Decoração de Casas Decoração de Quartos

Decoração de um quarto de rapaz

Decorar um quarto de rapaz pode ser um desafio, mas pode também estreitar a relação entre pais e filhos. Para decorar um quarto de rapaz com sucesso é preciso soltar a criatividade e a imaginação. Embora muitas vezes a decoração de um quarto de rapaz seja menosprezada, a verdade é que é possível criar ambientes únicos e originais, seguindo apenas os gostos pessoais da criança e algumas dicas importantes para manter o quarto interessante aos olhos dos mais pequenos.

Primeiros passos


Quando decidir decorar um quarto de rapaz tenha sempre em conta que o resultado final tem de ser confortável e um local que a criança se sinta orgulhosa de mostrar aos amigos. Embora por vezes queira impor as suas próprias preferências, lembre-se sempre de quem vai passar mais tempo na divisão e a quem é que esta tem de agradar primeiro. Na dúvida entre uma ideia da criança e uma sua, opte sempre por chegar a um equilíbrio ou por ceder.

Os quartos de rapazes são normalmente decorados de forma muito distinta dos quartos de meninas, essencialmente devido à sua divergência de gostos, embora existam temas que facilmente podem ser do agrado de ambos, como temas espaciais, da selva, marinhos ou até dos seus heróis favoritos. Independentemente do género deve sempre incorporar os gostos e preferências da criança na decoração do quarto.

Comece por discutir com a criança o que gostaria de ver no quarto, colocando questões sobre todo o ambiente, desde os móveis, às paredes até ao mais ínfimo pormenor como a roupa de cama e os acessórios decorativos. Embora caiba a si a decisão final, inclui-lo no processo de design vai apelar à sua criatividade e entusiasmo, fazendo-o sentir-se integrado no projeto.

Deverá também ter em conta a idade da criança e o fato que ele irá crescer, provavelmente com gostos e ideias bastantes diversificadas das que tinha quando era mais novo. Embora o quarto venha a ser o seu “refúgio” tenha sempre em conta que a decoração deverá durar durante algum tempo. Opte por temas e decoração que seja fácil de combinar numa remodelação futura, acabando desta forma por poupar algum dinheiro mais tarde.

Estabeleça um orçamento

É muito fácil entusiasmar-se e fazer compras impulsivas que mais tarde se pode vir a arrepender. Por isso coloque num papel exatamente o que pretende fazer com todos os pormenores, incluindo o valor que pretende gastar com a decoração. Desta forma será muito mais fácil atingir a meta a que se propôs inicialmente.

Escolha um tema que acompanhe o crescimento da criança. Diferentes etapas da vida requerem diferentes tipos de quarto. Na decoração de um quarto de bebé certamente dará mais importância à segurança, enquanto num adolescente o sentido estético pesa mais nas suas decisões de design.

Esqueça as paredes brancas e arrisque a utilizar um pouco de cor. Se não quiser pintar todas as paredes e tornar a decoração mais versátil, opte por dar mais destaque a uma das paredes com uma cor mais vibrante ou um mural do seu tema favorito. Entre os temas mais populares dos rapazes estão os desportos, os heróis, surf, militares, espaciais, animais, náuticos, entre outros.

Pode também personalizar as paredes e acessórios, como candeeiros e móveis, com textos e mensagens próprias, acabando o quarto por estar em perfeita sintonia com os gostos pessoais da criança. Por exemplo, pode pintar num parede uma frase escrita pelo seu filho numa composição feita para a escola. Vai ver que ele fica todo orgulhoso.

Essencial em qualquer quarto

Conforme o seu filho cresce, certamente que irá “armazenar” muitos brinquedos e objetos de estudo ao longo dos anos. Torna-se por isso fundamental que qualquer quarto disponha de um bom sistema de organização, de forma a que o espaço disponível fique mais livre para brincadeiras, estudo ou descanso.

Escolha móveis funcionais com bastante espaço de arrumação e que sejam robustos, para aguentar as brincadeiras dos mais pequenos. Camas temáticas são muito populares entre as crianças e se tiver mais do que uma criança a dormir no mesmo quarto, os beliches são sem dúvida a melhor opção para aproveitar o espaço da melhor forma.

Use e abuse de prateleiras e cestos de arrumação. Uma prateleira de design mais clássico poderá servir um dia para guardar brinquedos e acessórios de um bebé e anos mais tarde para arrumar livros de um aplicado adolescente na altura da escola. Os baús são também uma forma eficaz de deixar o quarto organizado, e se optar por um tema como a selva e piratas, então um baú será um elemento decorativo essencial.

Crie uma área de trabalho para o seu filho, com um computador e uma zona de estudo onde possa fazer os trabalhos de casa ou atividades mais criativas. Pode ainda instalar uma TV no quarto para ver os seus filmes e séries favoritos ou para se divertir a jogar. Um sistema de som é também uma excelente opção para um quarto de um rapaz adolescente que irá dedicar muitas horas passadas no quarto a ouvir as bandas favoritas.

Deixe algumas áreas em aberto para poder adicionar mais móveis ou acessórios conforme ele for crescendo. Com o passar dos anos ele próprio vai querer personalizar a divisão com quadros, posters ou mesmo arte feita por ele, assim como troféus e prémios que tenha vindo a adquirir ao longo do tempo.

Seguindo algumas orientações básicas é possível tornar a tarefa de decorar um quarto de rapaz mais simples do que à primeira vista pode parecer. Faça um planeamento cuidado do que quer incluir no quarto, tendo sempre em conta os gostos e preferências da criança. Embora possa escolher um tema, opte por criar um ambiente que acompanhe o crescimento do rapaz e que não se torne aborrecido em pouco tempo.



21 Comentários

  1. MÁRCIA 29 de Abril de 2011
    • Decoração 2 de Maio de 2011
  2. patricia 29 de Abril de 2011
    • Decoração 2 de Maio de 2011
  3. Stickmydream 19 de Maio de 2011
  4. roberta fleck 13 de Junho de 2011
  5. dometila 17 de Agosto de 2011
  6. Cláudia 20 de Outubro de 2011
  7. jamily pimentel 17 de Janeiro de 2012
  8. Jamily Pimentel 17 de Janeiro de 2012
  9. carla 30 de Janeiro de 2012
  10. Cleo barros 1 de Fevereiro de 2012
  11. Joelma Abreu Araujo 1 de Fevereiro de 2012
  12. Joelma Abreu Araujo 1 de Fevereiro de 2012
  13. elis andrade 30 de Abril de 2012
  14. Milly Barreiros 1 de Fevereiro de 2013
  15. Virginia Novaes 11 de Fevereiro de 2013
  16. Gisely Britto 5 de Junho de 2013
  17. Thaís 11 de Julho de 2013
  18. Cláudia Sousa Rodrigues 30 de Julho de 2013
  19. Marco Candido Papel 21 de Março de 2016

Deixe o seu comentário

Nome : Email :