Dicas de decoração de apartamentos, festas, eventos, decoração com tapetes, plantas e espaços pequenos

Decoração de um quarto de rapaz

Decorar um quarto de rapaz pode ser um desafio, mas pode também estreitar a relação entre pais e filhos. Para decorar um quarto de rapaz com sucesso é preciso soltar a criatividade e a imaginação. Embora muitas vezes a decoração de um quarto de rapaz seja menosprezada, a verdade é que é possível criar ambientes únicos e originais, seguindo apenas os gostos pessoais da criança e algumas dicas importantes para manter o quarto interessante aos olhos dos mais pequenos.

Primeiros passos

Quando decidir decorar um quarto de rapaz tenha sempre em conta que o resultado final tem de ser confortável e um local que a criança se sinta orgulhosa de mostrar aos amigos. Embora por vezes queira impor as suas próprias preferências, lembre-se sempre de quem vai passar mais tempo na divisão e a quem é que esta tem de agradar primeiro. Na dúvida entre uma ideia da criança e uma sua, opte sempre por chegar a um equilíbrio ou por ceder.

Os quartos de rapazes são normalmente decorados de forma muito distinta dos quartos de meninas, essencialmente devido à sua divergência de gostos, embora existam temas que facilmente podem ser do agrado de ambos, como temas espaciais, da selva, marinhos ou até dos seus heróis favoritos. Independentemente do género deve sempre incorporar os gostos e preferências da criança na decoração do quarto.

Comece por discutir com a criança o que gostaria de ver no quarto, colocando questões sobre todo o ambiente, desde os móveis, às paredes até ao mais ínfimo pormenor como a roupa de cama e os acessórios decorativos. Embora caiba a si a decisão final, inclui-lo no processo de design vai apelar à sua criatividade e entusiasmo, fazendo-o sentir-se integrado no projeto.

Deverá também ter em conta a idade da criança e o fato que ele irá crescer, provavelmente com gostos e ideias bastantes diversificadas das que tinha quando era mais novo. Embora o quarto venha a ser o seu “refúgio” tenha sempre em conta que a decoração deverá durar durante algum tempo. Opte por temas e decoração que seja fácil de combinar numa remodelação futura, acabando desta forma por poupar algum dinheiro mais tarde.

Estabeleça um orçamento

É muito fácil entusiasmar-se e fazer compras impulsivas que mais tarde se pode vir a arrepender. Por isso coloque num papel exatamente o que pretende fazer com todos os pormenores, incluindo o valor que pretende gastar com a decoração. Desta forma será muito mais fácil atingir a meta a que se propôs inicialmente.

Escolha um tema que acompanhe o crescimento da criança. Diferentes etapas da vida requerem diferentes tipos de quarto. Na decoração de um quarto de bebé certamente dará mais importância à segurança, enquanto num adolescente o sentido estético pesa mais nas suas decisões de design.

Esqueça as paredes brancas e arrisque a utilizar um pouco de cor. Se não quiser pintar todas as paredes e tornar a decoração mais versátil, opte por dar mais destaque a uma das paredes com uma cor mais vibrante ou um mural do seu tema favorito. Entre os temas mais populares dos rapazes estão os desportos, os heróis, surf, militares, espaciais, animais, náuticos, entre outros.

Pode também personalizar as paredes e acessórios, como candeeiros e móveis, com textos e mensagens próprias, acabando o quarto por estar em perfeita sintonia com os gostos pessoais da criança. Por exemplo, pode pintar num parede uma frase escrita pelo seu filho numa composição feita para a escola. Vai ver que ele fica todo orgulhoso.

Essencial em qualquer quarto

Conforme o seu filho cresce, certamente que irá “armazenar” muitos brinquedos e objetos de estudo ao longo dos anos. Torna-se por isso fundamental que qualquer quarto disponha de um bom sistema de organização, de forma a que o espaço disponível fique mais livre para brincadeiras, estudo ou descanso.

Escolha móveis funcionais com bastante espaço de arrumação e que sejam robustos, para aguentar as brincadeiras dos mais pequenos. Camas temáticas são muito populares entre as crianças e se tiver mais do que uma criança a dormir no mesmo quarto, os beliches são sem dúvida a melhor opção para aproveitar o espaço da melhor forma.

Use e abuse de prateleiras e cestos de arrumação. Uma prateleira de design mais clássico poderá servir um dia para guardar brinquedos e acessórios de um bebé e anos mais tarde para arrumar livros de um aplicado adolescente na altura da escola. Os baús são também uma forma eficaz de deixar o quarto organizado, e se optar por um tema como a selva e piratas, então um baú será um elemento decorativo essencial.

Crie uma área de trabalho para o seu filho, com um computador e uma zona de estudo onde possa fazer os trabalhos de casa ou atividades mais criativas. Pode ainda instalar uma TV no quarto para ver os seus filmes e séries favoritos ou para se divertir a jogar. Um sistema de som é também uma excelente opção para um quarto de um rapaz adolescente que irá dedicar muitas horas passadas no quarto a ouvir as bandas favoritas.

Deixe algumas áreas em aberto para poder adicionar mais móveis ou acessórios conforme ele for crescendo. Com o passar dos anos ele próprio vai querer personalizar a divisão com quadros, posters ou mesmo arte feita por ele, assim como troféus e prémios que tenha vindo a adquirir ao longo do tempo.

Seguindo algumas orientações básicas é possível tornar a tarefa de decorar um quarto de rapaz mais simples do que à primeira vista pode parecer. Faça um planeamento cuidado do que quer incluir no quarto, tendo sempre em conta os gostos e preferências da criança. Embora possa escolher um tema, opte por criar um ambiente que acompanhe o crescimento do rapaz e que não se torne aborrecido em pouco tempo.

Decoração de um quarto de rapaz
Inserido nas categorias Decoração de Casas, Decoração de Quartos

Etiquetas: , , , , ,

Publicado por: em 29 Abril, 2011

20 Comentários a “Decoração de um quarto de rapaz”

  1. MÁRCIA diz:
    GOSTARIA DE RECEBER ALGUNS ENDEREÇOS DE LOJAS QUE TRABALHAM COM ADESIVOS DE PAREDES PARA ADOLESCENTE COMO O SUGERIDO NESTA PÁG.
    ( DE DINOSSAURO ) AGUARDO RETORNO.
    MÁRCIA
    • Decoração diz:
      Boa tarde Márcia,

      Obrigado pela sua visita.
      Poderá encontrar diversos adesivos para decoração de quartos em lojas da especialidade como o Leroy Merlin,Aki ou o Ikea.
      Lojas exclusivamente online como a Amazon e o Ebay também disponibilizam bastantes opções de decoração com adesivos, concretamente de animais e dinossauros.

  2. patricia diz:
    Olá. O meu filho é fã do homem aranha. Adora tudo quanto seja do homem aranha.
    Se me pudesse dar algumas ideias agradecia.
    Onde é que posso comprar uns cortinados do homem aranha?
    Obrigado pela atenção.
    • Decoração diz:
      Boa tarde Patrícia,

      Agradecemos a sua visita.

      Neste momento a Amazon Uk tem para venda cortinados com o super herói homem aranha.

      Por ser um herói bastante popular entre os mais pequenos, por vezes também se encontram disponíveis em Portugal em grandes superfícies.

  3. Na nossa loja online,temos uma grande variedade de Stickers para crianças
    http://www.stickmydream.com/loja/stickers-infantis.html
  4. roberta fleck diz:
    preciso saber onde acho aquele papel de parede de dinossauro enorme meu filho enlouqueceu quando viu obrigado!
  5. dometila diz:
    Bom dia gostaria de uma ajuda como decorar o quarto de meu filho solteiro ele tem 22 anos trabalha em um escritório gosta de curtir o bob marley não exagerado gostaria de fazer essa decoração mas com alguns detalhes de bob como cores de cortina a cama é de solteiro e guarda roupa idem uma comoda um criado mudo e uma banqueta teto tapete , tenho muitos cds usados como posso aproveitar na decoração. Agradeço e parabens
  6. Cláudia diz:
    Boa tarde

    Vou fazer a transição do berço do meu bebé (menino) para uma cama. Pretendia saber onde posso encontrar ou encomendar uma cama temática (e.x. barco, comboio, carro, etc…)

    Obrigada
    Cláudia

  7. jamily pimentel diz:
    gostaris de saber o valor do papel de parede do dinossauro saindo da parede!!!!e onde encontrar obrigada!
  8. gostaria de saber onde encontrar aquele papel de parede do dinossauro saindo e valor
  9. carla diz:
    Bom dia, adorei o vosso quarto do barco gostaria de saber onde posso adquiri-lo Muito obrigado e espero a vossa resposta com ansiedade
  10. Cleo barros diz:
    Por favor, gostaria de saber onde comprar o adesivo de parede do dinossauro saindo da parede, como também o boder de dinossauro que está acima da parede no quarto, obridada.
  11. Joelma Abreu Araujo diz:
    preciso de idéias para armarios no quarto do meu filho.O quarto é branco com uma parede de destaque verde claro, o guardo roupa e cama já são no tom cerejeria.Quem me tira desse dilema?
  12. Joelma Abreu Araujo diz:
    preciso de idéias para armarios no quarto do meu filho.O quarto é branco com uma parede de destaque verde claro, o guardo roupa e cama já são no tom cerejeria.Quem me tira desse dilema?
  13. elis andrade diz:
    oi tudo bem,amei as decoraçoes ,estou a procura de papeis de parede com motivos de dinossauros ,gostaria que vc me indicasse onde posso encontrar.te aguardo muito obrigado pela atençao.
  14. Ideias fantásticas. Maravilhosas! Parabéns.
  15. quero da uma mudada no quarto do meu filho de 24 anos mais esto sem grana .
  16. Fiquei louca por esta cama-barco.Onde a encontro para comprar?
  17. Thaís diz:
    Olá,

    Gostaria de saber o valor dos quadros do quartinho com tema safari.

    Aguardo.

    Obrigada

  18. Cláudia Sousa Rodrigues diz:
    BOA TARDE, Gostaria de saber, das duas fotos dos quartos azuis, onde comprar cortinados e colchas. Obrigada

Trackbacks/Pingbacks

  1. Como decorar o quarto do bebéDecorar.blog.br | Decorar.blog.br - [...] importante que o quarto do bebé se mantenha simples e elegante, de forma a que possa evoluir à medida que o bebé se …
  2. Decoração alegre e divertida para o quarto de uma adolescenteDecorar.blog.br | Decorar.blog.br - [...] O quarto de uma menina adolescente é o seu refúgio e deve representar fielmente a sua personalidade, gostos e preferências. Mas cada adolescente tem os …

Deixe o seu Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

© 2014. Todos os direitos reservados a Decoração de Apartamentos e | Dicas de decoração de apartamentos, festas, eventos, decoração com tapetes, plantas e espaços pequenos | Contactos | Quem Somos | Politica de Privacidade