Decoração de Casas Decoração de Quartos

Decoração de Quartos: o seu refúgio particular

Se sente que o seu quarto é um local de caos e não de calma e tranquilidade, então talvez tenha chegado a hora de mudar esta situação. Tanto designers como especialistas de sono concordam que o quarto deve ser um refúgio calmo e sereno, que proporciona uma atmosfera propícia ao sono e relaxamento.

Um quarto demasiado cheio e quase claustrofóbico pode ter um impacto negativo no humor de uma pessoa, assim como no seu bem estar físico e mental.

Neste artigo deixamos-lhe algumas dicas para tornar o quarto no seu refúgio particular:

1. Acabe com a desordem


Quando entra no seu quarto sente-se “esmagado” pela quantidade de coisas que estão no seu interior? Se tem demasiados acessórios decorativos, quer seja nas paredes ou em cima de mobiliário e prateleiras, faça uma escolha do que é realmente necessário, elegante e bonito e veja-se livre de tudo o resto. Roupa suja ou desarrumada também não é permitida. Adquira mobiliário e outras opções de arrumação para que tudo se mantenha bem organizado.

Lembre-se  que quanto mais cheio estiver o quarto, mais pequeno também vai parecer. Este pormenor é especialmente importante nos quartos mais pequenos, em que maximizar ao máximo o espaço disponível é uma preocupação constante. Esforce-se por manter tudo organizado e longe da vista.

2. Espaço apenas para adultos

O quarto do casal deve ser um local reservado e privado. Isso significa que é altura de colocar as crianças no seu próprio quarto, o que inclui também tirar qualquer vestígio de brinquedos e roupas deste espaço. Estas também deverão ser arrumadas e organizadas no quarto das crianças. Lembre-se que o quarto deverá ser um refúgio para si e para o seu parceiro/a. É onde você  consegue descomprimir após um longo dia de trabalho e pode compartilhar momentos que são exclusivamente seus como casal.

3. Computador fora do quarto

As nossas casas, com o passar do tempo, começam a assemelhar-se cada vez mais à nossa agitada vida diária. Muitas vezes os nossos quartos acabam por servir como uma extensão do próprio trabalho e transformam-se num segundo escritório. No entanto, também neste aspecto os designers e especialista do sono estão de acordo. O computador não pertence a um quarto. A secretária e o computador acabam por diminuir o seu propósito principal: servir como um refúgio das preocupações do dia a dia.

Se não tem outro lugar para colocar o computador, tente posicioná-lo no quarto de modo a que não seja a última coisa que você vê antes de fechar os olhos ou a primeira coisa que vê logo de manhã ao acordar. Pode optar, por exemplo, por um armário onde o computador possa ficar resguardado e escondido, sendo apenas visível na hora em que é necessário funcionar com ele.

4. Decoração simples, mas com a qual se identifique

A decoração do quarto não é o local da casa mais apropriado para fazer experiências com as últimas tendências arrojadas de design de interiores. Opte antes por cores que goste, assim como texturas e acessórios que tornem o ambiente mais sereno. Alguns elementos decorativos de destaque, como um bonito centro com flores, podem fazer parte da decoração, desde que mantenham a harmonia e serenidade do espaço.

5. Roupa de cama confortável e “luxuosa”

Adquira roupa de cama confortável e de textura agradável, afinal de contas esta vai passar muitas horas em contacto com a sua pele. Os lençóis e restantes acessórios devem apelar não são ao seu conforto e toque, como também à vista assim que entra no quarto. Bons acessórios de cama podem tornar a decoração do quarto mais simples em algo verdadeiramente deslumbrante.



9 Comentários

  1. Carmen Almeida 10 de Janeiro de 2012
  2. Alzira Da Silva Raymundo 11 de Janeiro de 2012
  3. Neusa Alves 13 de Janeiro de 2012
  4. Rubia Oliveira Mainardi 8 de Março de 2012
  5. Rubia Oliveira Mainardi 8 de Março de 2012
  6. Elimar Silva Oliveira 29 de Junho de 2012
  7. Regina Pinto 16 de Setembro de 2012
  8. Dilsee Poorto 14 de Outubro de 2012
  9. Marcelo Fernandes 11 de Julho de 2013

Deixe o seu comentário

Nome : Email :