Decoração de Casas

Decoração de inspiração japonesa

A decoração japonesa é projetada para trazer harmonia, equilíbrio e serenidade ao espaço. De linhas minimalistas, o ambiente é mantido simples e organizado. Usando apenas alguns detalhes de inspiração japonesa na decoração da sua casa, vai transportar para o seu lar um estilo de vida menos agitado. O segredo para o sucesso deste tipo de decoração está na fusão de um estilo japonês mais tradicional com  o estilo ocidental mais moderno, criando uma decoração de influência asiática, mas que se insere na agitada vida urbana.

Diga adeus à desordem


O primeiro passo para começar a decorar no estilo japonês é ver-se livre de toda a desordem que impera na divisão. O estilo japonês de decoração é extremamente simples. As casas japonesas são normalmente desprovidas de objetos decorativos, dando-se primazia apenas aos móveis essenciais para viver uma vida simples. Tenha sempre em conta que a característica principal da concepção japonesa dos interiores é a simplicidade e a pureza das coisas.

Escolha uma zona do apartamento que pretende decorar com este estilo japonês e esvazie toda a divisão do que não é fundamental, de forma a criar uma espaço amplo e sereno. De preferência escolha uma divisão em que exista uma janela de maiores dimensões e em que entre bastante luz natural.

Uma divisão cheia de mobiliário e decoração japonesa não combinam. Limite o mobiliário unicamente ao que é realmente necessário. Opte por móveis multi-funcionais. Por exemplo, um futon (colchão usado na cama tradicional japonesa) é usado para sentar e dormir. Um móvel com gavetas pode servir para arrumação e apoio para uma mesa.

Cores e texturas

A paleta de cores do estilo japonês baseia-se fortemente em tons de terra suave, como o castanho, o verde, o cinza e o bege. Pequenos detalhes em dourado também são utilizados para acentuar alguns elementos decorativos, como móveis. O preto acentua as formas geométricas da divisão.

As paredes são geralmente pintadas com um tom creme ou de bege claro. Acessórios decorativos,  como estátuas ou quedas de água introduzem os tons de cinza na decoração, enquanto os móveis se destacam com a cor castanha ou preta. Cores como o vermelho, verde e outros detalhes coloridos surgem no ambiente através do uso de plantas, cerâmicas, iluminação, tecidos de seda ou leques.

Faça uso das texturas com materiais como bambu, que poderá usar para o piso, móveis, molduras, persianas e sistemas de arrumação, ou tapetes de materiais naturais, como o sisal. Pode também incluir na decoração tatames (piso tradicional japonês) e almofadas para se sentar confortavelmente no chão. Por esse motivo, deverá ter na divisão mobiliário mais rente ao chão, como uma grande mesa de café rodeada por almofadas.

As tradicionais portas japonesas podem completar a decoração para separar divisórias da casa ou para armários. Conhecidas como shoji e fusuma, as portas deslizantes de madeira e papel de kozo são usadas para separar ambientes. Poderá também usar o noren, uma divisória tradicional japonesa, em tecido, geralmente usada em passagens, portas, janelas ou simplesmente como elemento decorativo em paredes.

 


Acessórios

Inclua alguns acessórios decorativos de estilo japonês no espaço, tais como plantas Bonsai, cortinas de bambu e tapetes de fibras naturais. Poderá ainda adicionar uma pequena fonte, a colocar sobre uma mesa,  para conferir serenidade à decoração. Objectos mais tradicionais da cultura japonesa como quimonos, serviços de chá japoneses ou antiguidades são também uma excelente opção para dar à divisão um estilo de decoração japonesa. O estilo japonês é muito relaxante, mas nunca aborrecido, uma vez que pode trazer para a decoração do espaço diversas opções de rara beleza, mas que ao mesmo tempo revelam a sua personalidade e gostos pessoais.



24 Comentários

  1. Candida Chibante 13 de Maio de 2011
  2. cristina 24 de Maio de 2011
  3. Elza Campana 28 de Setembro de 2011
  4. steice 25 de Dezembro de 2011
  5. lilia maltharollo 16 de Janeiro de 2012
  6. Decoração de Apartamentos 17 de Janeiro de 2012
  7. Decoração de Apartamentos 17 de Janeiro de 2012
  8. Aline Oliveira de sousa Yamaguchi 17 de Janeiro de 2012
  9. caroline 21 de Junho de 2012
  10. lucimeri 23 de Agosto de 2012
  11. Katia 24 de Outubro de 2012
  12. Cristina Medronho Carvalho 29 de Outubro de 2012
  13. Keliane Gomes 17 de Novembro de 2012
  14. Keliane Gomes 17 de Novembro de 2012
  15. Keliane Gomes 17 de Novembro de 2012
  16. Keliane Gomes 17 de Novembro de 2012
  17. Rita Flaiban 15 de Dezembro de 2012
  18. Rita Flaiban 15 de Dezembro de 2012
  19. Rita Flaiban 15 de Dezembro de 2012
  20. José Ramiro Lima 15 de Julho de 2014
  21. denise 20 de Outubro de 2014
  22. Roberto Perazio 10 de Dezembro de 2016
  23. Hélcio Pacheco de Medeiros 2 de Abril de 2017

Deixe o seu comentário

Nome : Email :