Decoração de Casas

Decoração de primavera: alegrar o pátio da casa

Depois de um frio e rigoroso inverno, muito provavelmente o seu pátio ou jardim vai estar com um ar um pouco triste. Com a chegada da primavera é pois também chegada a altura de dar outra vida a estes espaços exteriores da casa, tornando-os mais floridos, mais alegres e vibrantes.

Ao abordar a decoração do pátio como faria com qualquer outra divisão da sua casa, você pode criar o seu próprio oásis relaxante no meio do stressante cenário urbano.

Vamos conhecer algumas dicas de decoração para alegrar o pátio nesta primavera.

 

 

Torne o pátio em mais uma zona acolhedora e convidativa da casa, dando-lhe um aspecto de sala de estar exterior onde você, a sua família e os seus convidados possam relaxar tranquilamente. Disponha mobiliário em volta de uma mesa (ideal para colocar bebidas e comida), de forma a tornar o pátio também numa zona alternativa para refeições ao ar livre. Adicione algumas almofadas coloridas a confortáveis cadeiras, ou até no chão, para dar mais cor ao ambiente. Pode também optar por criar divisórias em metal ou cercas vivas para conferir maior privacidade ao seu refúgio citadino e recriar os espaços floridos existentes na natureza.

 

 

Tenha o cuidado ao decorar o pátio de fazer uma transição suave entre o interior e o exterior. Uma das formas mais eficazes de dar a sensação de continuidade é através da utilização de alguns elementos da decoração repetidos, como é o caso das mesmas cores, texturas ou materiais.

As denominadas portas francesas são uma excelente opção para ligar estes dois espaços distintos, uma vez que ambos ficam visíveis mesmo quando as portas estão fechadas. Pode ainda criar um elo de ligação entre os dois espaços através da utilização do mesmo estilo de mobiliário, assim como almofadas e acessórios decorativos nas mesmas cores e padrões. Uma boa iluminação, mesa e cadeiras confortáveis ajudam a criar o ambiente de prolongamento do interior para o exterior.

 

 

Uma boa opção é dividir o pátio em zonas distintas. Pode, por exemplo, optar por dedicar uma zona do pátio para descanso. Na foto acima foi adicionado um toque alegre de cor com uma rede e algumas mesas de apoio de cores vibrantes. É a zona perfeita para dormidas relaxantes ou até para apetecíveis banhos de sol.

 

 

Um pátio de aspecto mais tradicional e rústico, com pavimento cerâmico ou em tijoleira é o lugar perfeito da sua casa para apreciar o bom tempo da primavera e tomar um delicioso pequeno-almoço ou lanche. Uma simples mesa em metal, como a que podemos ver na imagem acima, rodeada de algumas cadeiras com coxins confortáveis é tudo o que precisa para tornar o pátio da sua casa num espaço mais funcional.



11 Comentários

  1. Filipa Cabral 21 de Março de 2012
  2. Ana Formiga 21 de Março de 2012
  3. Paula Jofrre 26 de Março de 2012
  4. Marise Sousa Dos Santos 28 de Março de 2012
  5. Francisca Helia Ferreira 29 de Março de 2012
  6. Francisca Helia Ferreira 29 de Março de 2012
  7. Celia Nunes 22 de Junho de 2012
  8. Elsa Serra 24 de Fevereiro de 2015

Deixe o seu comentário