantes, aparadores, mesas e mobiliário em geral, de forma a começar com uma “tela em branco”. Com um ambiente limpo e sem distrações vai conseguir perceber melhor que áreas da divisão beneficiam da adição de alguns acessórios para criar maior interesse na decoração.
  • De seguida, coloque todos os acessórios decorativos num espaço central da divisão (serve o topo da mesa), para que os possa observar como um conjunto e não individualmente. Deste modo vai conseguir avaliar se todos combinam entre si, dando uma sensação de harmonia e continuidade a toda a decoração.
  • Disponha estes objetos em pequenos grupos de forma coesa e equilibrada. Lembre-se que é importante que os acessórios combinem entre si, embora não tenham de ser absolutamente iguais. Pode combinar diferentes tons, combinar as cores presentes num padrão de um dos acessórios para criar mais diversidade, criar uma sensação de maior profundidade com diferentes alturas e volumes, etc. O importante é que os acessórios não sejam tão diferentes entre si que cheguem mesmo a competir pelo destaque do espaço.
  • Se gosta de um estilo de decoração em particular, inspire-se em revistas, programas de decoração ou mesmo na Internet e faça uma lista do que precisa de adquirir adicionalmente para conseguir o look que pretende. Não se esqueça também que não deve apenas adquirir objetos pequenos que podem ser agrupados. Para uma decoração mais coesa e harmoniosa, acessórios decorativos de maiores dimensões e que possam figurar sozinhos no espaço são também fundamentais. É o caso de um bonito candeeiro de pé, de uma elegante jarra ou de um espelho de maiores dimensões que servirá para dar vida a uma parede nua.
  • Não se esqueça também de adicionar pequenos pormenores originais e disponha os acessórios decorativos de forma totalmente inesperada. Por exemplo, em vez de colocar os livros todos certinhos na estante, porque não coloca-los deitados em grupos com um pequeno acessório decorativo no topo? Lembre-se que a decoração de qualquer espaço deve revelar também um pouco da sua personalidade, por isso dê largas à imaginação e à sua criatividade.

 

 

 

 

 

 

 

 



8 Comentários

  1. vilma 11 de Novembro de 2011
  2. JOSELENE ONO 12 de Novembro de 2011
  3. Wilmaley Campos Fazzano 14 de Novembro de 2011
  4. Wilmaley Campos Fazzano 14 de Novembro de 2011
  5. Alzira Da Silva Raymundo 5 de Julho de 2012
  6. Nice Yang 18 de Agosto de 2012
  7. Milly Barreiros 23 de Outubro de 2012
  8. Valéria Leite 24 de Maio de 2014

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.